BELISÁRIO, A GENTE VÊ NA TELINHA DA TV

No dia 18 de fevereiro acompanhamos uma equipe da TV ATIVIDADE, de Muriaé, para o registro de algumas produções rurais em nosso distrito: doces e 

verduras, além de dois pontos turístico: a Cachoeira de Belisário e Cachoeira do Nahor. Se quiser relembrar:
http://embelisariomg.blogspot.com.br/2015/02/chega-de-farra-e-hora-de-trabalhar.html

Ontem, terça, uma outra equipe veio aqui, como havíamos combinado com Andréa Handrews.
Viemos para a FAZENDA MONTEIRO.
Cuja produção principal é ...
O jornalista Diogo, Élcio Clemente, o nosso principal apicultor, e o câmera Renato.
Olha o paraíso que Élcio tem!
A primeira lição: As caixas de abelhas ficam suspensas, sujeitas ao ataque de formigas e cupins.  Com essa engenhoca por ele criada, a partir de canos de motos, um suporte é feito, com produtos que inibem a presença desses insetos.
Lição 2: apresento uma caixa onde o mel será produzido. Num apiário podem ter cerca de dez ou mais dessas. Depende da oferta de alimentos para as abelhas na região.
Quando a Câmara Federal acaba de aprovar um projeto de terceirização e o encaminha para o Senado, os apicultores já fazem isso com a mão de obra das abelhas. Em Carangola há uma cooperativa que produz essas "colmeias".


Que são colocadas em grades de madeira. Nesse caso as abelhas não perdem tempo fabricando os favos. Apenas abrem mais os espaços, neles depositando o mel. O produtor fornece a cera para a cooperativa.
Olha aí na mão de Élcio. Ela também é fornecida para salões de beleza, para fazer aquilo que no antigo DOI-CODI  chamavam de "tortura" e hoje as mulheres chamam  de depilação.
Preparando para extrair o mel.

Nada disso se perde.

Israel, o ajudante que tem de seu próprio apiário, vai introduzir as placas com favos no centrifugador.
Estão aí as quatro.
E o mel vai saindo na peneira.

Renato não perde nada. Depois você vai ver isso tudo na televisão.
Como não tenho problema de glicose...
Aí está a produção de Élcio Clemente.  O vidrinho é própolis, um antibiótico natural. Quando minha garganta começa a "arranhar", pingo numa colher de mel e uso. O própolis é produzido pelas abelhas  na casca da árvore ou numa parte específica da caixa onde as placas de favos são introduzidas.
Eu não costumo fotografar gente com camisa do Flamengo. Vou abrir uma exceção para Jandiza, ao lado da mãe, Marli. 
Tudo isso que falei foi fruto das entrevistas de Élcio.
Também de Israel.
Agora fomos ver o recolhimento de uma caixa de favos.
Com roupas próprias.
O câmera também.
Somente eu dispensei. Não tenho medo de abelhas.
Mas pelo sim, pelo não, nem cheguei perto. Só no zoom. Uma máquina de fumaça, que não faz mal para as abelhas, é usada para acalmá-las.
O câmera Renato levou uma ferroada.  Geralmente quando isso acontece, o dedo, e até mesmo a mão, é amputado. Mas nada falei com ele a respeito.
Últimas gravações...
Um brinde para os visitantes...
E mais uma curiosidade para eles. Um moinho de fubá movido a água.

Uma produtiva matéria para a TV ATIVIDADE e para EMBELISÁRIO

Comentários

  1. Já foi ar hoje - assim como o "vivo-morto" sobre a Cavalgada! Gostei demais, principalmente do trabalho em campo, quando a equipe "vestiu a camisa" e se meteu mata a dentro, encarando as abelhas sem medo... rs... Renato ainda está com o dedo e com a mão. A matéria ficou top, vamos enviá-la para o FTP da Rede Minas para ver se eles passam...
    Obrigada, Cleber, por sua simpatia de sempre e pela prontidão em acompanhar nossa equipe! Já tenho outra ideia de pauta aí, a partir de seu blog... Uns quadros que uma senhora faz em casa, em pastel... Vamos arranjar mais umas duas pautas e marcamos novamente!
    Abraços,
    Andréa Handrews

    ResponderExcluir
  2. Muito 10 ou melhor 1000. Obrigado pela matéria, a saudade é grande.

    Grelson Clemente

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a matéria, toda infância passei em frente a casa do Sr.Élcio Clemente, e sempre muito curioso para saber como era o procedimento da extração e produção do mel mas nunca tive a oportunidade, hoje fiquei sabendo com todos os detalhes .Parabéns pela produção e pelo produto Élcio, que sei que é muito bom e puro.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ver a matéria da TV ATIVIDADE. Posta o link aqui, por favor...

    Grelson Clemente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês