VAMOS PARA A PAULISTA

É o coração financeiro o poder econômico da nação. Aqui ficam as sedes das grandes, empresasbancos, consulados, hotéis, hospitais, instituições científicas... 
Também um centro cultural. O primeiro programa era aqui nesse prédio, na Galeria de Arte do SESI, no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso.
Para vermos essa exposição.
A gente sabia que o cara era um gênio, mas ver uma exposição dessa abre a cabeça para muita coisa que não tínhamos conhecimento.
Ele nasceu em 1452, na região da Florença, Itália,  portanto  48 anos anos do Brasil ser descoberto. Se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico, sendo ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística.
Alguns dispositivos como este contam a história de Leonardo da Vinci em áudio e vídeo, em ordem cronológica. Basta ir rodando a manivela.
Com essa grua foi possível a construção do domo da famosa igreja Santa Maria del Fiore, em Florença.
Coisas simples, mas de muita utilidade à época.
Roupa para mergulhador.
Como sugere o título da exposição, Leonardo da Vinci se inspirava muito na natureza  para criar. Com bases matemáticas projetou asas  a partir de observações do voo dos pássaros, para os seus estudos que vieram a dar base para a invenção do avião.
Ele criou o paraquedas.
Experiências sobre o atrito, que interfere no funcionamento das máquinas, que exigem lubrificação...
O momento era de guerras e disputas por terras em continentes ainda desconhecidos. Dessa forma o mesmo gênio que teve a sensibilidade de pintar, em 1503 a enigmática Mona Lisa e outras obras famosas, também muita colaboração trouxe para o desenvolvimento bélico da época. Veja as fotos abaixo. 
Visitada a exposição, mais uma caminhadinha pela Paulista...uma foto do MASP, com o seu famoso imenso  vão livre, que afrontou a engenharia na época de sua construção...

E fomos para o número 2073, pegar a sessão das 16 no Cine Livraria Cultura,  para assistirmos BOYHOOD
O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo. (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-226260/).
O filme tem uma incrível curiosidade. Ele demorou 12 anos para ser gravado, em segredo, por Richard Linklater. Todo ano, ele reunia a equipe por alguns dias e filmava algumas cenas. O processo começou em 2002, com o filme ficando pronto em 2014. Com isso, os atores são os mesmos, desde crianças, até se tornarem jovens, e os adultos vão envelhecendo ao longo do filme.



Depois um café com pão de queijo.
E vamos pegar o caminho de volta, Está armando um temporal.

Comentários

  1. EMBELISARIO também é cultura. Gostei muito de aprender mais sobre o da Vinci.
    Além a nave voadora, ele não tinha também um "projeto" para o helicóptero?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês