CAPACITAR É PRECISO

Começou nessa quarta, aqui em Belisário, o curso PREVENÇÃO DE ACIDENTES.  
O programa é fruto de uma parceria entre o SENAR-Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Sindicato Rural de Muriaé (Patronal) e  ABRIGA - Circuito Turístico Serra do Brigadeiro. A Pousada GAB cedeu o espaço para a sua realização.
Vamos ver quem se inscreveu?
Marcus representa, de camisa verde,  a ABRIGA.
A instrutora Alice Almeida é de Viçosa e está ligada ao SENAR. Segundo ela, o curso tem um foco maior em acidentes ligados ao trabalho rural, mas também aborda muitos temas ligados  à saúde e qualidade de vida.
Saber medir os batimentos cardíacos é importante para se avaliar o quadro clínico.
Uma foto oficial do treinamento.
À tarde eles tiveram técnicas de reanimação, através de massagem e  compressão do tórax e desobstrução da via aérea da vítima com a aplicação de ventilação  ou respiração boca a boca.

O Brasil perde muito em termos de produtividade e muitas famílias são frequentemente penalizadas com acidentes, geralmente decorrente de falta da capacitação por parte do trabalhador. 
Como estamos num distrito, distante mais de 30 km da sede, muitas vidas podem ser salvas com simples procedimentos que possam ser adotados por pessoas capacitadas, na hora certa.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Me desculpe mas não vi divulgação desse curso em lugar nenhum .as vezes chego a pensar nos que somos jovens temos poucas oportunidades em quase todos os cursos que tem em nosso distrito só ficamos sabendo quando está no final

    ResponderExcluir
  3. Viviane:
    Pelo menos nesse caso tenho certeza de que você está coberta de razão. Também soube do curso na quarta, quando ele estava acontecendo, no final do dia. Houve, de fato, alguma falha de comunicação
    Cléber

    ResponderExcluir
  4. A divulgação faz parte do planejamento e da organização de qualquer evento que deve envolver várias pessoas ou é de importância social. Mas, muita gente capacitada e de boa-vontade para transmitir conhecimentos não é bem assessorada por bons administradores. Aliás,
    Administrar bem qualquer coisa ou evento deve ser ensinado, em sua essência, nas escolas e até em casa, onde acontecem várias oportunidades, que precisamos administrar bem. Mesmo coisas muito simples, como a agenda do dia... Os tropeços e fracassos em geral são frutos da improvisação e falta de previsão.

    ResponderExcluir
  5. A crítica se faz necessária, principalmente quando possui fundamento! Quando nos propusemos buscar esforços para realização desse curso para qualificação buscamos com os recursos que temos em mãos e apesar das limitações temos conseguido formar algumas turmas nessa parceria com o Senar e o Sindicato Rural de Muriaé. Sabemos que a necessidade é grande e que existem outras pessoas interessadas, nosso desejo é atender a todos, porém as turmas são pequenas. Mas aproveito a oportunidade, nesse caso do curso de Prevenção de Acidentes - Primeiros Socorros para me comprometer em buscar esforços para realização de uma segunda turma do curso em Belisário junto ao Senar e ao Sindicato Rural, porém peço que as pessoas que postaram neste blog me procurem para contato e articulação para juntos conseguirmos formar uma nova turma do curso de Prevenção de Acidentes. Falar com Marco Antônio Barros: (32) 8435-6799. Somente com a participação é que poderemos alcançar o sucesso! Juntos somos fortes!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês