ADORO O CENTRO DE SP

Já falei que o flash da minha máquina pifou. Ela veio para SP para o reparo. Fui hoje cedo no centro, para entregá-la na oficina.
Cabe um destaque: somente fiquei sem câmera por esses dias, usando o smartphone, por opção. O irmão Gilmar, de Miradouro, ao ver no blog  que estava sem ela, levou a sua no dia do Miss Vovó, para deixá-la comigo até  que a minha ficasse pronta. Os laços de fraternidade que nos unem são sólidos. Somente quem conhece a "confraria" entende. Quem não conhece fala besteira. Se não entendeu, deixa pra lá.

Peguei o trem na Estação Vila Leopoldina.

Para transferência para o Metrô na Estação Barra Funda.
Imediatamente entreguei a câmera e fui curtir o centro da cidade. Sinto-me muito bem aqui. Uma oportunidade para voltar no tempo.
Se você não sabe, SP é muito arborizada. 
Comportamento humano 1: A presença constante de dependentes químicos é uma triste realidade. Em todas as praças eles estão e o povo já se acostumou com essa presença, o que é muito ruim. O problema passa a fazer parte do cenário cotidiano e aí deixa de ser visto como problema.
Antes dos shoppings, essas galerias tinham todo um glamour. Eram referências para o comércio
Você tem coragem de estacionar pagando 16,00 por meia hora?
Comportamento humano 2: o que leva uma pessoa a cometer um crime como este?
O calor hoje reduziu por aqui. O produto da moda tem sido ventilador e ar condicionado. Ai o consumo sobe, vem o apagão... Tenho medo de nosso futuro.
O Theatro Municipal é um belíssimo monumento. Leia um pouco:



Teatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros da cidade e um dos cartões postais da capital paulista, tanto por seu estilo arquitetônico semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo, e claramente inspirado na Ópera de Paris, como pela sua importância histórica, por ter sido o palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil.
O teatro foi construído para atender o desejo da elite paulista da época, que queria que a cidade estivesse à altura dos grande centros culturais da época, assim como promover a ópera e o concerto. Abriga atualmente a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Coral Lírico, o Coral Paulistano e o Ballet da cidade de São Paulo. O edifício faz parte do Patrimônio Histórico do estado desde 1981, quando foi tombado.
as obras foram iniciadas em 1903 e finalizadas em 1911.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_Municipal_de_S%C3%A3o_Paul
o






O Vale do Anhangabaú tem muita história. Aqui muita coisa acontece, no campo político e cultural
O Shopping Light está no coração de São Paulo, localizado no histórico e charmoso prédio Alexandre Mackenzie, que fica em uma das esquinas mais movimentadas da cidade, o Viaduto do Chá com a Xavier de Toledo.
O edifício que é hoje tombado pelo Patrimônio Histórico foi inaugurado em 1929, e era a sede da empresa de Energia Light. Foi transformado em Shopping Center no ano de 1999 após passar por uma cautelosa reforma e restauração.

Comportamento humano 3: Esses negros sobre o Viaduto do Chá certamente são Haitianos. Aproximei e não entendi o que falavam. Isso é uma realidade nova. Muitos desses infelizes vêm para o Brasil, principalmente SP, para buscar uma vida digna.

Peguei a Rua Direita, cheia de histórias. Essa é a Praça do Patriarca, homenageando José Bonifácio de Andrada e Silva, nascido em Santos, em 1763. Foi um estadista e poeta brasileiro. É conhecido pelo título de  "Patriarca da Independência",  por ter sido uma pessoa decisiva para a independência do Brasil.
Comportamento  humano 4: Ao longe ouvi um belíssimo hino, um dos clássicos da hinologia cristã:

Quão espinhosa a coroa
Que Jesus por nós suportou
Oh! Quão profundas as chagas
Que nos provam o quanto Ele amou
Eis nessas chagas pureza
Para o maior pecador
Pois que mais alvo que a neve
O Teu sangue nos torna, Senhor
Alvo mais que a neve
Alvo mais que a neve
Se nesse sangue lavado
Mais alvo que a neve serei.


O que leva esse jovem a ficar cantando coisas lindas messa praça. Não o vi pedindo dinheiro e nem vendendo nada. Nota dez. 
Pegar a agenda cultural aqui é sempre importante.
Olha que chato! Saiu de cartaz dia 18,  MIUCHA CANTA TOM, CHICO E VINICIUS. Que azar!
Os prédios são lindos e estão em ótimo estado de conservação.

Aqui começou uma longa história. Pátio do Colégio

 A cidade de São Paulo teve o seu início nesse lugar.
Vamos voltar a visitar o  Pátio do Colégio é um sítio arqueológico, onde foi levantada a primeira construção da atual cidade de São Paulo, quando o padre Manual da Nóbrega e o noviço José de Anchieta, e outros padres jesuítas da Companhia de Jesus, estabeleceram um núcleo para fins de catequização de indígenas. 
//pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1tio_do_Col%C3%A9gio).

Vai acontecer algo por aqui.
Tá ai. Infelizmente tenho compromisso nesse horário.
Por esse valor você faz um lanche na Pastelaria do Ronaldo, em Muriaé e ainda usa o banheiro.
Entrei aqui, mas é proibido fotografar. Bem feito. Não divulgo o espaço.
Comportamento humano 5: Um show de contorcionismo. Tem de tudo nessas praças.
Aqui o pau quebra quando das manifestações.
Veja o Theatro Municipal ao longe.
Idem Shopping Light
Descemos na Estação Anhangabaú e pegamos o Metrô de volta, na Praça da Sé. Aqui tudo acontece.
O Marco Zero que encontramos hoje na praça da Sé é o quarto de uma série de
tentativas de fixar uma centralidade material na cidade, com a função de marcar
o início da numeração das vias públicas e rodovias estaduais, como 
referência para a medição das linhas ferroviárias, aéreas e telefônicas.

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/patrimonio_historico/adote_obra/index.php?p=8290
Comportamento Humano 6: Esse senhor estava fazendo um "culto" evangélico. Embora usando uma linguagem que não aprovo, apresentando o Evangelho com forte ênfase escatológica, uma teologia que trata do fim do mundo ou do destino final da pessoa  humana, eu o respeito. Não pediu  oferta e também nada vendeu. Para esse público miserável, dominado pelas drogas, de repente uma mensagem assim pode causar impacto.
Já essa aqui me causou nojo. Também "evangélica" cantava como se estivesse no palco do Theatro Municipal.  Seguidamente o seu parceiro ,  ou cúmplice, oferecia CDs para a venda, para ajuda ao ministério não sei lá o quê.. Tirar dinheiro desses miseráveis é algo ignóbil. Ah Jesus com um chicote aqui...
Já dentro do Metrô. O que é aquilo?
Promoção do SESC para o  verão. Um karaoquê, sob os aplausos da plateia, dependendo da performance de dança do candidato.
E aqui os marmanjos pilotam carros em um simulador. É novidade em cima de novidade.
Comportamento humano 6: Estou dentro do Terminal Barra Funda. No piso de cima o Metrô e embaixo o trem da CTPM, que leva passageiros para a periferia. O mesmo público que joga lixo nos trilhos, não faz isso no Metrô, que acabou de usar..
E também não senta no chão lá no Metrô. Os trens também são novos e limpos.
Fica como reflexão.

Comentários

  1. Não é atoa que acesso o Embelisário todos os dias, além de ficar por dentro das noticias da amada Belisário, fico sabendo um pouco mais da cultura dos grandes centros sem precisar de acessar outro site. Cultura nunca é demais!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem organizada e apresentada a matéria, cheia de diferentes aspectos. Não é fácil uma redação dessas. Parabéns, Cléber. Belisário aguarda o seu regresso ... boa viagem de retorno !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês