ESPORTE NA ESCOLA

O que será que está acontecendo aqui na dinâmica Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas? Uma classe, coletes em duas cores, professores no fundo...
O diretor José antônio Carneiro nos apresenta o Professor Érik, um atleticano que veio de BH para ministrar para os professores o Programa Esporte na Escola, que é oferecido pelo SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Miradouro. O treinamento foi oferecido à Escola por Maria Rita, grande parceira de Belisário. Ela é a mobilizadora do referido Sindicato, e já trouxe outras coisas boas para nós, mesmo sendo de outro município. Com Chiquinho agora na Secretaria de Agricultura de Muriaé, certamente que essa parceria vai se aprimorar ainda mais. Como se diz na Bahia, Maria Rita é "porreta".
O treinamento foi dado para professoras dos anos iniciais e do projeto tempo integral.
Tem duas carinhas novas na área. À esquerda Joice, estudante do 4º ano de Psicologia. Veio conhecer o programa. Ao seu lado a professora Raquel, da Comunidade de São Domingos, que está ligada à nossa Escola Estadual.



Hoje é dia de Cláudia, técnica da Superintendência de Ensino-Muriaé, visitar a Escola. Aproveitou para conhecer o Programa e gostou muito.


 A atenção da garotada é absoluta.
Outros flashes nas professoras e um professor.
Cláudia aparece aí, assentada.
O "jogo da velha" todo mundo conhece.
Mas na segunda vez que foi jogado, a Professora Lucia muda as regras. A equipe de colete branco não vai mais usar "0" nem "X", mas substantivos comuns ( cavalo, dado....) . A equipe verde usará substantivos próprios (Muriaé, Belisário,...). quem fechar primeiro ganha. 
A professora vai falando diversas palavras. O  jogo começa quando ela falar uma "proparoxítona".
Nessa hora se valoriza o aluno que além de pensar na resposta procurou colocá-la no quadrinho correto, para bloquear a outra equipe. 
Outro jogo. Os alunos vão se alternando preenchendo quadrinhos com "0" ou "X". 
Cada sequência de três, como no "jogo da velha" vale um ponto. Quem colocou a resposta no lugar errado deixou de ganhar ponto. Eles são chamados à reflexão antes de uma decisão.
A Professora Luciene vai mudar o brinquedo.
O grupo verde deve preencher os quadrinhos com números pares e a outra equipe com os ímpares. Para começar o jogo ela vai citando diversos números. Quando falar um "número primo" o mais esperto corre a começa a preencher. 
A equipe pode ajudar.
Agora é contar os pontos e ver quem venceu. 

Outro jogo interessante. Os alunos escolhem um quadradinho e resolve a questão, de temas diversos. Vence a equipe que acertar mais. 
Só de curiosidade: você sabe o que é "dígrafo" ? E "hiato"? Beleza! Parabéns!
Os professores receberam conceitos de Érik antes de virem para sala de aula. Agora retornam para fazerem uma avaliação de tudo isso. Um programa que aproveita a logística da sala, sem nem precisar de mexida nas carteiras. Ele mostra-lhes a condução do processo sem gritos com os alunos, sem autoritarismo, o aluno mais agitado é escolhido para ser o líder da equipe, como forma de valorizá-lo e incluí-lo, uma menina para coordenar a outra equipe, para valorizar ambos os sexos.

A Professora Adriana comemora. Ainda doaram os coletes para a Escola.
O SENAR é dez !
O diretor esnobando os novos recursos que a Escola recebeu da Secretaria Estadual de Educação: vários tablets  para uso coletivo e ainda cada professor do ensino médio   recebeu  um para uso pessoal, durante  todo o ano letivo.
 
Muito legal o programa. Érik é professor de Educação Física e assim capacita professores no Estado de Minas, para que levem o esporte para dentro da sala de aula, num projeto multidisciplinar.

Os métodos tradicionais já não mais atraem a geração FB, "zap-zap", smart, tablet...

Comentários

  1. José Antonio;
    Que interessante ! Parabéns a vocês todos, principalmente aos alunos que estão sabendo valorizar uma grande Escola.. Só teria preferido que o prof. Érik fosse botafoguense... sofrer, por sofrer, é preferível na enseada ou na regata da Lagoa Rodrigo de Freitas, apesar de que BH também é linda !
    Nossa gratidão à miradourense Maria Rita... Quero dizer a ela que antes de Belisário Alves Pereira, de Ubá, ter fundado Belisário, ele já tinha muitas terras em Miradouro, que iam de Monte Alverne até depois do Rio Glória , no Gavião. Quatro filhos dele moravam por lá. Algumas dessas terras ainda estão com descendentes. Eu nasci ali, na chácara do Lafayette, irmão de meu pai, casado com tia Olímpia, que, em viúva, se casou com Antonio Cruz, pais do Engº Florestal, João Cruz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês