FOMENE - NOITE CULTURAL

Sobre o FOMENE, leia matéria anterior. Na programação do Fórum constava uma noite cultural, que aconteceu na casa de Rodrigo Avelar e Jussara, na zona rural. O local não poderia ser mais apropriado para o que iria acontecer.
Três violeiros deram o tom do encontro O garotão do meio, entre Frei Gabrielee Farinhada, é o Zé Maria. É show. Mora em Rosário da Limeira e também pertence a Associação dos Franciscanos, como leigo.
Tinha até Galo Forte Vingador na área.
A toda essa galera você já foi apresentado. 
Frei Gilberto também presente, com o compadre  Tuti e Mateus.
Mateus não canta só lepo lepo não. Sabe tudo das músicas de raiz e de fossa, lá cantadas.
O churrasco não poderia estar melhor.
O de chapéu  é churrasqueiro e o outro somente figurante.
Hilda já comparei à Marta do Evangelho. Sempre servindo. 


Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve. (Lucas 22:27).

E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Marcos 10.

Cabe lembrar que esse é o lema da Campanha da Fraternidade 2015: Eu vim para servir.
O repertório  musical é o melhor possível.
Alegria geral.
O violeiro não come somente farinha, o que poderia ter dado orígem ao seu apelido. Nada disso! Segundo "Farinhada", ou Sebastião Augusto Estevão, em sua trajetória cultural apresentava músicas que falavam das Casas de farinha,  lugar onde se transforma a mandioca em "farinha".
Esse espaço tem a sua origem nas tribos
 indígenas e no período colonial era operado pelos escravos criados nas fazendas transformando a mandioca também em sustento das famílias brancas, brasileiras e  portuguesas, e como suprimento de viagem.
Atleticano pode tudo, até fazer selfie com a doutora.
A patroa ausente dá até pra descolar um par. Brincadeira: Eliane é namorada de Farinhada.
Os anfitriões Rodrigo e Ju.
Opa! Tem alguém sentindo frio aí?
Entre as músicas são intercalados poemas de Mário Quintana, Geraldo Vandré... destacando a música e a poesia como uma energia, uma força estranha, que brota da vida sofrida de um povo.
Uma homenagem a esse grande homem. Farinhada faz aniversário essa semana. A namorada Eliane conduziu uma homenagem a ele, destacando sua alma repleta de poesia, ternura  e amor. Alguns dos presentes dão ênfase aos seu amor pela vida saudável obtida através das coisas naturais,  sua luta pela paz... Frei Gilberto  reforçou a grande capacidade de mobilização de Farinhada, conseguindo envolver a todos em suas apresentações culturais. Pessoas como ele, segundo o Frei, fazem com que o Reino de Deus se aproxime de nós. Jussara, graduada em Filosofia, destaca que a postura de  Farinhada que busca para si a responsabilidade pela vida, é compatível com a linha humanista da filosofia.
Então vamos cantar parabéns para ele.
Frei Adriano também pertence a Associação dos Franciscanos e dá assistência à nossa Comunidade de São Domingos. É natural da região próxima à cidade de Sete Lagoas. 
Agora queremos saber quem tem ziriguidum. 
Tem de mostrar isso dentro da roda.
Lucimar tem.
Mateus tem.
15 anos de Bahia me deram algum.
E no final todos mostram que têm ziriguidum 
Farinhada coloca todos na roda.
Uma noite extremamente agradável.

Comentários

Posts mais visitados do último mês