CRAS ITINERANTE PARA ATENDER BELISARIO

Temos correspondentes formais e informais, para atender o EMBELISARIO. São aquelas pessoas que dão a dica pra gente correr atrás de uma matéria. Foi o que aconteceu hoje com Marcilene, que nos avisou que profissionais de Serviço Social passaram a fazer visitas à Escola Municipal Maria Amélia Meireles Calais, onde ela leciona. Então fomos lá para conferir.
Conhecemos Paula Maria Werneck, no centro da foto e Marli Aparecida de Silva. Na extrema direita Lalá, diretora da Escola. Paula passará a coordenar o CRAS Itinerante, recém criado para atender os distritos.
CRAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social  é uma unidade gerida pelas prefeituras, e que oferta serviços especializados às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas ...), como se vê em seu site oficial.

Muriaé dispõe de 4 CRAS, em bairros, e agora a Secretaria Municipal de desenvolvimento Social viu por bem criar essa quinta unidade. Os distritos agradecem.


Os CRAS, embora geridos a nível municipal, tem como meta o cumprimento de um programa nacional, ligado ao Ministério de Desenvolvimento Social, denominado PAIF- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, sendo este  um trabalho "que visa o fortalecimento e proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida." 



Gostei da coordenadora Paula e da Assistente Social Marli. Começaram agora o trabalho, mas já demonstram conhecimento dos principais problemas sociais do lugar. Estão levantando as famílias em situação mais críticas, já buscando atender emergencialmente pelo menos dois casos identificados e por elas visitadas. Farão um cronograma estabelecendo as datas em que estarão presentes aqui.

Os CRAS têm também o papel de gestão do Programa Bolsa Família, buscando solução para aquelas famílias que não vêm recebendo o benefício, e também fiscalizando a má utilização por parte daquelas que não deveriam estar recebendo. Por ambas as ações a sociedade agradece.
As famílias devem ter suas informações anotadas nesse prontuário, idêntico às fichas do SUS, onde serão lançadas as ocorrências constatadas na esfera social.


Sugerimos a elas a vinda de alguém da Secretaria Municipal de desenvolvimento Social para uma reunião com a comunidade, explicando as áreas de competência do CRAS, PSF e NASF. Se não se integrarem, certamente que forças serão dispersas.

Comentários

Posts mais visitados do último mês