VOLTANDO ÀS ORIGENS.

Independência é, de repente, resolver colocar as rodas na estrada. Direção Itamuri, mas vamos virar na Igreja da Comunidade São Pedro, logo na saída de Beli.
Direção de Miradouro. Essa é a região do Córrego dos Gomes, onde fica a fazenda do primo Marcos Campos.
É claro que optamos por esse caminho porque a estrada estava seca. Já desci aqui com chuva e as pernas tremiam muito.
E agora? Salvador tem 2 netinhos fofos nos esperando. Vamos encarar?
Negativo. A direção era outra. Salvador pode esperar.
Vamos em frente;
Uma parada para abraçar o primo Paulo Sérgio. Primo em 1º  grau de Mirian e 2º grau meu. Lembre-se que Mirian e eu somos primos.
Marília é a esposa. Um casalzinho joia. O cara é pecuarista, comerciante, tem caminhões de transporte de animais... muito trabalhador.
Onde estamos?
É isso aí! A minha terra natal. A ferrovia fazia parte dessa história, nos anos 50.
A antiga estação férrea virou rodoviária já há algumas décadas..
Vamos seguir mais um pouquinho, pra pegar um pessoal.
Estamos em Faria Lemos, onde nasceu minha mãe. Essa cidade, bem como Belisário, fazem parte da história de vida de nossas famílias. Os meus avós e os de Mirian moraram em ambos os lugares.
É chegar e sair, estamos com fome.
Silas, Lauriene  e Lucas moram aqui. Ainda não conhecíamos essa casa nova.
Tudo já havia sido combinado. Tradicionalmente a gente sai de Beli e vem, juntos, almoçar aqui. Restaurante  Picanha.
Silas morou EMBELISARIO no terreno ao lado de nossa Casa, onde hoje moram Francisco e Ana e outras casas mais . Gosta muito de Belisário e daqui guarda boas recordações. Ele é meu primo e tio de Mirian.
Essa picanha daqui não tem similar na região. Toda a comida é maravilhosa. 
Norma e a filha Inaê são da família proprietária. Eles abriram uma filial lá em Lagoa Dourada.
Um passeio pela cidade. Eu não me lembro de nada daqui como morador. Aqui nasci mas me mudei com 2 a 3 anos, para Governador Valadares.

Um belo templo. Não é a matriz.  
Veja que show esse carrinho!
Não indica o fabricante. Feito sob encomenda? Se alguém puder me informar...
Mirian morou aqui adolescente. Lembranças desse morrão que ela subia para estudar no Colégio Estadual.
Sempre fotografo essa casa onde nasceu o cidadão mais ilustre de Carangola. Esse cara sou eu.
Uma tia morou nesse belo casarão. Estive aqui visitando-a e num desses quartos minha avó materna faleceu. Muitos anos se passaram... muita história...
Continuemos na hora da saudade. Nessa chácara moraram os avós de Mirian, meus tios, José Gonçalves e Ester. São pais de Silas e também moraram aqui em Belisário, como dissemos, na terreno vizinho ao nosso, O pai de José foi Sebastião Gonçalves Martins, que dá nome à nossa praça atualmente.
Mais nostalgia.
Deixamos os tios/primos em Faria Lemos e no retorno a Carangola fomos ver outro primo: Luiz Fernando,  irmão de Paulo Sérgio, que visitamos na ida.
Convivemos de perto com "Lulu". Figura maravilhosa, que também rodou por esse país e agora retornou à sua orígem.
Às 17 horas saímos de Carangola, retornando para casa. Lembra-se dessa placa? Está instalada na BR 116, perto do Queijão .
Retornamos pelo mesmo caminho, visto que não choveu. E agora? Qual a direção a tomar. Mais essa outra placa colocada por D. Nina na última Cavalgada. Elas  quebram o maior galho. Pena que vândalos destroem.
Tá aí a direção!
A Serra do Brigadeiro ao fundo.
E o Pico do Itajuru também
Mais uma foto com esse gadinho pastando...e chegamos ao paraíso.

Comentários

  1. Que giro interessante ! Voltar às origens é como tomar um banho no fim de um dia muito atarefado : refresca tudo,
    renova as energias, perfuma a alma, como que um recomeço das coisas boas da vida , novo reconhecimento de tudo, algo até que a gente só descobre agora, para amar... e quanto !

    ResponderExcluir
  2. Que giro interessante ! Voltar às origens é como tomar um banho no fim de um dia muito atarefado : refresca tudo,
    renova as energias, perfuma a alma, como que um recomeço das coisas boas da vida , novo reconhecimento de tudo, algo até que a gente só descobre agora, para amar... e quanto !

    ResponderExcluir
  3. Esse foi mais um belo passeio. Mesmo à distância, eu também entro no clima de nostalgia quando vejo as lindas paisagens da nossa região. Passei por essa estrada alternativa para Miradouro centenas de vezes, quando a viagem era a cavalo. Quanta saudade!
    Quanto ao carro da foto, posso assegurar que se trata de um Ford modelo 1937 ( no máximo '38). Tive um desses em 1968, quando ainda era estudante em Viçosa.
    Em tempo: Achei que a D. Nina foi particularmente feliz em seu comentário sobre essa matéria.

    ResponderExcluir
  4. Poxa Cléber, tenho acompanhado suas publicações no Blog... e cada vez que vc divulga fotos dos queridos primos, primas e locais de origem de nossa família fico muito contente. Muito bacana seu passeio. Também gosto muito de passear por Faria Lemos,,,Quantas boas lembranças me traz... nunca morei lá, mas fiz passeios maravilhosos.... Qualquer dia passo por lá... Abraços. Levy Lima.

    ResponderExcluir
  5. Correção:
    Passei pela estrada alternativa de Miradouro DEZENAS de vezes e não CENTENAS vezes como escrevi em meu comentário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês