PREPARANDO BELISÁRIO PARA O CORPUS CHRISTI

Essa é uma celebração riquíssima aqui em Belisário. A comunidade se organiza, mobilizando gente de todas as idades para essa celebração católica.
O trabalho aqui está se iniciando.
A rua principal é isolada.
Tem orientação também da professora Simone. Essa equipe trabalha a partir da Praça da Matriz.
E os símbolos começam a aparecer. Eles se relacionam com a Eucaristia, um sacramento dos cristãos.


Esse sacramento foi instituído como relata Mateus 26: Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo". Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês.

Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.


Todas as igrejas cristãs tradicionais guardam com respeito a eucaristia, ou "Santa Ceia". Afinal, foi Cristo quem a instituiu.



O tapete ainda não está completo. 
Há uma grande equipe só fiscalizando o trabalho.


Uma Outra equipe trabalha na parte baixa da rua, p
róximo à Igreja de Santa Luzia.

A pomba está relacionada ao Espírito Santo
O cálice da nova aliança.
Um bazar foi instalado na pracinha.
José Antônio e Lurdinha fazem parte do Conselho da Igreja de Santa Luzia.
Como já informamos aqui no blog. nesta noite teremos a inauguração das obras na Capela, que passará a ficar permanentemente aberta para orações por parte dos fiéis
Também será inaugurado esse sacrário, lugar onde são conservadas as espécies eucarísticas.
Equipe que trabalha na Igreja de Santa luzia e outros que ajudaram na criação do tapete.
Agora, no final da tarde,  a obra está quase pronta. É a primeira vez que se estende um tapete em toda essa extensão da rua. Nos anos anteriores somente era feito na região da Praça da Matriz.

                 
   
  
Últimos retoques.
Mateus, que está ligado às lideranças da Matriz, já se encontrou com a equipe da parte baixa.  Acabamento final, com Lurdinha e Caio.
Essa festa tem muito a ver com Minas Gerais, onde todas as suas cidades históricas se mobilizam, já há anos, na criação de tapetes pelas ruas. Uma bela tradição.
A  cruz é o símbolo maior de nós cristãos. A uva liga ao vinho da comunhão.
A principal matéria prima é o "pó  de serra", que deve ser molhado para ajudar na consistência, para um melhor manejo.Os cachorros ajudam nisso.

                          
                             
  

Veja mais sobre essa data:
O Corpus Christi  uma festa católica realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima  Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao  sécula XIII, quando a Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV em  11 de agosto de 1264.
Para um maior esplendor da solenidade, desejava Urbano IV um Ofício para ser cantado durante a celebração. O Ofício escolhido foi composto por São Tomás de Aquino cujo título era Lauda Sion (Louva Sião). Este cântico permanece até a atualidade nas celebrações de Corpus Christi.

Comentários

  1. Parabéns ás lideranças e equipe que trabalhou unida, o resultado foi esse lindo e grandioso tapete, com enorme criatividade. A igreja de Santa Luzia ficou linda, além do animado show, que esquentou a noite!
    Lenir Rodrigues

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês