O HOMEM-DE-LA- MANCHA

Uma noite memorável. Assisti o musical em 1974, no Rio de Janeiro, mas já havia esquecido de quase tudo. Ontem pudemos voltar a curtir esse clássico. 

"Na Broadway, o musical foi apresentado pela primeira vez em 1965, teve 2.329 apresentações tornando-se um dos mais vistos espetáculos de teatro musical, e uma das escolhas mais populares das companhias teatrais."
 (http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Homem_de_La_Mancha)
Eu sou Dom Quixote, senhor de La Mancha e o meu destino é lutar / Pois quem não se aventura com fé e ternura, não pode o mundo mudar.”


"A adaptação vai trabalhar com duas linhas narrativas, a primeira é um hospício onde os internos seguem as ordens de outro louco intitulado como governador. Nesse ambiente conhecemos Miguel de Cervantes (autor da obra Dom Quixote), que acaba de ser enviado para o hospício, por enfrentar a Igreja, e como regra do lugar vai passar por um julgamento em que o juiz será o governador. Ele é acusado de ser um idealista, e como defesa irá contar uma história, uma peça de teatro em que todos os outros loucos e funcionários do hospício poderão atuar também". 

"Nesse momento Cervantes começa a história de um fidalgo que após longos momentos de solidão e leituras de história de cavalaria, enlouqueceu e começou a acreditar ser Dom Quixote de La Mancha, um cavaleiro. Com seu escudeiro Sancho Pança, Dom Quixote irá viver aventuras e ver o mundo totalmente do seu jeito, lutando contra moinhos de vento que para ele são gigantes." 
"Hospedando-se em uma hospedaria, que julga ser um castelo, se apaixona por Aldonza, funcionaria da hospedaria e prostituta, mas que para o cavaleiro era Dulcineia, moça de enorme formosura e virtude."
(http://vintecincodevaneios.blogspot.com.br/2014/11/teatro-o-homem-de-la-mancha.html)

As falas dos atores são intercaladas com belíssimas músicas, cantadas pelo grupo dentro do contexto. É um maravilhoso coral. Na primeira montagem do espetáculo, aqui no Brasil, elas foram versões do original feitas por Chico Buarque. São diferentes nessa nova apresentação. Essa é a principal do musical. Leia e reflita a letra.

Sonhar mais um sonho impossível,
Vencer o inimigo cruel,
Clamar com a voz da justiça
Manter da balança o fiel.
Saber conceder o perdão
Amar e exibir seu trofeu
Voar com as asas cortadas
Chegar às estrelas do céu!
Minha missão é correr atrás
Dos sonhos desfeitos que não voltam mais
Viver na ilusão de um mundo melhor
E disposto a sacrificar-se com fé e amor!
E eu sei, quando enfim eu me for, já cumprida a minha missão
Vai calar-se sereno e fiel esse meu coração.
E o mundo então vai saber
Que um homem cumpriu seu papel
Lutou com bravura e coragem
Chegou às estrelas do céu.
Todas as fotos acima foram retiradas da internet.

Essa torre é quase um símbolo da Paulista. Agora é comer uma coisinha, antes de voltarmos para a casa de Bia.
Isso é somente para mostrar a gravíssima situação em que São Paulo se encontra, em função da falta de água.
               
A garçonete pede desculpas pelos copos descartáveis. Não tem água para lavar vasilhas. Um rapaz que esteve trabalhando com ar condicionado, aqui no apê de Bia, me falou ontem que está voltando para a sua terra, Andrelândia-MG, por causa disso. Muitos estão fazendo o mesmo. Fábricas e comércios estão fechando.

Tiago voltou ainda pela manhã da sua empresa. Falta de energia. Ele veio trabalhar em casa, pela internet. Semana passada foram 36 horas sem ela.  
Não sei onde isso vai chegar.
Hoje quando ia pegar o trem, vi essa cena. A criança reclamou fome com a mãe, que pediu para ela esperar chegar em casa. Jéssica, que não conhecia o pessoal,  ouviu isso e imediatamente abriu o saco de batata e ofereceu para a criança.
Em pequenos gestos a gente percebe Homens e Mulheres de La Mancha, que reproduzem a bondade de Dom quixote, e acreditam ser possível Viver na ilusão de um mundo melhor / E disposto a sacrificar-se com fé e amor!
Precisamos ter ações e fé, nesse sentido.



Comentários

  1. Sempre acreditei e acreditarei num mundo solidário. Um mundo verdadeiro, sem enganações, trapaças e embromações porque não haverá bobos, mas só gente inteligente, alfabetizada e politizada. Acho que caminhamos para isso, apesar dos pesares...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês