terça-feira, 30 de dezembro de 2014

FELIZ 2015

Foi muito legal passarmos este ano juntos, nesses contatos via EMBELISARIO. Pretendíamos fazer uma retrospectiva, mas estamos sem internet e assim vamos ficar nos próximos dias. Internet a rádio é algo incerto. Quem sabe a VIVO chegando... Estamos postando no GAB agora e também as duas  matérias anteriores.

Até o dia em que a internet voltar.

Tenham felizes festas amanhã e ótimos dias em 2015!!!





REVEILLON EMBELISARIO

A programação estava feita há algum tempo. A trágica morte de Ronaldo esfriou os ânimos. Mas a vida continua, como afirmou o próprio pai, Sr. Anibal, quando soube do cancelamento.
Nesse sentido a Família Balbino reprogramou a queima de fogos e Wolninho manteve o show.

PRECISANDO DA UBS PARA UMA EMERGÊNCIA

Tenho elogiado muito o serviço de saúde de Belisário. Já destaquei que são cerca de 12 profissionais de nível superior para atender 2.200 pessoas do distrito. Um ótima índice profissional/habitante.
As crianças têm a sua ficha e assim a Unidade Básica de Saúde sabe o dia de vacina de cada um. Se não aparecer, o Agente de Saúde vai atrás.
Ontem Víctor estava agendado para a vacina. Chega dormindo para isso.

O primeiro momento é enganoso. Terlânia engana o moleque com uma primeira dose via oral.
Víctor até gostou. Boa moça essa enfermeira, pensou ele.
Boa nada. A tortura começa na perna esquerda e vai depois para a direita.
Acabou a alegria da criança.
Mais um vai ser enganado. Agora é o João Miguel. Pra surpresa geral ele não chorou. Meu filho é macho!  Afirmou a mãe.
Davi é a próxima vítima da enfermeira.
Ele trouxe Júlia como apoio moral.
A maldade está feita.
Mas eu não fui lá pra ver covardia. Um dente da frente se soltou. Uma coroa feita ainda em Salvador.
Passar o réveillon banguela?  Que nada! EMBELISARIO tudo isso não é problema. Liguei para a miga Lurdinha, assistente de odontologia, e ela mandou que eu me apresentasse lá na mesma hora, para que a Dra. Solange Lima Silva resolvesse o caso.
Não conhecia essa profissional, que está aqui há mais de 12 anos. Atende exclusivamente os estudantes de Beli.  Foi a terceira dentista contratada pela Prefeitura de Muriaé, quando ainda  estava começando o atendimento odontológico público, já há muito anos. Está se preparando para a aposentadoria.
Dra. Solange atendeu muito a zona rural, em outros distrito do município.  É apaixonada pelo que faz, consciente de que o atendimento infantil requer muito carinho para com o paciente, para que a criança não fique com trauma da cadeira do dentista.
A UBS está quase toda montada, mas ainda falta. Por exemplo, não foram instalados aparelhos de ar condicionado e nem mesmo ventiladores. Ficar um pouco tempo lá não é agradável. Imagine ficar algumas horas trabalhgando...

Estou rindo a toa, sem colocar a mão na boca.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

VAI UMA BEERLISARIO?

Diferentemente da maioria da vida na cidade, aqui dificilmente um dia é igual ao outro. O domingo, dia 28 foi assim.
O primo Renato Sigiliano dormiu aqui e acordamos cedo. Tomamos café e partimos para a execução de algumas tarefas que tínhamos pela frente.
Cerração baixa,  é sol que racha!
Vamos à luta!
O Pico do Itajuru continua no mesmo lugar, sempre imponente.
Continuamos na direção da Pousada Xapuri, que aliás, você ainda não conhece. Tá esperando o quê?
Ali embaixo vai ter aquela tradicional parada técnica.
Final de ano sem doces não pode.
Vamos conhecer uma pessoa aqui.
Mãe desse bebê, no colo da Vó Toninha.
Ela é Renata e mora em Muriaé. Lá acompanha o EMBELISARIO direto, e liga pra mãe contando as novidades que acontecem por aqui e que a mãe,  na zona rural, não fica sabendo. É nossa multiplicadora.
Vamos em frente! Acelerar para aproveitar aquela " menina da porteira", que vai para a Pousada.
Mas nós não vamos.
Xapuri ficou lá embaixo, à direita.
O nosso destino era esse. O Sítio do Tuti.
Renato está pegando água.
Zé Inacinho tem ficado aqui no  sítio

Água é o que não falta.
Recolhemos esses garrafões, mesmo não estando faltando água em Beli.
Vamos tirar algumas fotos. Numa altitude dessa, com água fria, limpa e corrente, dá pra criar trutas, um peixe super nobre, criado em pouquíssimas regiões de Minas Gerais. Em poucos meses elas atingem porte para serem consumidas.
Vamos pra Belisário! Temos mais tarefas a executar.
Elas estão nesse manual.
Estamos na casa de Caio. O que será que esses dois estão arrumando?
A água trazida começa a ser utilizada. Embaixo...
... em cima, numa panela aquecida  no fogo.
A ideia é produzir cerveja artesanal. A BEERLISARIO.
Em cima ela corre dentro de serpentinas e mistura com o mix de malte, na panela de baixo.
Temperatura controlada...
Olha a cara que está tomando...
E ela está pronta. Quer dizer: quase pronta. Vai ficar muito bem fechada por 12 dias.
Será que vai dar certo? Com certeza! Só não sei se Renato e Caio vão  lhe convidar para provar.

UM CHÁ NUMA TARDE DE DOMINGO

Foi ontem, na casa de D. Nina. Poucos convidados.
A motivação era a reinauguração de seu apê, após pintado e ter recebido alguns retoques do pedreiro Erci.
Onezinho, irmão de Erci, já foi apresentado. É sargento da Aeronáutica em Guaratinguetá. O pernil que ele preparou no Natal, postado em  matéria anterior, fez crescer os olhos do Dr. Dárcio lá em BH. Não era essa a nossa intenção. Detestamos suscitar inveja nas pessoas.
Creusa é esposa de Erci. Com Mirian e D. Nina estão fazendo um brinde ao ano que passou, com zabaglioni,  uma bebida italiana parecida com a nossa "batida", usando-se uísque, leite, leite condensado, ovo...
Do seu apê fomos para o salão do GAB, para tomarmos o chá.
Tavinho chegou para participar. Também trabalhou na obra.
Um visão panorâmica da festa.
E assim a gente vai levando essa vida dura na zona rural.