UM PASSEIO PELA SERRA DO BRIGADEIRO. PRENDA A RESPIRAÇÃO PARA O QUE VOCÊ VAI VER.

No último domingo, um grupo fez a travessia da Trilha do Carvão, entre Araponga e a Cachoeira do Piu, em Bom Jesus do Madeira, norte do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.
Alguns Muriaeenses, como o biólogo Clélio Lima Jr, organizador e coordenador da caminhada, e o ambientalista Renato Sigiliano estavam presentes. 
Também havia gente de Rosário da Limeira, Miradouro, Inglaterra e Bélgica. Os caminhantes se reuniram às 6h em Muriaé e seguiram de van para a sede do Parque, onde receberam instruções sobre a trilha. Duas guardas-parque do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Lígia e Luciana, integraram o grupo, formado ao todo por 17 pessoas. Eles tomaram um café reforçado em Araponga, inclusive com direito ao pão integral feito por Renato Sigiliano, aproveitando a cevada da cerveja artesanal que está produzindo em Belisário. 

Depois seguiram para o início da trilha e começaram a caminhada propriamente dita, por volta das 10h.




A Trilha do Carvão recebeu este nome porque as mineradoras transformaram a floresta original que existia no local em carvão para seus fornos. A linda floresta existente hoje é secundária. Ou seja, nasceu de novo no lugar onde a floresta original foi destruída. Os caminhantes puderam ver muitos córregos que descem da mata densa e alimentam a Bacia do Rio Doce. Passaram por um chassi de caminhão abandonado na época em que a extração de madeira tornou-se ilegal e a polícia fez uma blitz. Na fuga, os madeireiros e carvoeiros deixaram o caminhão pra trás e a floresta se regenerou em seu entorno.
Uma chuva de cerca de meia hora não foi problema para o grupo. Ao contrário, a floresta ficou ainda mais exuberante. Depois de seis horas de caminhada, o grupo chegou na Cachoeira do Piu, vertente leste da Serra do Brigadeiro, onde a van aguardava. Dali seguiram pra um farto e delicioso almoço na Pousada do Sr. Adão, que participa do Turismo de Base Comunitária, fomentado com parceria da Universidade Federal de Viçosa.
“Foi um dia memorável. Tudo muito organizado e com o apoio direto do pessoal do IEF, que inclusive limpou, dias antes, toda a trilha que percorremos. 
A cachoeira da Pedra do Pato, perto da sede do Parque, é lindíssima. Ela lembra um pouco aquela do filme Jurassic Park e somente pode ser observada na época das chuvas. Também a satisfação de passar o dia em contato direta com a natureza e, de quebra, fazer vários amigos. Não tem preço. Voltei energizado e mais certo ainda de que a luta ambiental é o que me move. Pronto e ansioso pra próxima’’, disse Renato, que nos passou as informações e no face de quem peguei as fotos.

Olha cara pálida! Isso fica pertinho de onde você mora e você sequer conhece. Pelo amor de Deus!

Comentários

  1. O mais bacana,além de uma natureza exuberante,foi fazer novas amizades.Esse dia foi um grande presente e como disse anteriormente.......¨tô leve que nem paia de mi ¨.

    ResponderExcluir
  2. Gente que gosta da natureza, e também cuida dela, é gente diferente. Fazer novas amizades entre essa gente, é realmente um privilégio, como conhecer e ter a companhia de Renato Sigiliano. DÁ MESMO PRA FICAR "LEVE QUE NEM PAIA DE MIO", Ivan.

    ResponderExcluir
  3. E, em Bom Jesús do Madeira, existe ainda a Pensão da Dª Eva? Uma comida caseira deliciiosa. Parece que o marido dela é um dos Guarda-Parques do Brigadeiro. Uma vez acompanhei um francês e almoçamos lá. Ele comeu uma travessa de mostarda refogada e ainda pediu se podia fazer mais. Gostou tanto também do arroz com feijão e uma linguicinha frita... que até hoje comenta isso. E, olhe que mora na França....

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo presente deste post. Por volta dos anos 70 tive a oportunidade de participar de uma excursão da escola a Serra do Brigadeiro bem no auge da extração do carvão, me lembro bem do teleférico que transportava a madeira no alto dos morros.Não vejo a hora poder fazer uma visita a este lugar maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Em Muriaé existe algum grupo de trilhas?

    ResponderExcluir
  6. MEUS AMIGOS E CONTERRÂNEOS, QUE RECOMENDAR A TODOS OS AMANTES DA NATUREZA EXUBERANTE DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO BRIGADEIRO... VAMOS ERRADICAR AS PLANTAÇÕES DE EUCALIPTOS NESTA REGIÃO SE QUISERMOS VER NOSSAS MATAS LINDA COMO ANTES DA COMPANHIA J.PERES DESTRUIR QUASE TODA... O EUCALIPTO DESTRÓI O SOLO EM QUE ELE É PLANTADO E CONSOME COM O TEMPO TODAS AS NASCENTE DE AGUA DO NOSSO LINDO PARQUE... ONDE SE PLANTA EUCALIPTO NÃO DÁ NEM COBRA MAIS... PENSEM NISTO... SÃO ESTUDOS E PESQUISAS... DE UMA PESSOA QUE VIVEU O BRIGADEIRO A QUASE 60 ANOS...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês