CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO SE REÚNE COM SECRETÁRIO DE AGRICULTURA

Durante os 5 anos que moro no maior distrito rural de Muriaé reclamei nunca ter ouvido falar em política agrícola municipal para a nossa região. Vi, sim, muito êxodo rural e muita frustração por parte de produtores. Hoje vejo aqueles gritos de torcida por aqui: " ôôô o Chuiquinho voltou..."

Como muita esperança de novos tempos e retomada de alguns projetos, o CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DE BELISÁRIO-CDSEB se reuniu na noite de quarta com o novo Secretário de Agricultura, Francisco Ofeni, para que ele pudesse falar um pouco de suas pretensões no cargo que volta a ocupar, principalmente em relação a Belisário.
Odair José de Bem, como presidente,  fez o convite a Chiquinho e  a convocação do Conselho. Mateus é o secretário.
Uma boa presença. Alguns produtores rurais já vieram saber o que vai acontecer.

Alguns já têm uma boa produção de legumes. Outros já tiveram, mas se frustraram com a paralisação do aproveitamento daquilo que produziam, por parte de prefeituras da região. 
Erci, Tião Arnaldo e outros têm os seus "negocinhos" de café e leite, mas têm interesse em novas frentes. 
O casal Osvaldo e Angelina são batalhadores na produção de hortaliças, para venda na feira de Muriaé. Querem expandir a produção, se tiverem apoio... 
EMBELISÁRIO se compromete em "denunciar" tudo de bom que acontecer no campo. Afinal, essa é a vocação de Belisário, além do turismo, que pode também vir a ser alavancado um dia.
 
Calais é um produtor que sempre busca o conhecimento e a tecnologia para os seus negócios. Além de um café especial, fornece mandioca já descascada, pronta para o uso,  em alguns comércios e restaurantes de Muriaé. 

Além da necessidade de receber esse apoio por parte de órgãos municipais e estaduais, ele reforça que se faz necessário que estes assumam compromissos com a colocação da safra no mercado, e que os produtores se capacitem de tal forma que também honrem os compromissos que irão assumir, na entrega do produto no mercado. Profissionalismo é a sua palavra de ordem.
D. Nina aproveita para oferecer ao Secretário um pacote do especial Café Calais.

A coisa tem tudo para dar certo. A prefeitura atende hoje cerca de  260 famílias cadastradas, oferecendo a elas cesta de hortifruti a preço subsidiado de  4,00. Esses produtos são comprados de intermediários, o que aumenta o custo. O prefeito quer que esse custo seja reduzido e que mais famílias sejam atendidas. Chuiquinho entende que poderá vir atender 600 famílias, com a compra direta do produtor o que também viria ao encontro da proposta pública em todos os níveis, de valorização da agricultura familiar. 

Para que isso se materialize, o Conselho deverá participar da próxima licitação que acontecerá em dezembro,  e ser o catalizador dos produtos na região, através do Mercado do Produtor de Belisário. Belisário, no primeiro momento, deve ser incentivado no fornecimento de banana, tomate, cenoura, beterraba e repolho.

Na próxima semana a Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria de Agricultura, começa o projeto Mercado Solidário, na Escola Municipal no Bairro João XXIII, onde um produtor rural de Belisário levará a sua produção para ser vendida para alunos e professores, funcionários,  bem como para a comunidade próxima. Será também um momento de apresentação aos estudantes da necessidade de consumo de um produto produzido de forma saudável, bem como a necessidade destes valorizarem os que labutam no campo. Visitas de escolas municipais a propriedades rurais de Belisário também estarão sendo programadas  pelo Secretaria Municipal de Educação.

Secretário empolgado, prefeito e demais secretarias apoiando, Conselho de Desenvolvimento aceitando o desafio e uma comunidade cheia de esperanças. Temos tudo pra dar certo.



Comentários


  1. Uma reunião muito proveitosa. Reativar o Mercado do Produtor, outrora de boas atividades é tudo o que queremos.
    Promover canais de transporte e comercialização direta ao consumidor é tudo o que o produtor deseja. Se tiver ajuda nesse setor, todo mundo sai ganhando. Torcemos para que a Prefeitura de Muriaé leve avante o projeto.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.. espero ver em Muriaé, como em outros municípios da região,os produtores de leite receber ajuda e auxilio de veterinários ,bancos de sêmen bovino e inseminação para que possa melhorar a genética do gado e ter melhor produção de leite. Sorte ao novo secretário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês