ÁGUA - ECONOMIZAR É PRECISO

Mateus nos informou que o serviço de alto-falantes da Matriz anunciou hoje que o nível de nosso(s) poço(s) artesiano(s) encontra(m)-se baixo(s), pela falta de chuvas  que vem complicando a vida na Região Sudeste. O pedido é para que se economize água para que ela não falte.
Nos meses de abril, maio, tivemos problema no abastecimento aqui. Diretores do DEMSUR vieram para analisar o problema. Foram detectados vazamentos na rede e no reservatório e o problema sanado. 
Nessa mesma época fomos informados e divulgamos no blog, que um reservatório de 100 mil litros seria construído aqui, para que esse tipo problema não voltasse a se repetir.
Um acesso foi aberto para que o tal reservatório metálico chegasse ao local de instalação. Infelizmente a coisa não andou mais.


De qualquer forma, com ou sem o novo reservatório, o desperdício de água é evidente e tenho andado incomodado com o descaso que as redes sociais, a mídia e o poder público vem dando ao tema.
Não vejo ninguém cobrando do zé mané que faz barba com a torneira aberta, que se ensaboa também com a água jorrando, que não racionaliza a lavagem de roupas e de louças. Poucos denunciam as lavagens inconsequentes de calçadas sem vassouras, das lavagens de forma descontrolada de veículos...
Se você se hospedar na casa de um europeu, nem pense em tomar mais de um banho por dia. Aqui no Brasil isso é normal.
Precisamos rever a nossa relação com a água antes que seja tarde.

Como esse tema á muito importante, destacamos dois comentários postados na matéria, para uma melhor reflexão.

"Quando chama a atenção para a falta de água no Distrito, EMBELISÁRIO é utilidade pública mais uma vez. E é muito oportuno que um problema atual e localizado levante a discussão para a crescente escassez de água no mundo todo. O assunto me preocupa há pelo 45 anos, quando escrevi minha Monografia sobre o ciclo da água na natureza, como parte de créditos para formatura. Durante os 25 em que trabalhei no grupo Vale do Rio Doce, estive pelo menos 15 envolvido com meio ambiente, onde água sempre foi um tema relevante. Ouvi inúmeras palestras e conheci estudos de renomados cientistas. No entanto, basta uma simples observação para se concluir que em muitas regiões do Brasil e do mundo a demanda de água está muito além da disponibilidade. Para citar um exemplo bem perto de nós, qualquer sexagenário pode comparar as águas do Rio Fumaça de hoje com o volume de 50 anos atrás." 
Dárcio Calais

"Muito é véspera de pouco. O desperdício precisa ser combatido mesmo na abundância, ainda mais na escassez. Mas é sempre bom perguntar sobre o grau de resiliência do Demsur para enfrentar o crescente risco de escassez de água. Quantas nascentes a autarquia, que sobrevive da venda de água, recuperou até hoje em sua história que já beira os 20 anos? O Demsur está apenas repetindo o modelo da Sabesp. Parece acreditar que o crescimento do consumo é a melhor maneira de vender mais água e lucrar mais. A própria conta do Demsur não estimula a economia. Não importa se a pessoa consome 0 ou 10 mil litros por mês, ela sempre vai pagar o mínimo. Assim, quem se esforça para economizar 2.000 litros por mês acaba pagando igual aos que desperdiçam no máximo até 10 mil litros, por exemplo. Com o tempo, inexoravelmente, isto vai mudar. Na medida em que a conscientização de que a água é um recurso finito e está acabando, colocando em risco o funcionamento das cidades, muita coisa vai mudar.O dia em que o homem do campo receber pela água produzida em sua propriedade, a mesma que abastece a cidade, ele terá motivações para conservar. Hoje transferem o ônus da conservação, nunca o bônus, que fica todo com o Demsur e sua administração estruturalmente ultrapassada. "
Renato Sigiliano


Comentários


  1. Não é nada difícil seguir as recomendações. Aliás, elas já deviam estar sendo seguidas. Se tivéssemos cabeça...
    Você já ouviu falar em mula-sem-cabeça?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a promessa foi feita de termos um reservatório maior para que o problema não viesse a se repetir como vem acontecendo deste o início deste ano mas, até o presente momento, quase no fim do ano nada foi cumprido... Hoje o pedido nos foi feito novamente através do serviço de utilidade pública no alto falante da matriz para que economizemos água. Até quando viveremos assim aqui no distrito economizando água porque os níveis encontram se em baixo nível???
    As autoridades deveriam resolver de uma vez por todas esse problema que é a implantação de um reservatório maior.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, blog EM BELISÁRIO-MG.

    Hoje, dia 04/09/2014 (quinta-feira), ocorre a perfuração do novo poço artesiano no Distrito de Belisário.
    A seguir, etapas de tal procedimento:
    1- O acesso foi realizado com a autorização do proprietário do terreno, a quem desde já agradecemos.
    2- A contratação de serviços e aquisição de materiais na administração pública demanda tempo e procedimentos protocolares, buscamos cumprir com excelência todas as exigências para prosseguimento dos trabalhos.
    3- A contratação da empresa para perfuração do poço - tarefa que está sendo realizada nesta data - foi efetivada. O equipamento está instalado atrás da escola.
    4- Pedido de Autorização para perfuração nos órgãos ambientais realizado.
    3- O reservatório a ser instalado já está em Muriaé.
    4- A base do reservatório será construída e logo após a secagem será instalado.
    5 - O problema da escassez de água doce é uma realidade.
    6 – Contamos com a compreensão da população ( nossos amigos e cooperadores) de Belisário.

    RENATO BERNARDES
    DEMSUR.

    ResponderExcluir
  4. Solicitamos ao nosso amigo do site em Belisário fotos do equipamento fazendo a perfuração e se possível publicar no site para nosso arquivo de obras realizadas.

    seu amigo Renato do Demsur.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, a situação esta complicada mesmo. Infelizmente tem muitos que ainda não conscientizaram da situação caotica que estamos passando. Deus queira que seja passageira mesmo. !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Quando chama a atenção para a falta de água no Distrito, EMBELISÁRIO é utilidade pública mais uma vez. E é muito oportuno que um problema atual e localizado levante a discussão para a crescente escassez de água no mundo todo. O assunto me preocupa há pelo 45 anos, quando escrevi minha Monografia sobre o ciclo da água na natureza, como parte de créditos para formatura. Durante os 25 em que trabalhei no grupo Vale do Rio Doce, estive pelo menos 15 envolvido com meio ambiente, onde água sempre foi um tema relevante. Ouvi inúmeras palestras e conheci estudos de renomados cientistas. No entanto, basta uma simples observação para se concluir que em muitas regiões do Brasil e do mundo a demanda de água está muito além da disponibilidade. Para citar um exemplo bem perto de nós, qualquer sexagenário pode comparar as águas do Rio Fumaça de hoje com o volume de 50 anos atrás. .

    ResponderExcluir
  7. Muito é véspera de pouco. O desperdício precisa ser combatido mesmo na abundância, ainda mais na escassez. Mas é sempre bom perguntar sobre o grau de resiliência do Demsur para enfrentar o crescente risco de escassez de água. Quantas nascentes a autarquia, que sobrevive da venda de água, recuperou até hoje em sua história que já beira os 20 anos? O Demsur está apenas repetindo o modelo da Sabesp. Parece acreditar que o crescimento do consumo é a melhor maneira de vender mais água e lucrar mais. A própria conta do Demsur não estimula a economia. Não importa se a pessoa consome 0 ou 10 mil litros por mês, ela sempre vai pagar o mínimo. Assim, quem se esforça para economizar 2.000 litros por mês acaba pagando igual aos que desperdiçam no máximo até 10 mil litros, por exemplo. Com o tempo, inexoravelmente, isto vai mudar. Na medida em que a conscientização de que a água é um recurso finito e está acabando, colocando em risco o funcionamento das cidades, muita coisa vai mudar.O dia em que o homem do campo receber pela água produzida em sua propriedade, a mesma que abastece a cidade, ele terá motivações para conservar. Hoje transferem o ônus da conservação, nunca o bônus, que fica todo com o Demsur e sua administração estruturalmente ultrapassada.
    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir
  8. Concordo em tudo com Renato Sigiliano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês