UM PROGRAMA DE DOMINGO: BUSCANDO TILÁPIAS NA SERRA

Criamos tilápias com o compadre Tuti, em seu sítio, lá no alto da Serra do Brigadeiro.  Deixamos algumas no lago e hoje programamos o esgotamento deste, para retirá-las.
Essa placa merecerá uma matéria exclusiva. Uma excelente notícia para os amantes dessa região.
Vamos dar uma chegada lá e falamos sobre isso depois. Primeiro vamos falar das tilápias e outras coisas mais.
Apesar da forte seca o pasto ainda está aguentando. Até quando?
Isso aqui é muito bonito.
Com essa ida na Pousada Xapuri atrasamos e assim, quando chegamos o lago já estava esgotado.
Os filhos de Zé Inacinho haviam feito isso.
Ainda restavam muitas tilápias no lago, além de muitos quilos de cará e lambaris. Isso a gente nem interessou em limpar. 
Essa limpeza se deve à necessidade de se abrir espaço para os alevinos de truta, que foram trazidos de Campos do Jordão e estão naquele cercado dentro desse outro lago, em fase de crescimento. 
Já desenvolveram muito desde que chegaram aqui. Em breve os maiores irão para o outro lago. Lembramos que truta é um peixe muito chique,  produzido em pouquíssimas regiões serranas de Minas Gerais. Ela exige água fria, corrente e muito limpa. Isso aqui tem. 
Recolhidas as tilápias, Tuti tem algumas demandas por aqui. Tenho pressa. Meu Galo joga daqui a pouco contra o Cruzeiro. A colocação dessa peça de plástico na boca do garrote é covardia, não? É para evitar que ele mame na vaca, que já está sendo preparada para outra "gravidez".
A mãe já tem bebê encomendado.
O formato das tetas inchadas é um indicativo disso. Lembrando que o bezerro é igual a você. Demora 9 meses para se formar na barriga de sua mãe, digo, mãe do bezerro.
Nesse caso, é preciso retirar esse leite, para evitar febre no animal. Isso vai ser feito, depois de ajuntá-las no curral.
Tuti se lembrou da outra vaca que estava para dar cria. Foi lá no pasto buscar o bezerro, sempre olhando para trás. A mãe super protetora pode lha dar uma cabeçada a qualquer momento. Ela não sai de perto.
Ta aí o bichinho.
Todo recém-nascido deve ter o umbigo curado. Dr. Tuti faz isso.
E vai ficar preso essa noite. Muto fragilzinho pra ficar solto por ai. É claro que a super mãe vai ficar na porta berrando a noite toda.
E essa está sendo desleitada.
Se você não sabia de nada disso...

Comentários

Posts mais visitados do último mês