BELISÁRIO É REFERÊNCIA NO PSF REGIONAL

Num retorno de uma caminhada demos uma passada nas UBS. Queríamos saber sobre uma tal premiação que teríamos recebido, pela qualidade do serviço prestado à comunidade.
Estela e Tatiana dão as primeiras explicações a respeito disso.
A chefe da unidade, Terlânia dá as demais explicações.                                          
A explicação começa nesse quadro de aviso
Aí procuro o meu inseparável amigo, o professor Google, que me informa:

O Ministério da Saúde quer melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para isso, os profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem , agentes de saúde bucal e comunitários de saúde), que cuidam da saúde dos brasileiros, são acompanhados e avaliados. 
Foram analisados, também, a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão. As equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do governo federal. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados. 

Os incentivos financeiros e as avaliações ocorrem por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), criado em 2011. Ao todo foram entrevistadas 16.127 equipes que trabalham em 15.095 UBS e mais de 65 mil cidadãos. 

Pegamos parte dos procedimentos adotados nessa avaliação. Documentos necessários para comprovar a qualidade que se quer ver reconhecida.
O item tempo de espera é fundamental. Como Belisário não dispõe de todas as especialidades, o que é absolutamente razoável, os casos identificados são encaminhados para Muriaé.
A avaliação é feita por uma empresa independente, como se constata.


Depois de tudo isso o Programa de Saúde da Família - Belisário recebeu 100, a nota máxima nesse processo. Pelo que entendi, foi a única unidade de Muriaé a receber essa nota. Se não for isso alguém vai corrigir, Afinal, órgão de informação nesse país e no mundo não tem compromisso com a verdade, muito menos EMBELISARIO.
A nossa UBS deverá passar a receber um prêmio mensal de R$ 11.000,00 para aplicação em diversas áreas, inclusive como bônus para os servidores.

Parabéns às nossas meninas e ao Ronaldo também!

Comentários

  1. Prabéns á equipe da UBS, sempre parceira de nossa EEPVF,pelo profissionalismo, em especial, á enfermeira e coordenadora,Terlânia, um exemplo de competência e dedicação!
    Lenir Rodrigues

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês