DOMINGO EM SALVADOR, II PARTE

Na tarde de domingo resolvemos dar um giro, sem rumo. André pegou a orla, na direção da Barra. Já estamos em Ondina.
Praia da Barra à vista. O sol já baixo, lembrando que ele aqui se põe sobre o mar, na Baía de Todos os Santos.
Mas nem paramos. Tomamos a direção do centro, para curtirmos mais o visual do mar.
Essa é uma das melhores vistas da orla.
Quem tem grana tem uma lanchinha atracada na marina aqui embaixo. Bons restaurantes por lá.
Aqui é muito lindo. Estamos na Cidade Baixa, no centro antigo, onde o Brasil começou. Cada casarão desses guarda uma história embora estejam, em sua maioria, em péssimas condições. É muito alto o custo de recuperação e manutenção. 
A Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, ou Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, construída em 1623, é a uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sua primeira igreja foi feita por determinação do primeiro governador-geral do Brasil: Tomé de Sousa, sua atual construção em estilo Barroco foi feita toda de pedra sabão trazida de Portugal. Sua Elevação a Sacrossanta basílica se deu em 1946. O papa Pio XII declarou Nossa Senhora da Conceição padroeira única e secular do Estado da Bahia. O seu maior  destaque da igreja se dá 2ª quinta-feira após a Festa de Reis, em janeiro, quando daqui parte o cotejo para a Lavagem do Bonfim




O Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo. Em 8 de dezembro de 1873, quando foi inaugurado, era o mais alto do mundo, cerca de 63 metros de altura.  Localizado na cidade de Salvador, cumpre a função de transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Thomé de Souza, na Cidade Alta. Hoje é um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade. Do alto de suas torres, descortina-se a vista da Baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte de São Marcelo. Foi um projeto do baiano visionário Antônio de Lacerda. http://pt.wikipedia.org/


Aqui foi o Mercado Modelo. Fachada de azulejos portugueses.
Quase perdemos o Mercado Modelo atual. Uma visita turística aqui é obrigatória, para umas comprinhas de coisas regionais.
Mas não vamos parar. Passamos direto pelo centro velho. Antigamente os bancos estavam todos aqui, os negócios portuários...
Vamos subir para a Cidade Alta.
Ladeira da Montanha. Aqui tinha as "casas das primas". A proximidade de um porto sempre exigia uma zona boêmia.
Chegamos no alto...
... na Praça Castro Alves.
A praça Castro Alves é do povo 
como o céu é do avião...
Aqui termina o Carnaval de Salvador, na Quarta-Feira de Cinzas, permitindo a farra daqueles que trabalharam durante os festejos.
Engana-se quem pensa que o baiano é aquele que curte o carnaval. Eles dão o maior duro, principalmente os pobres.
Câmara Municipal de Salvador. Isso não é motivo de orgulho. Só o prédio. Geralmente, o nível dos políticos aqui nessa "casa" é muito baixo.
O Palácio Rio Branco é a antiga sede do governo da Bahia, e um dos mais antigos palácios do Brasil. Está situado na Praça Tomé de Sousa. Começou a ser construído pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, em meados do século XVI, para ser o centro da administração portuguesa.
Em 10 de janeiro de 1912, o palácio foi um dos pontos atingidos pelo bombardeio efetuado na cidade do Salvador, a mando do Presidente da República Hermes da Fonseca. O prédio ficou praticamente em ruínas. (http://pt.wikipedia.org).
O prédio da Prefeitura. O atual prefeito de Salvador, ACM Neto, deu um visual muito bom para o prédio, que era um lixo. Aliás, o prefeito está fazendo uma gestão muito elogiada, até mesmo pela oposição.
Tomar um Sorvete da Cubana aqui, no por do sol, é um belo programa.
Depois de algumas fotos, o tour continua. Atravessamos a famosa "Baixa do Sapateiro. Estamos diante do Fórum Rui Barbosa, outro baiano de primeira linha, como Castro Alves e muitos outros.
Mais uma estação do Metrô, uma vergonha de obra para os baianos. 
O prédio da 6ª Região da Polícia Militar da Bahia.
Um registro da família. Estacionamos na Mouraria. 
Fundos da Reitoria da Universidade Católica. André leciona Processo Civil e Prática Forense no curso de Direito.
Boas opções aqui. Adoro esses ambientes informais.
Há quanto tempo não comia lambretas. Dizem que é afrodisíaco. É um molusco que vive nas águas salobras e lamacentas do mangue.
Se vier fechado, após cozido, é sinal de que está estragado. Coloca um molho de cebola, pimenta...
... e um caldinho...
... virá o zói e manda pra dentro.
Mirian prefere um pastel de camarão com catupiri, famoso nesse bar.
Como se vê, já está anoitecendo.
Hora de partir.

Comentários

  1. Hora de partir. Garanto que o Gui diz em bom sotaque baiano: é não !!! E eu o apoio, pois o passeio estava tão bom, vi até a estátua de Castro Alves, o Forum Rui Barbosa, a Baixa do Sapateiro embora sem o Dorival Caimmi...

    ResponderExcluir
  2. Salvador é tudo de bom!
    Amei conhecer, quero voltar mais vezes lá. Praias maravilhosas, bares animadíssimos, dancei axé demais nos ensaios do carnaval.
    Eu não consegui descer no elevador Lacerda, as filas estavam sempre grandes.
    Muito bom, recomendo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês