UM GIRO NO SÁBADO PELA ZONA RURAL

A amiga Nina quis comprar doces. Então vamos pro lado da Serra do Brigadeiro! A casa está lá embaixo, à direita do Pico do Itajuru.
Mirian quis dar destaque nesse símbolo do caminho rural. Como os proprietários não colocam fraldões nos animais...
A amiga gostou da vista. Pára o carro!
Silvério veio pra uma rápida prosa. Ele está criando cabritos para corte. Na volta vamos fotografar.
Não vimos o carro da família. Será?
Muita gente nos aguardando na entrada. Da família, ninguém.
Acho que  esse frango sobre a moto está saindo para alguma entrega de doces ou legumes orgânicos, que aqui são produzidos.
O olhar dessa fera indomável nos assusta.
Todos os cães atentos a cada movimento dos que aqui chegam.
Isso dá tranquilidade para os donos, quando têm de se ausentar.
E agora? Perdemos a viagem? Que nada! A porta da casa está aberta. Vamos lá para o self service.
O de leite é o melhor. Manga, laranja, limão, abóbora, cidra...
Entrona essa mulher!!!
Não sabemos ao certo o preço. Deixamos um dinheiro aproximado e um bilhete explicando. Depois fazemos o  "encontro de contas". Nem precisava deixar nada. Paga-se depois. No campo a relação de confiança é grande.
Olha aí os cabritos de Silvério. Se você quiser roubar, digo, comprar, ele sempre tem.
Na Comunidade de S. Tomé entramos nessa porteira.
Propriedade dos "Coelhos", filhos do Sr. Sebastião. Boa tarde Silvério Coelho! Final de tarde de sábado mas não tem folga. Hora de ordenha de vacas. A nossa vida na zona rural não é moleza, assim como a sua aí na cidade.
O parto, ao contrário da linha que vem sendo adotada agora com os humanos, não tem nada de "humanizado", onde o bebê logo que nasce é colocado ao lado da mãe. 

Agora a nova técnica orienta para que o leite seja recolhido e o bezerro alimentado num balde.
Argumentam que isso sacrifica menos a sua mãe, digo, a mãe do bezerro, mas na verdade isso facilita ela voltar a "dar cio" em apenas 90 dias" e volte a pegar nova cria. 
Esse cão é muito carinhoso. Adora brincar. Como não tem uma bola, faz isso com bosta de vaca. A gente pega, joga, e ele corre pra buscar. Tudo é festa!
É sempre gratificante parar aqui no Sítio do Pavão. Compramos morango e doce de morango ontem, mas queremos mais.
Marli é sua companheiraça e tem a mesma consciência ecológica que o marido. 
Luisa já está entrando no esquema. também conhece bastante das técnicas de produção de bio fertilizante.
Tinha visitas lá. A que está com a criança no colo é Juliana, Engenheira Florestal e professora do IFET ( agora IF Sudeste). O seu marido é Ricardo, Coordenador Regional da EMATER e ...
... " Pará", que veio de Belém para trabalhar junto ao  Território da Serra do Brigadeiro,  uma mobilização do  Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário,  que busca a criação de uma consciência de conservação para a obtenção de um desenvolvimento sustentável para a zona rural.
O nosso Território é constituído com os seguintes municípios: Araponga, Divino, Ervália, Fervedouro, Miradouro, Muriaé, Pedra Bonita, Rosário de Limeira e Sericita. 
Olha essa novidade! Um fogão a lenha feito a partir de um cupim. Quer coisa mais natural?
Eventualmente Pavão e Marli recebem aqui alunos para receberem noções de proteção ambiental e produção orgânica de alimentos. Você já pensou em trazer seus alunos aqui? Vale a pena. São pequenas grandes oportunidades de se formar uma geração "whatsAPP" menos consumista e destruidora da natureza, como a vida urbana vem fazendo.
"Ópera" nasceu hoje. 
Olha ai a sua mamadeira! O colostro tem essa coloração amarelada e é ótimo para a criação de anticorpos para os mamíferos recém nascidos, inclusive os humanos.
Recebi uma rápida aula sobre a produção de adubos orgânicos.
O bio fertilizante é feito com o alimento da vaca que fica retido no seu rúmem, ossos queimados... e a serapilheira, além de melado de cana, que tem o objetivo de alimentar os fungos que vão atuar junto ao fertilizante natural.

Vou contribuir um pouco para reduzir a sua ignorância, a partir da explicações que recebi e de uma rápida pesquisa no google:

Rúmen da vaca:  É um compartimento do aparelho digestivo que recebe o alimento da vaca, que desce pelo seu esôfago, após receber a sua primeira mastigação. Ou seja, é um pré-estômago da vaca e nele são  sintetizadas proteínas microbianas. Lá as bactérias começam a fermentação para digerir a comida, auxiliadas pelo movimento das paredes do órgão.

Serapilheira: É o material composto por restos vegetais como folhas, caules, ramos, frutos, flores sementes, por restos de animais, excretas e material fecal. 

Pavão pega no açougue esse material que fica retido no rúmen da vaca, depois da primeira mastigação, após morta, e o mistura com os demais componentes do seu fertilizante natural. 
Isso evita aquisição de produtos químicos vendidos no mercado.
Mas o passeio continua. Vamos agora para o "Fundão". Olha a delicadeza do pedido. Eu odeio nas lojas aquele cartaz "quebrou pagou".
A menina da porteira...
O dono da propriedade adora quando a criança faz isso. 
Viemos na casa de Aparecida. Eles nos prometeram esses coquinhos, quando fossem retirar os cachos.
Apressada, a lua chega antes do sol partir.
Olha quantos! É possível que alguém saiba uma forma de aproveitar isso em trabalhos artesanais.
Mirian usa em arranjos de Natal.
Vicente me ajuda a carregar um para o carro.
Nina também quer. 
Tá bonito o entardecer.
As duas idosas preferem o calor da cozinha. Tá gelado lá fora.
Só muito macho pra suportar. Pra quem acaba de chegar do Ushuaia...

Uma passada na casa de Dilene, Leandro e Lucas...
E caminho de casa. Uma tarde muito rica.

Comentários

  1. Nossa que passeio maravilhoso. Gostei do Self Serve, na casa dos doces e ai fiquei viajando aqui, pensando como seria bom se o povo tivesse essa cultura e fosse honesto ao ponto de entrar, se servir e deixar o pagamento. Mais isso é um sonho !!!! Infelizmente !!!!
    Gostei muito dos vigias tb kkkk. Acho que é por isso que os proprietários agem dessa forma. Pq se não pagar os vigias não deixa ir embora kkk Lindos !!!
    Cleber, que vida gostosa e quem disse que tem rotina ai. Ate tem sim , mais pra quem quer. Pq A receptividade do povo é muito gde e agente vê que eles tem prazer em receber visitas e esse contato faz muito bem pra todos.
    Agora so não gostei qdo vc se refere as duas jovens, dizendo que elas preferem o calor da cozinha kkk. Vc quiz da uma de macho como falou, mais estava ms é querendo o quentinho do fogão a lenha kkkk
    Gde abraço amigo. Brincadeiras a parte isso ai sim é vida !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lembra da ideia do Honest Box Man (Caixa do Homem Honesto) que vigora na Nova Zelândia? Pois aqui temos uma mostra de que isto é plenamente possível, EMBELISÁRIO. A produção orgânica dos fungicidas feita pelo Pavão, além de economizar, livram os alimentos dos venenos disponíveis hoje no mercado; quase todos associados e catalisadores de doenças graves.

    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir

  3. Lair,
    Gostei. Cléber precisa mesmo de palmatória, é muito "machudo", nós frágeis mocinhas cortamos uma volta com ele..
    Quanto á beleza de nosso programa, na fabriqueta de Tadeu e Toninha que são também uns doces de criaturas, o papo com o Silvério dos Cabritos, a visita ao Pavão, dos orgânicos, o por do sol no Fundão onde visitamos duas fa-
    mílias amigas, o reencontro com pura natureza fizeram realmente com que nosso sábado fosse mesmo muito bem aproveitado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês