FOMENE ACONTECE EMBELISARIO

Em matéria postada dia  20 de janeiro último, falamos que  o nosso distrito estaria recebendo membros do FOMENE- Fórum Mineiro de Entidades Negras, para aqui realizarem a sua assembleia. Pois eles estão aqui. 
Repetimos que se trata de uma  associação civil, que tem como  objetivo “... fortalecer a auto-estima dos participantes a fim de que desenvolvam uma consciência de afirmação das raças, compreendendo as diferenças como princípio da igualdade solidária, discutir análises conjunturais do Brasil e Minas Gerais sobre a realidade social do negro, motivar os participantes para que em grupos organizados, sejam protagonistas da história local e regional, a fim de promover uma sociedade mais justa voltada para os valores da igualdade, solidariedade e amor ao próximo, sem qualquer tipo de preconceito.” (http://www.fomene.org.br/).
O encontro acontece na EE Pedro Vicente de Freitas, que tem esse tema como conteúdo em sua grade curricular.  Tem gente de vários lugares da região. A pauta dessa reunião é, principalmente, a organização do  Fórum pela Promoção da Igualdade Racial –FOPPIR, que tem uma abrangência maior, no nível do Estado de Minas.
Rodrigo Avelar e Jussara são os representantes locais no FOMENE. Eles passaram a residir em Belisário, na Comunidade de São Tomé. Jussara Lacerda,  morava em Ribeirão das Neves, sendo formada em Filosofia. Rodrigo é formado em Análise e Desenvolvimento  de Sistemas. Também é  fotógrafo e produz filmes, documentários....
Frei Gabriel é da paróquia de Belisário, juntamente com Frei Gilberto. Até então não participava da Pastoral do Negro. Pretende aderir a partir de agora.
Farinhada mora em Mahumirim e já é bem conhecido em Belisário. Vem sempre aqui, nas animações populares. É um artista que valoriza a cultura popular de raiz, principalmente aquela ligada ao campo. Com um microfone e sua viola,  ninguém fica parado.  Ao seu lado a namorada Eliane, de Espera Feliz. 
O da extrema direita na foto é representante de Muriaé. Tem gente de Viçosa e essa com um livro na mão é Nícia, Assistente Social e veio de Conselheiro Lafaiete. Na conversa descobri que o seu pai, Messias, trabalhou comigo da RFFSA. Fazia parte de um grupo de homens que tinham muito amor pela ferrovia. Tempos maravilhosos de minha em que tive a oportunidade de conviver com gente muito especial. Virávamos noite e dia trabalhando para liberar a linha, em casos de acidentes, e isso era feito com muito afinco e paixão. 
Na dir. Hilda, de Manhumirim. As outras duas são de Simonésia, onde atuam em movimentos sociais diversos, ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais.  A de azul é Secretária Estadual da CUT Mulher.
A coordenadora do Fórum, no laptop, é Maria José e veio de Viçosa. Ao seu lado Ivanilda, advogada, que vem de Manhuaçu onde representa a OAB na Comissão de Igualdade Racial.
Um outro destaque para Lucimar. Ela mora numa comunidade da cidade de Simonésia cujo nome é Belizário, xará nosso. Lá tem um programa na rádio voltado para informações e direitos das mulheres e trabalhadores rurais. 
E o almoço sai daqui a pouco. A amiga Eva está no comando. 
Já apresentei Hilda, de Manhumirim.  Logo foi ajudar Eva na cozinha. Ela nos faz lembrar Marta, a irmã de Maria e de Lázaro, amigos de Jesus. Maria optava pela conversa aos pés do Mestre e Marta ia para as tarefas domésticas. Marta foi reclamar com Jesus. Leia lá em Lucas 10:42 a resposta de Jesus.


As propostas são interessantes e pertinentes. "Luta pela vida em tempos difíceis e de dores ", "renovação de esperança", "Luta não somente pelos negros, mas pela raça humana, luta por uma sociedade mais igualitária"...

Tudo isso é muito legal. A sociedade civil precisa sempre estar organizada, principalmente nesses tempos de absoluto descrédito em relação à classe política, que deveria nos representar.  

O Fórum vai até amanhã, domingo.

Comentários

  1. Nossa....já com saudades de Belisário....Saibam que vocês renovaram o nosso ânimo na luta....Muito agradecida....Espero que possamos nos encontrar em breve....vou sentir saudades de D. Eva tbém....rsrsrs...Oxalá lhes abençoe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês