UM BRASILEIRO BRILHANTE


"Um carioca de 35 anos se tornou o primeiro brasileiro a receber a prestigiada Medalha Fields, considerada o prêmio Nobel da matemática. Artur Avila foi anunciado como merecedor da láurea máxima da União Internacional de Matemática (IMU, na sigla em inglês), durante o Congresso Internacional de Matemáticos, nesta terça-feira, quarta de manhã em Seul, na Coreia do Sul, onde o evento acontece. A medalha é entregue a cada quatro anos, a no mínimo dois e no máximo quatro profissionais com menos de 40 anos cujos trabalhos um comitê secreto julga terem sido fundamentais para o avanço da matemática. Junto com Avila, este ano a Fields foi entregue também ao canadense Manjul Bhargava, ao austríaco Martin Hairer e à iraniana Maryam Mirzakhani. Ex-aluno de duas escolas tradicionais do Rio, os colégios Santo Agostinho e São Bento, o calculista coleciona medalhas desde os 13 anos, quando ganhou um bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 1992. De lá até receber a sonhada Fields, Avila conquistou alguns ouros em outras edições da olimpíada e concluiu seu doutorado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em 2001, aos 21 anos. Hoje, divide seu tempo entre o Impa, onde atua como pesquisador extraordinário, e o trabalho de diretor de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França, em Paris."

Ele vai receber um prêmio de 31,3 mil reais, que significa nada se comparado com um cachê de um artista medíocre no país, ou com o bicho pago a cada jogador brasileiro depois do vexame na Copa. Mas vale muito para o Brasil.


Comentários

  1. Através de EMBELISARIO, vamos mandar respeitosos parabéns ao nosso patrício "boa cabeça". Afinal, não é todo dia que brasileiros se destacam fora do futebol da Fórmula 1.
    É gratificante saber que ele vai continuar trabalhando, produzindo e brilhando, mesmo tendo recebido esse "estratosférico premio" de 31,3 mil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês