AINDA TEM GENTE QUE ACREDITA

Sexta-feira é dia do Projeto Cesta Solidária, da Secretaria Municipal de Saúde. Numa escola municipal do Bairro João XXIII um casal de Belisário, Fabiano e Mônica,  monta barraca para a venda de hortaliças orgânicas diversas. Já mostramos isso.
Pois hoje o Secretário "Chiquinho" convidou outros jovens daqui para irem conhecer o projeto, para que também passem a fornecer em outras escolas municipais. Enquanto eles estava em Muriaé, no final da manhã, fomos com Mirian ver o local de trabalho deles.
Olha que coisa bonita!
A casa em obras. Serão 5 quartos.
Será que as verduras gostam de ouvir CD? Nada disso. Ficam amarrados em barbantes para espantar pássaros inconvenientes. Se for de funk melhor ainda. Espanta tudo. 
Essa água voltou a cair essa semana, com a chegada das chuvas. O lago estava vazio.
Almeirão...
Tomates...
Acho que você não conhece isso. Chama-se Pitaia.  É um  fruto da família dos cactos. Como a planta só floresce pela noite, com pequenas flores brancas, são também chamadas de flor-da-noite ou dama da lua.
De origem mexicana, é  um fruto muito saboroso e pouco conhecido, muito rico em vitaminas, minerais e oligossacarídeos. Ele ajuda consegue diminuir o colesterol, retardar o envelhecimento celular e ainda regular os níveis de açúcar no  sangue  É encontrado em sua fórmula o Omega 3, que é rico em magnésio e cálcio, minerais que turbinam a imunidade do organismo. Isso foi retirado da internet.
Agora vamos tratar das tilápias.
E no fundo você descobre onde estamos. Na propriedade de Lurdinha e Faustino. O gato fica de olho nos peixes. É claro que  ele pula não no lago para pegar um.
E o jovem agricultor está chegando de Muriaé.
Caio e Bárbara gostaram muito do projeto Mercado Solidário. Ele é um vibrador com a terra. Nunca pretende se mudar para um centro urbano.
Aqui está sendo construído um grande espaço para preparar as hortaliças.
Com a construção da casa a horta foi aterrada e vai ser trazida para aqui. Por enquanto o feijão foi plantado.
Lá em cima Caio tem 3 mil pés de café.
Água tem tratamento especial. Aqui uma barragem de contensão. A mina mais acima aumentou depois de sua construção. Acumula aqui a água, para melhorar a sua infiltração e também evita os assoreamentos decorrentes das enxurradas.
Mais bacias de contensão das águas. Caio e Faustino querem segurá-las ao máximo por aqui.
Lá em cima mais bacias de contensão.
Veja como ela funciona. Aqui ontem estava cheio de água. Já infiltrou.
Toda profissão tem os seus riscos.
Vamos trazer o "trovão" aqui perto?
Lurdinha balança a vasilha de ração e ele começa a descer.
Tem pressa.
Comida especial.
Com a seca ele perdeu peso. Vai recuperar já já.
E a comida é compartilhada.
Do outro lado não é da família.
De volta a Belisário. O tempo muito fechado. Choveu muito a partir das 14 horas. Graças a Deus!

Que bom que temos jovens que ainda acreditam na viabilidade da vida na roça! São poucos como Caio. 

Comentários

  1. Verde que te quero verde !
    A vida rural é tranquila, saudável, inspiradora. E muito produtiva, é só querer aprender como lidar com as riquezas da terra, da água, do sol, da chuva e, aí, vem a brotação, a floração, a produção. É preciso, então, armazenar tudo direito, vender e fazer a entrega. Às vezes, o comprador vem buscar na porta do produtor. Depois, tranquilidade, luar
    ou um programinha de TV ou as notícias no blog do Cléber ou do Silvan Alves !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês