A AGITAÇÃO COMEÇA CEDO NA SEXTA - O FIM DE SEMANA PROMETE

Às oito recebemos o primo Renato Sigiliano e o amigo Edson Cury, para o café. A broa da patroa sempre faz sucessso. Aquilo que parece linguiça é um "salaminho" do Açougue Braz Boi, de Rosário da Limeira.

Eles partiram para uma missão importante e ficamos aguardando novas visitas. Logo depois, com essas visitas, partimos em direção à Serra do Brigadeiro.
Apenas um flash na estrada, que está um tapete.
Esse é o nosso destino.
Mas temos uma escala programada aqui.
No sítio do José Carneiro. É aqui que Renato e Edson vieram. Olha quem está comigo: Adalton, ex-Caixa Econômica, e Damata. Duas feras do chorinho em Muriaé.
Adalton havia jurado que quando se aposentasse passaria a frequentar mais Belisário. Cascata dele. É a primeira vez que aqui retorna, depois de mais de 2 anos.
Esse não é um peão de obra e não está fazendo cena pra foto. Chegamos ele estava com essa lata no ombro. É o dr. Edson Cury, veterinário da EMATER, que veio orientar a instalação definitiva do biodigestor aqui nesse sítio.
Edson Cury conhece como Chiquinho a realidade de nossa região rural. Também lamenta o descaso com que vem sendo tratada a água, agora escassa em nossa região, a mortandade de peixes no Rio Muriaé... Ele tem uma proposta simples de destinação por parte do DEMSUR de 1 ou 2 % da sua arrecadação para projetos de preservação de nascentes. É o mínimo que se pode esperar de um órgão que tem a água como o seu negócio. O DEMSUR está com nova direção, com uma pessoa que me passa competência. Vamos nessa, diretor?
No finalzinho colocaremos mais informações desse projeto.
A casa da família Carneiro ficou excelente.
Pessoas alegres e de bem.
Já enchendo o reservatório, onde a descarga do vaso sanitário  vai cair, para que bactérias passem a agir junto ao material, liberando água de qualidade em padrão que permite o seu aproveitamento em muitas coisas e que não compromete o rio em que poderá ser lançada.
Mas vamos em frente! Adalton quer conhecer a Pousada Xapuri.
Fica lá no alto, mas temos mais um escala nessa casa embaixo, na direção dos galhos.
Doces da Toninha: parada obrigatória.
Laranja da terra, limão, abóbora com coco, leite... esse último não tinha hoje. Sem chuva a produção leiteira caiu muito.
A primeira porteira.
E já estamos chegando.
Cachorros sempre atentos. Nada de brincadeira no serviço.
Já tiramos muitas fotos de lá, em matérias anteriores. Um almoço nos espera lá em casa.

Depois de gratinada no forno, Mirian resolve dar mais uma maçaricada no "bacalhau ao Zé do Pipo". Agradecemos ao Azeite Galo pelo patrocínio desse almoço.
Adalton se declarou uma pessoa muito simples que come até bacalhau.
E adivinhe a sobremesa!!!  Doce de laranja da terra, da Toninha.

E assim a gente canta com Chico:

A gente vai levando essa vida...

Mesmo com toda sanha, toda façanha
Toda picanha, toda campanha
A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai levando
A gente vai levando essa manha.

Veja o que Renato fala  do biodigestor:

Hoje foi um dia especial. Instalamos quase que totalmente o biodigestor Acqualimp, doado pela Elétrica do Povo, na propriedade rural do Sr. José Carneiro, em Belisário (MG). 

O projeto é realizado através da parceria do Instituto Rio Muriaé com o Rotary Clube de Muriaé, Emater (Edson Couri), Capotaria Santos, Dr. Rafael Barreto Campos , Posto Joia, Grupo de Artesãos de Belisário (GAB) e Blog Embelisário

O primo Cleber Paradela e os amigos Adalton Pereira e Da Mata prestigiaram a instalação. Dona Elza Carneiro nos brindou com um excelente almoço e, mais tarde, bolinhos de chuva.

Comentários

  1. Uma multi-parceria , então. Experiência na propriedade do Sr. José Maria Carneiro e Dª Elza Falco, gente que quer andar pra frente e dar bons exemplos. PARABENS a todos que colaboraram, Renato !

    ResponderExcluir
  2. Legal esta jornada! Precisamos mais destas atitudes e parcerias! Agora, quanto aos bolinhos de chuva, tinham muitos bolinhos, mas nada de chuva! rsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês