PROJETO JOVEM CIENTISTA NA ESCOLA ESTADUAL

Fiquei com algumas incumbências depois da reunião de ontem do Conselho, para a organização da FABEL. Já pela manhã fui na Escola Estadual para dar andamento.
Mantivemos contato com representantes do 3º Ano do Ensino Médio e eles aceitaram o desafio de montagem de uma exposição com produtos da terra e artesanatos da região, em espaço para eles preparado no evento.
No caminho este destaque: Zezinho dando uma limpeza no "orelhão" defronte à sua casa.
Gestos como este a gente já quase não vê.
Opa! Quem é esse gringo? É nada! Trata-se de Breno, um gaúcho que está desenvolvendo o Projeto Jovens Cientistas com alunos da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas.
Voltamos lá a tarde para registrar isso. 
O projeto já vem sendo desenvolvido há algum tempo pela ONG Amigos da Iracambi, e consta de palestras, aulas teóricas e visitas técnicas para a prática de estudos de solos, medidas de índices pluviométricos, identificação de espécies, e conhecimento sobre as riquezas que a biodiversidade da Mata Atlântica oferece.
Como se vê, o objetivo hoje era despertar nos alunos a necessidade de procederem preliminarmente um diagnóstico do ambiente e ser estudado e posteriormente trabalhado. Depois disso irão fazer uma visita ao Sítio do Pavão.
Estão fazendo um mapa de Belisário, destacando os seus pontos principais?
Gente nova na área. ..
Ele já é bem conhecido. Já está integrado ao nosso distrito participando da equipe do Frei Gilberto e se dedica integralmente a atividades rurais. Está apoiando a área de comunicação da ONG Amigos da Iracambi
Mas ela nós conhecemos agora. É Mukhaye, uma simpática keniana, da cidade de Nairóbi, fazendo naquele país da África, mestrado em Recursos Hídricos. Fiquei sabendo que Nairóbi significa "lugar de água doce em abundância". Ela está mapeando as fontes hídricas das 2 Áreas de Preservação de Rosário da Limeira, na Serra das Aranhas e na Babilônia.
Fomos levá-la para conhecer a produção de doces de Calaisinho. Gostou !
Ao seu lado, Guilherme, um paulista de Jaú, que também integra a equipe da Iracambi, na área de Comunicação, fazendo o link com os gringos que vêm para fazerem estágio, em sua maioria, em nível de mestrado.

De vez em quando vamos dando notícias desse projeto.

Comentários

Posts mais visitados do último mês