PRESIDENTE E GOVERNADOR VISITAM BELISÁRIO

Com satisfação, recebemos hoje para um almoço em nossa casa, o Presidente do Rotary de Muriaé o Dr. Rafael Campos  e o Governador do Distrito 4.580 do Rotary, Dr. Paulo Cézar de Oliveira, residente em Manhuaçu.
Eles foram trazidos pelo primo Renato Sigiliano, na extrema esquerda. Ao seu lado o Presidente e na extrema direita o Governador.
Primeiro vamos comer, depois a gente fala mais sobre a vinda deles. Servindo uma pinguinha no coco, Paulo, do Cartório de Registro Civil, de Muriaé. Ao seu lado, Marcopolo de Araujo, aposentado do Banco do Brasil.
Se fosse um encontro com meus irmãos maçons, mulher não entraria, mas como se trata de rotarianos, convidei a amiga Nina. Também estaríamos comendo um bode, e não um churrasco.
O pessoal de Muriaé certamente conhece esse da extrema direita. Trata-se de Moacir Santos, dono da Caposan,  uma empresa especializada em bancos, capas e estofados de automóveis.
O mundo é pequeno. O Presidente Paulo Cézar formou-se em Odontologia junto com Marília, irmã de Mirian, na UFJF.
O Presidente, Dr. Rafael, cirurgião plástico em Muriaé, também é primo de Mirian, pelo lado  "Campos". Os bisavós de ambos eram irmãos.
Paulo, do Cartório,  é filho de Dr. Paulo Cézar.
Conheça mais um rotariano: Ranielle da Mata. É proprietário da Agrovale, que comercializa máquina para a agricultura e produção rural em geral, rações e produtos veterinários.  Moacir da Caposan ao seu lado.
Muita gente importante em nosso distrito.
Na extrema direita Dr. José Antunes, advogado. Aliás, parabéns para nós! Hoje é o Dia do Advogado.
Bem, eles não vieram aqui só para almoçar. Vamos ao trabalho. O Rotary é parceiro do projeto experimental de instalação de um biodigestor  na propriedade do Sr. José carneiro. A Elétrica do Povo doou o equipamento e o Rotary os canos, e conexões.
Então fomos lá para eles verem o projeto.  
Essa bica sempre aparece no EMBELISARIO. Ela mata a sede de pessoas e animais que por aqui passam.
Aqui houve a recuperação dessa nascente, através de um projeto do próprio Renato Sigiliano. As árvores estão crescendo.
O casal José e Maria Carneiro são exemplos em termos de consciência preservacionista.
Vamos lá para eles conhecerem o método que estão apoiando.
Um intervalo para mostrar esse lindo pé de urucum. Com ele se faz o coloral, um corante para alimentos. Mas também é recomendável para baixar o colesterol, segundo 
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071202043643AAmwWcM

"Para baixar a taxa de colesterol no sangue, coloque 03 sementes de urucum em meio copo d'água, deixe descansar durante a noite e, no dia seguinte, pela manhã em jejum tome a água com as sementes. 
Para ajudar a controlar faça exercícios físicos, mantenha a mente equilibrada e uma alimentação natural a base de frutas, verduras, legumes e cereais, evitando gorduras e frituras."
Ai está o biodigestor. Segundo Renato, ele é recomendável para a coleta e tratamento de águas dos sanitários de uma casa com até 5 pessoas. 
Os resíduos que dele saem,  na forma líquida, podem ser aproveitados para regar plantas, lavar áreas, currais... ou mesmo serem lançados novamente na natureza.
Um passeio pela propriedade...
... para visualizar as carpas coloridas.
Logo embaixo fica a Cachoeira do Nahor. Fomos lá para que alguns pudessem conhecê-la.
Nunca vi essa cachoeira tão vazia. Muito triste e preocupante. O objetivo de empresas e instituições apoiarem projetos como esse é justamente garantir a vida nesse planeta. Esgotos lançados nos rios é algo estúpido. É preciso mais apoio e incentivos públicos e privados para acabarmos com isso em nossa região.
Uma foto oficial, sem o Professor Renato, que está atrás da câmera.
Maravilha pessoas estarem voltadas para a melhoria desse planeta. O Rotary, assim se define, em seu site oficial: "Somos 1,2 milhão de vizinhos, amigos e líderes comunitários que se unem para criar mudanças positivas e duradouras em nossas comunidades e pelo mundo afora,"

Veja agora no Wikipedia:
Rotary Club é um clube de serviço presente em todo o mundo e fundado nos Estados Unidos. O Rotary é ao mesmo tempo uma organização internacional voltada para compreensão e concórdia universal, um movimento de estímulo a uma ação profissional e comunitária ética é responsável e, principalmente, milhares de clubes que reúnem pessoas e famílias com certas afinidades e que compartilham momentos de companheirismo e de trabalho comunitário. O Rotary abriga mais de um milhão de indivíduos em quase duzentos países e regiões administrativas


Comentários

  1. Meus agradecimentos aos queridos primos Mirian e Cleber. Mais uma vez vocês contribuíram para mais um dia memorável pra mim. A parceria do Rotary com certeza vai alavancar os projetos de recuperação de nascentes e instalação de biodigestores na bacia do Rio Fumaça. Os primeiros projetos realizados na propriedade do Sr. José Carneiro servem como excelente indicador neste sentido.

    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela recepção maravilhosa, e parabéns pelo trabalho desenvolvido em Belisário.

    ResponderExcluir

  3. Tive muita satisfação em conhecer o pessoal do Rotary e rever o amigo, gestor ambiental, Renato Sigiliano. Voltem mais. Belisário quer muito cuidar do meio-ambiente e suas riquezas naturais e precisa de parceiros tão empreendedores como os rotarianos.
    Obrigada, Cléber, Mirian e Renato, por oportunidade tão agradável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês