OUTUBRO ROSA EMBELISARIO

A redação do EMBELISARIO foi acionada no final da tarde por Jaqueline, da UBS. Havia algo diferente acontecendo lá. Mas a essa hora?

Catei a amiga Nina e rumamos para aquela unidade, que fica na extremidade da Zona Leste de Belisário. Mas para buscar novidades não há distância para a nossa equipe de reportagem.
Olha que show a recepção!
O convite já estava espalhado pelo distrito. Falha nossa não tê-lo divulgado. Esse negócio de eleição muda toda a rotina da gente.
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade, e às mulheres em especial, sempre no mês de outubro, valorizando a prevenção e o diagnóstico precoce do  câncer de mama.
Mas nesse horário? Sim! Um horário em que as donas de casa estão mais disponíveis para deixarem os seus afazeres. Legal quando um serviço público adapta a sua rotina às necessidades dos usuários de seus serviços.
Maria Paulina, ao lado de D. Nina, veio da zona rural. Mora pertinho da Pousada Xapuri.
Olha Tati aí, gente ! Ela começou a trabalhar na UBS semana passada, depois de ser classificada em primeiro lugar no processo de seleção, considerando toda a região de Muriaé.
Jeane também foi aprovada no concurso. Também muito legal as pessoas serem escolhidas por processo seletivo para ocuparem cargos públicos de carreira. Isso garante a qualidade.
Estela veio de "pantera cor de rosa". Uma simpatia essa garota.
Ronaldo também veio de rosa. 
A enfermeira Therlânia é a chefe da UBS. Nesse mutirão ela  recebeu o apoio da enfermeira Ana Paula, lá de Itamuri.
A programação foi completa. Vários brindes foram sorteados. Na foto abaixo Elzilmar recebe o brinde de Therlânia.
Como assim? Ronaldo também fez o preventivo?  Então vou também pintar as paredes de rosinha. 
Não é isso! Ele foi convidado para entregar o brinde para Bruna, a segunda sorteada.
Jaqueline entrega para Maria das Graças.
D. Nina também ganhou.Ela geralmente dá brindes. Cleia fez a entrega.
Jeane entrega para Cristiane.
Tathiana tira o nome de Sheila no sorteio.
O rapazinho não quis esperar o lanche. Estava mal humorado.
Depois de alimentado estava  dando gargalhadas. Quando viu a câmera amarrou a cara.
Vamos á foto oficial, com essa turma dedicada à nossa saúde. Correram atrás de brindes, eles mesmos contribuíram com o lanche, ornamentaram ... são SERVIDORES PÚBLICOS. Graça está na ponta direita.
Vamos dar um zoom.
E o lanche foi  servido. Tem mais refrigerante na geladeira. Nunca tinha visto Coca Cola albina.
Os outros brindes foram sorteados depois. Precisei sair. 

Therlânia me explicou que hoje estão coletando material para o exame de colo de útero e marcando imediatamente a mamografia para ser realizada em Muriaé, para as mulheres com mais de 60 anos. As que tiverem menos, terão esses exames marcados a partir de janeiro.

O teste rápido de HIV também foi oferecido.

Parabéns esses dedicados belisarienses da UBS. Merecem o nosso carinho e respeito.

Veja um pouco sobre essa programação:

Como surgiu:
   O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.






Comentários


  1. Pra mim foi uma tarde surpresa ! Adorei ver nossa UBS, sempre linda principalmente por causa daquela equipe capaz, dedicada, amorosa.
    Gostei do brinde, ê... nº 30 sortudo !!! Mas, gostei mais ainda de estar com Dª Maria Paulina, embora a gente pouco converse, uma não deixa a outra falar !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês