RETORNAR PRA CASA É SEMPRE BOM

Com vovó na cozinha tem de sair biscoitinhos. Foi assim a nossa última noite em SP. As natas levadas de Belisário vão virar biscoitos para Léo. Luisa foi com uma amiguinha para o litoral e assim ficou pouco com a gente dessa vez.
Isso com a imprescindível ajuda do garoto.
O genro Tiago imagina-se um pizzaiolo. Jogar massa pro alto ele sabe. 
Essas agradáveis convivências estavam com as horas contadas. Cedinho colocamos o carro na estrada. Demos uma variada no percurso. Como precisamos passar por JF, optamos pelo Sul de Minas.  Ainda em território Paulista, na Fernão Dias, em direção a BH.
O percurso aumenta e o tempo de viagem também. Fica mais barato pelo preço dos pedágios. São apenas 3 de R$ 1,50 cada. Pela BR 040 e Dutra passa de R$ 50,00.
Agora sim, entrando em Minas. Extrema, como o próprio nome sugere,  é a primeira cidade
A grande vantagem desse percurso é a beleza da região. Um lugar que você não pode deixar de ir é Monte Verde. Sai da Fernão Dias em Camanducaia  e sobe 30 km. É seguramente o melhor local de turismo em Minas.
E vamos nós...
A riqueza do Sul de Minas impressiona. Plantações diversas... aqui morangos.
E muitas indústrias. Qualquer cidadezinha tem o seu polo industrial operante. 
Além da beleza natural, que atrai muito turismo.
Cidades polos em termos de educação e empresas de  tecnologia.
Vamos deixar a Fernão Dias e entrar aqui.
Para ter a sensação de ter uma estrada pra chamar de sua.Nenhum caminhão e quase nenhum carro de passeio a gente vai pegar pela frente.
Com direito a uma bela paisagem.
Vamos em frente...
Chácaras charmosas...
O visual só não está melhor pela falta de chuvas na região e por estar sendo fotografado através do vidro do carro. 
Com certeza esse aviso não é para esse fusca.
Ou sai da frente  ou eu passo por cima.
Estamos dentro de Lambari.
Faz parte do Circuito das Águas de Minas. Olha o parque das águas da cidade! No passado as famílias tradicionais vinham passar férias nessa região. 


No http://pt.wikipedia.org/wiki/Lambari_(Minas_Gerais) a gente pode ler:


"O povoado certamente foi fundado em 1834 pelo médico Inglês Thomaz Crockane, que radicado em Campanha, se interessou em clinicar com o uso das aguas, e daí então se mudando para o lugar das fontes mandou eregir as primeiras casas de hospedaria e repouso para quem buscava cura nas "águas santas" ou Águas Virtuosas como ficou mais Conhecida.
A cidade é bastante procurada pelas suas destacadas belezas naturais, clima e principalmente pela água mineral, eleita no passado como a 3ª melhor do mundo e capaz de curar doenças. Há, originalmente, sete fontes dentre as quais a Nº 1 e a Nº 2 compõem a maior fonte de água mineral naturalmente gasosa do mundo."


Passeios de charretes dão um charme à programação. turística
Essa foto foi tirada do google. É o Palácio do Cassino do Lago. Foi construído em 1909
Essa parada é nova.  A Venda do Chico fica bem próximo de Caxambu.

Todo o charme de Minas.
Logo à frente, Caxambu. A gente passa por fora da cidade. Outra estação de águas.
Prá direita vai sair na Dutra, perto do divisa RJ / SP.
Nós vamos à esquerda, na direção de JF
Ainda tem chão pela frente. Mas a estrada continua muito boa.
Um belo visual. Aqui também sai na Dutra, perto de Resende. Já passei por aqui, desviando pelo Vale do Alcantilado. Belíssimo.
Vamos passar lá...
Outra parada. aqui já somos fregueses.  Muito show!
Olha quem eu encontrei lá! Há muito anos não  via Ênio, mesmo porque não o conhecia. Em poucos segundos soube que é um poderoso empresário de Barra Mansa e que vai ser eleito prefeito lá. Vai virar leitor do EMBELISARIO.
Agora a fotógrafa e assessora do blog. Vai admirando a paisagem e clicando.
São os proprietários do comércio. Bastante reservados.
Mais boas lembranças. Vi essa ferrovia nascer, e participei indiretamente de sua construção, quando Engenheiro  Residente da RFFSA, em Conselheiro Lafaiete, aqui perto. 
Fica próximo à cidade de Bom Jardim de Minas.
Juiz de Fora à vista. 
Esse desvio de rota tinha como objetivo uma ida à UAI -  Unidade de Atendimento Integrado, em Juiz de Fora. Mirian e eu fomos pegar os passaportes renovados. Um excelente serviço é prestado através desse programa estadual,  e tivemos a oportunidade de conhecer Franciene, chefe de RH  daquela unidade. 
Às 19:30 chegamos em Beli. O programa de hoje  é torcer pelo Brasil, contra a Alemanha.

Comentários

  1. Gosto muito de acompanhar estas viagens pelo Google Maps...
    Aquardando atualização do nosso Belisário...

    Grelson Clemente

    ResponderExcluir
  2. Vou lhe sugerir um outro trajeto, nunca fiz, porém pelo google maps parece que é muito bonito.
    Sair de São Paulo e ir para Volta Redonda - RJ - pega a RJ 153 rodovia Gecy Vieira Gonçalves (494) vai para Nossa Senhora do Amparo (RJ), em seguida vai para Santa Isabel do Rio Preto (RJ) pega a RJ 137 sentido MG, assim que passar a divisa de estado RJ/MG pegue a direita a RJ 151 e segue adiante ate a cidade de Rio Preto que fica do lado de MG, ai terá 2 opções: seguir na RJ 151 sentido a BR 040 em Comendador Levy Gasperian OU a MG 353 sentido a Santa Bárbara do Monte Verde e Juiz De Fora... Boa Viagem... kkk...é só uma sugestão.

    Grelson Clemente

    ResponderExcluir
  3. Enio Oliveira Andrade11 de julho de 2014 às 17:54

    Vim conferir se fiquei bem na foto!! rsrsrsrs
    É sempre bom conhecer pessoas simpáticas por onde passamos. A foto ficou ótima, mas tenho que fazer uma retificação: sou engenheiro e não pretendo ser prefeito nunca, foi só uma brincadeira do meu amigo, nos desculpe. Se quiser uma ótima sugestão de passeio? Conheça São José do Barreiro - SP, fica na antiga Rio - São Paulo. Um abração pro amigo relâmpago. rsrsr




    ResponderExcluir
  4. Um abraço, Ênio!
    Gostei do seu jito brincalhão, na hora da foto e gostei da sua sugestão. Vou ver no google maps maiores informações sobre S. José do Barreiro. De fato tenho andado com muita vontade de pegar a região da antiga Rio-SP. Já há muito não passo por lá.
    Vou ver também essa sugestão de Grelson.

    Um abraço a ambos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês