CRAS ITINERANTE. VAMOS FALAR NOVAMENTE.

Nós fizemos uma matéria sobre isso em 6 de agosto.


Se você está com preguiça de voltar no tempo, repetimos em parte o que dissemos naquela época:

CRAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social  é uma unidade gerida pelas prefeituras, e que oferta serviços especializados às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas ...), como se vê em seu site oficial.
  
Os CRAS, embora geridos a nível municipal, tem como meta o cumprimento de um programa nacional, ligado ao Ministério de Desenvolvimento Social, denominado PAIF- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, sendo este  um trabalho "que visa o fortalecimento e proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida." 

Pois hoje essas duas estiveram aqui novamente e vieram nos visitar. Legal! Naquela matéria falei também: "...Gostei da coordenadora Paula..."
 
Paula Maria  Werneck  Lacerda  a da esquerda, coordenadora portanto do CRAS Itinerante, é muito clara e firme na exposição de seu trabalho. Não conhecia Amanda de Souza Silva, que passou a atender nossa área.

Elas estão atuando direto aqui, como mostra a escala de trabalho  lá embaixo. 
Posso passar para aqueles que como eu se preocupam com essa distribuição desenfreada de "Bolsa Família" no país, que tem mais gente preocupada com isso. A orientação municipal é a de que haja fiscalização nessa concessão. 

Explicou-me Paula que o início da concessão se dá a partir de uma simples declaração do solicitante do benefício de que realmente é uma pessoa carente. Mas o cerco às concessões irregulares vai se fechando, pelo menos em nosso município. Elas estão em processo de visita a todos os beneficiados e as concessões irregulares serão cortadas. Também analisam outras necessidades das lares visitados, buscando solucioná-las através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Eu gostei de saber disso. É revoltante perceber um recurso público sendo mal aplicado. 
Veja aí que elas estarão em Belisário sempre nas primeiras segundas, terças e quartas-feiras de cada mês.
Você pode saber mais sobre o CRAS ITINERANTE. Tem até o celular para contato.

Aproveitei para fazer uma crítica aos serviços de saúde de Belisário, que eu tenho como de um bom nível, principalmente se comparado com os de outras cidades do país.

Temos uma UBS novinha, um bom efetivo de Agentes de Saúde, ambulância, profissionais especializados em Educação Física (com ginástica 3 vezes por semana), Assistente Social, Farmácia, Nutricionista e Psicologia, além do CRAS. Só acho que tudo isso acontece de forma desconexa. Falta uma coordenação centralizada, o que otimizaria os recursos e o resultado seria mais eficaz. Tá aí a minha crítica!

Comentários

  1. Reconheço que o Bolsa Família é um programa necessário para aliviar o sofrimento - pra não dizer fome mesmo - daqueles que são realmente necessitados. Por outro lado, fico contrariado em ver meu suado imposto de renda sendo doado para um fazendeiro de 100 hectares de terra. O que eu estou dizendo é que essa fiscalização é de suma importância para coibir abusos e desperdício de recursos. E aproveito para avisar à Paula que esse meu conhecido fazendeiro-bolsista não está no município de Muriaé.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana. As distorções no Bolsa Família citadas pelo primo Cléber e pelo Dárcio Calais precisam ser corrigidas. Isto somente acontecerá no âmbito dos municípios, onde efetivamente são feitos os cadastros dos beneficiários. O Portal da Transparência do Governo Federal disponibiliza informações sobre os valores repassados aos municípios e pagos anualmente a cada um dos beneficiários.

    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês