MARCHA PELA VIDA - BR 116 FECHADA POR 30 MINUTOS

Fizemos duas matérias a respeito da forma indigna como vem sendo tratado os múltiplos acidentes no trecho da morte Muriaé-Miradouro, após desastradas obras de recapeamento asfáltico pelo DNIT nessa região, que passou a ser designada, pelos moradores de Miradouro como Rodovia do Quiabo.

Antes de entrarmos na cidade fotografamos essas 3 viaturas da PF, o que sugeria forte repressão. Uma conversa rápida com o Chefe da Delegacia PRF, cuja sede fica em Leopoldina, Inspetor Américo Cabral pude sentir que a operação estava nas mãos de profissional do mais alto nível. 
Chegamos no local programado pelo movimento, sob a liderança da Vereadora Juliana, às 15:30 h. D. Nina foi comigo. Como sabemos, ela é natural daquela cidade, onde tem muitos amigos e parentes.
Antes de tratarmos da matéria, vamos conhecer os parentes de D. Nina. Afinal, tem muita gente de Miradouro que acompanha o blog por esse Brasil a fora.
O meu amigo/irmão Antônio está sempre sabendo de novidades daqui de Belisário.
Isso porque o filho, também meu amigo/irmão Gilmar acompanha EMBELISARIO direto.
Vamos à Marcha Pela Vida. Silvan Alves chega logo lá. Ao seu lado o companheiro responsável pelo blog www.miradouronoticias.com. Foi através dele que ´peguei detalhes desse movimento.
Político combativo está sempre presente. Jair Abreu e Manoel Carvalho são de Muriaé. Afinal, a BR 116 não escolhe moradores  de Miradouro para matar. Também a vice-prefeita de Miradouro, Gilsilene Mendes e na extrema direita o professor José Paulo Monteiro, muito engajado em movimentos sociais, inclusive em relação à BR 356, já que mora em Ancorado. Ele foi professor da nossa Escola Estadual Pedro Vicente entre 2001 e 2004.
Vamos às faixas.
Agora, debaixo de um sol forte, vamos fazer a passeata até o posto de gasolina, no trevo da BR assassina. 
Estamos chegando na BR.
A PRF respeitou o movimento pacífico. A estrada foi fechada.
Com carro de som para manter a turma mobilizada.
Silvan procura um bom ângulo.
O Vereador Jair Abreu protestou fortemente contra as obras realizadas e, segundo ele, não era necessário esse recapeamento. Espera apuração de responsabilidade.
Falamos em nome de Belisário. Cumprimentamos o povo de Miradouro em especial à vereadora Juliana, que mostrou a sua capacidade de mobilização.
Robermar, a meu pedido, começou a juntar pedaços asfálticos com a mão.
O material se solta facilmente. Você confia ter os pneus de seu carro a 90 km/h sobre um piso deste, numa curva? Segundo os moradores, e vimos isso nas matérias do site de Silvan, na chuva a coisa fica ainda muito mais perigosa. Carretas simplesmente se torcem na pista.
Nossa amiga, a vereadora "Catita", de Miradouro,  também presente. Ela sempre prestigiou as Noites de Vinhos & Queijos de Belisário.
A vereadora Juliana, de Miradouro, organizadora do movimento,  de blusa vermelha, ao lado do Vereador Manoel Carvalho.
Longas filas. Particularmente repudio esses fechamentos de estradas  quando se trata de reivindicações e protestos que nada têm a ver com problemas na própria estrada. Nesse caso essa é a forma mais eficaz de chamar a atenção para o grave problema.
Alguns caminhoneiros se manifestam favoravelmente. Afinal, isso vem em favor de suas vidas.
Depois de 20 minutos a PRF liberou uma pista... logo depois a segunda. O fechamento da BR 116  durou  30 minutos. 
O Inspetor Américo Cabral, Chefe da Delegacia PRF,  deu-nos uma entrevista onde se posicionou de forma clara e contundente. A PRF faz a sua parte  lamenta esse tipo de situação e sente profundamente os incontáveis acidentes.   Foram 71, entre os kms. 680 e 690, em 12 meses. 107 pessoas ficaram feridas e 7 foram mortas. 
Informou-nos que já fez inúmeros relatórios com fotos, e estes foram encaminhados para as autoridades competentes e ainda que a Superintendência do DNIT em Minas está mandando uma equipe para vistoriar as obras realizadas no local Ele espera que, caso sejam apuradas irregularidades, que os responsáveis sejam rigorosamente punidos.

Isso é SER UM  SERVIDOR PÚBLICO. Receba os nossos aplausos.
Vamos ver um pouco mais da pista.
A massa se desloca e abre buracos na  pista.
Dá um aspecto de que choveu na pista. Isso aqui molhado, carro não se segura na pista.

A luta continua. Vamos preparar uma  denúncia para o Ministério Público Federal ainda essa semana. 

Comentários

  1. O PIOR... A SUPERINTENDÊNCIA EM MINAS DO DNIT AINDA VAI MANDAR " VISTORIAR" O TRECHO DO RECAPEAMENTO ASFÁLTICO MALFEITO OU DESNECESSÁRIO NO TRECHO DE 10 KM, ENTRE MIRADOURO E MURIAÉ, KMs 680-690, NA RODOVIA 116 (RIO-BAHIA). ENQUANTO ISSO, SEGUE MORRENDO GENTE, MUTILANDO OUTROS, PERDENDO MERCADORIAS, ACABANDO COM VEÍCULOS...

    ResponderExcluir
  2. Everton,
    Se..... mandar vistoriar, e olhe que já passou é tempo. Nada é urgente para as obras do governo !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês