ATÉ O FINAL DA TARDE ...

... dá pra uns rolés por BH. Caipiras quando vêm em cidade grande têm de aproveitar cada minuto. A Praça da Liberdade sempre nos fascina.

A gente observa cada detalhe. Os viadutos novos da Av. Cristiano Machado receberam nomes de mineiros ligados à cultura, principalmente escritores. É uma estupidez fazerem homenagens colocando nomes de parentes de políticos em obras públicas recém inauguradas, que nada ou pouco têm a ver com a cidade/estado. Isso deveria ser feito se o dinheiro gasto saísse de seus próprios bolsos.

Hélio Pelegrino nasceu em Belo Horizonte em 1924, Foi amigo de Fernando Sabino ainda no jardim de infância, de quem se tornaria amigo por toda a vida. Começou a escrever seus poemas em 1939. (www.wikipedia.org)
Esse dispensa comentários.Vamos vê-lo daqui a pouco.
Henriqueta Lisboa nasceu em Lambari-MG  em 1908, e  foi a segunda filha do farmacêutico e deputado federal João de Almeida Lisboa e de sua esposa Maria de Vilhena Lisa. Foi a primeira mulher eleita membro da Academia Mineira de Letras. ( www.wikipedia.org)
Eu esqueci de que se trata esse belíssimo prédio, na Rua da Bahia. Ajude aí, amigo Dárcio...
Ele já respondeu: " O prédio da Rua da Bahia - com "ares eclesiásticos" - é o Museu de Mineralogia. Muito apropriado para o estado das Minas Gerais. Visitei-o pelo menos duas vezes.Não sei se ainda é assim, mas há algum o museu ficava aberto nas tardes de domingo, período ideal para se visitar museus. Ninguém precisa ter pressa. "
A  Basílica de Lourdes é outra obra fenomenal.
Estamos na Praça da Liberdade. Já estivemos aqui nesse Museu. Mas vale a pena voltar. Com certeza é o melhor desse Circuito Cultural.  O Memorial Minas Gerais Vale  "traz a alma e as tradições mineiras contadas de forma original e interativa. Cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI.

Longe de dar visibilidade apenas a um recorte histórico, o Memorial coloca em contato direto presente e passado promovendo, com esse gesto, outras formas de aproximação do público com as questões que atravessam nosso tempo." (www.http://www.memorialvale.com.br/).

A foto abaixo é do site

Voltemos às nossas fotos...
O sobrinho Guilherme Sigiliano é nossa companhia. Formado em História, é o tipo de passeio próprio para ele. É músico e tem uma banda aqui em BH.
Falei lá na Cristiano Machado que iríamos encontrar com Carlos Drumond de Andrade. Pelo menos com seus poemas, aqui apresentados em paletós. É uma criação de  Ronaldo Fraga, de quem também vamos falar daqui a pouco..
Nascido em Itabira, em 1902, Drumond foi um poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Os paletós certamente que têm muito a ver com sua carreira no serviço público, onde ingressou em 1934, transferindo-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 
Já reclamei da outra vez e não tomaram providência. Cadê Belisário nesse mapa. Se tem até Muriaé, Rosário da Limeira, Ervália... Estou mostrando com o dedo para a museóloga, para ela acrescentar. Falta de respeito!
Midiateca, com diversas  expressões culturais mineiras.
Olha a beleza dessa escada!
Genial essa sala, onde é contada na TV a história da formação de Belo Horizonte. Pelo que ouvimos e depois de uma pesquisa no google, resumimos que...
Até o século XVII, o atual estado de Minas Gerais era habitada por índios do tronco linguístico macro-jê. A partir desse século, essas tribos foram quase exterminadas pela ação dos bandeirantes procedentes de São Paulo, que chegaram à região em busca de escravos e de pedras preciosas.

Tudo começou num a imensa faixa de terras ao largo do Rio das Velhas com obandeirante Paulista Bartolomeu Bueno da Silva (mais tarde Anhanguera II), que para aqui veio  à procura de ouro. Ele ocupou, em 1701, a Serra dos Congonhas (mais tarde Serra do Curral) e suas encosta.
O povoamento aos poucos foi se firmando, de forma tal que, em 1707, já aparecia citada em documentos oficiais. 
BH foi projetada por Aarão Reis entre 1894 e 1897, sendo uma das primeiras cidades brasileiras planejadas. Ele, engenheiro e urbanista paraense, foi nomeado para fazer o levantamento do local apropriado para a construção da nova capital do estado de Minas Gerais. Após o levantamento, Aarão Reis permaneceu como chefe da comissão que construiu a capital.



Aqui também se toma conhecimento dos muitos fantasmas que rondaram e ainda rondam BH. a "noiva do Bonfim" ainda aparece lá perto do cemitério de mesmo nome. Dárcio pode confirmar isso.
De repente as luzes da sala começam a apagar, ruídos estranhos invadem o salão e um grito assusta a todos.
Fantástica a narração da influência negra na formação de Minas Gerais, feita através dessa projeção em uma grande mão, com a voz saindo da figura daquela escrava no alto. De onde vieram os escravos, para onde foram, os castigos a que foram submetidos... Também dos índios e imigrantes brancos.
A melhor de todas as salas. Aqui você toma uma bela aula da Inconfidência Mineira e, através dessas TVs, participa de reunião dos inconfidentes, representados por atores. As falas vão se alternando nas TVs e você somente gira a cadeira para ver.
O nosso herói Tiradentes, representado na tela cuja foto vem abaixo. Tem gente que acha que foi Ronaldinho Gaúcho foi o nosso maior herói, por ter levado o Galo ao título da Libertadores.
O devasso Padre Rolim e o Padre Toledo...
O traidor Silvério dos Reis...
A musa da Inconfidência, Marília de Dirceu...
Não fotografamos todos.  Os poetas Cláudio Manuel da Costa, Inácio José de Alvarenga Peixoto e sua esposa  Bárbara Heliodora, Tomás Antônio Gonzaga,..


Bonito assistir a Vila Rica sendo acordada pelos galos, sinos das igrejas...
Uma apresentação de fazendas mineiras.
São dezenas de ônibus ao longo da Praça, trazendo estudantes para visitarem o Circuito Cultural.
Os que moram longe da capital e de grandes centros deixam de colocar seus estudantes em pé de igualdade. Se bem que Muriaé também têm espaços culturais  que poderiam ser visitados pelos estudantes de Belisário. O que será que falta pra isso acontecer?

Confira lá: http://www.fundartemuriae.com.br/conteudo/conteudo.php?id=14
Uma sala para curtir cantores e bandas mineiras. Milton Nascimento é nosso maior ídolo. Fernando Brant, Wanderleia, Pato Fu, Skank, Sepultura... 

Com um toque no nome projetado pela luz você recebe informações a respeito.
E tira uma foto...
... para entrar para a galeria da história de Minas.
Mais estudantes...
Vamos pra outro espaço cultural. Esse fica ao lado, mas não vamos entrar dessa vez. O tempo está correndo.
Viemos conhecer a Casa Fiat de Cultura, em prédio anexo ao Palácio da Liberdade. Lembramos que todos esses prédios do Circuito foram liberados após a transferência de todas as Secretarias de Estado que aqui funcionavam, para a Cidade Administrativa, lá depois de Venda Nova. 
Uma turminha miúda estava lá visitando o espaço.
Aqui está acontecendo uma exposição de Ronaldo Fraga, inspirada no pintor brasileiro Cândido Portinari.
Deixa de preguiça e leia:
"Ronaldo Fraga considerado o maior estilista mineiro. Ele graduou-se em estilismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, estudou em Nova York, cursou a Parson's School com a bolsa que recebeu por ter vencido um concurso da empresa Têxtil Santista. Em Londres, aprendeu chapelaria na Saint Martins e, junto com o irmão, abriu uma pequena produção de chapéus, vendidos nas famosas feiras de Camden Town e Portobello.
Em 1996, participou do Phytoervas Fashion, em São Paulo. Em 1997, ganhou o prêmio de estilista revelação. Logo em seguida lançou a sua marca própria. Após participar da semana de moda Casa de Criadores, Fraga foi convidado a entrar no São Paulo Fashion Week e desde então desfila nas duas edições anuais do evento. Logo na segunda participação, as roupas para o verão 2001-2002, inspiradas em Zuzu Angel, foram indicadas como melhor coleção feminina de 2002 para o prêmio Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil." (www.wikipedia .org)


Muito interessante aqui a história de recuperação do quadro de Portinari CIVILIZAÇÃO MINEIRA, por restauradores mineiros, aqui nesse espaço.
E a exposição dos modelitos de Ronaldo Fraga. O piso é todo de café torrado, em grãos. Um cheiro forte e gostoso exala aqui.
Esses dois manequins vocês já conhecem.
Aí está o quadro restaurado.
E aqueles dois manequins, ou manezins.
A gente que é capiau vê e fotografa. Não conhecia essa máquina. Você aperta e coloca o vinho na taça.
Já estamos de volta, para pegar o carro nos prepararmos para outro sacrifício. 
Depois a gente fala.

Comentários

  1. A localização de Belisário está equivocada, Belisário fica na parte da raquete da área do município de Muriaé.
    Concordo que está fazendo falta no mapa...

    Grelson Clemente

    ResponderExcluir

  2. Fui também a BH com o embelisario9mg e passei uma tarde maravilhosa... só não provei o vinho nem comi do bolo "marmorizado", que deviam estar ótimos também !

    ResponderExcluir
  3. Acho que a minha mão está atrapalhando ver a tal raquete que Grelson falou.

    ResponderExcluir
  4. (Com algum atraso porque estava em viagem.)

    O prédio da Rua da Bahia - com "ares eclesiásticos" - é o Museu de Mineralogia. Muito apropriado para o estado das Minas Gerais. Visitei-o pelo menos duas vezes.Não sei se ainda é assim, mas há algum o museu ficava aberto nas tardes de domingo, período ideal para se visitar museus. Ninguém precisa ter pressa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês