RECEBENDO O VELHO TOUREIRO

No domingo fiz o convite a ele, que ontem, quinta, apareceu. Timbuca ainda não tinha visto a matéria que foi publicada no site de Silvan Alves, falando desse velho toureiro que montou o CIRCO TOURADA DO TIMBUCA, aos 21 anos, e o mantém até hoje, quando já está com 67 anos.

http://silvanalves.com.br/site/02/2015/hoje-o-bicho-vai-pegar-anuncia-timbuca-que-ha-mais-de-40-anos-mantem-a-tradicao-das-touradas-na-regiao/

Também veio ver algumas matérias que fiz com ele, desde 2010, ano em que me mudei para Belisário e logo passei a admirar essa fantástica figura.
O toureiro "Baiano" veio com ele. Na verdade ele é de Antônio Prado de Minas e aos 14 anos foi entregue à Timbuca e à sua esposa Penha, pela sua avó, já que a mãe morrera no seu parto. "Baiano" é como o quarto filho do casal.


Timbuca riu muito e se emocionou com a matéria de Silvan. Li para ele todos os comentários. Cada nome que falava ele se lembrava e fazia referência. Pena que alguns prefiram o anonimato e pseudônimos.
Fizemos mais: imprimimos todos eles para que ele pudesse ler com calma, com a família, e possa guardá-los.
A patroa preparou um café para a dupla. Em casa de mineiro não se vai embora sem tomar um cafezinho.
Baiano esteve um tempo morando aqui em Belisário, trabalhou na zona rural, depois voltou para a Tourada.
A matéria no site de Silvan teve um grande alcance, com quase 70 comentários, quase todos exaltando as virtudes do Velho Toureiro, que tem um problema para resolver; o ônibus que comprou para dar um mínimo de conforto em suas viagens está com o motor batido, lá em Ancorado, Distrito de Rosário da Limeira. Timbuca não tem recursos para consertá-lo.

Muitos comentários remetem a responsabilidade para Silvan pedir ao Luciano Huck para fazer isso, outras responsabilizam  o prefeito de Muriaé, os prefeitos da região, etc. etc.

Um comentário, para mim, foi o mais consciente: Transcrevo abaixo:


"Gente.Acho que não precisa esperar por Luciano Hulk não. Aí mesmo em Muriaé tem oficinas especializadas em recuperação de motores diesel. Que tal uma das conceituadas oficinas se oferecer para retificar o motor do onibus dele.Talvez todos nós internautas poderíamos contribuir também com parte dos recursos , depositando em uma conta a ser informada."

É isso! Como cantava Vandré: "quem sabe faz a hora, não espera acontecer..."

Liguei para o amigo Silvan, que tem muita vontade de ajudar Timbuca. Vamos pensar e agir nesse sentido? Está lançado o problema. Nós todos temos a solução

Comentários

  1. Apresento respeitosas saudações:

    1º - Ao Timbuca, pela persistência em seu trabalho e pelo cuidado que ele teve com o Baiano.
    2º - Ao Sr. Blogueiro, por valorizar essas pessoas.

    E por fim: Apoio a ideia do Arnaldo e posso contribuir para a recuperação do motor do ônibus. Em contrapartida quero ganhar uma entrada gratuita para o espetáculo.

    ResponderExcluir
  2. Exmo. Sr. Engº Florestal Dárcio Calais,
    Respeitosíssimas saudações:
    Neca de contrapartida. Amigo é para as horas difíceis. Vamos contribuir sim para que o ônibus do Timbuca se
    recupere do motor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês