PASSEANDO COM OS BAIANOS EM JF

Lembrando que são baianos genéricos. Ademir e Vânia gaúchos. Marco mineiro e Helô fluminense. Mas não creio que retornem para as suas origens.
No sábado, no café da manhã no hotel... Um dia cheio pela frente
... e vamos pra rua. Saí na frente, me desencontrei deles,  Mirian ficou no hotel me esperando...Pronto! O reencontro foi na Batista de Oliveira.
Vamos dar uma passada no Instituto Granbery da Igreja Metodista, meu ex-colégio. Ademir tem relações gerencias com a instituição e Helô , quer conhecer  essa bela arquitetura que aparece na foto abaixo. Não podendo deixar de citar que Vãnia é arquiteta.
Duas dessas janelas foram meus quartos, quando aí estudei interno, nos últimos anos da década de 60. Muitas boas histórias pra contar. Algumas nem podem ser contadas
Um giro pela praça de esportes. Mudou tudo por aqui. Pra melhor.
A beleza daquele casarão impressionou Heloisa. Além da beleza arquitetônica, muita coisa boa aconteceu por ali. 
Essa foto tirei no google. Muitos granberyenses choram com as boas lembranças aqui vividas.


O campo de futebol é um dos poucos que restou em JF, principalmente na área central da cidade. Mas esse também está por pouco. Já tem negociações para a sua venda, como vem acontecendo aceleradamente nas instituições metodistas no Rio, em Porto Alegre... A Igreja Metodista, embora não assuma, está se desfazendo de suas instituições de ensino, declarando que isso não está mais na sua linha de prioridades. Com certeza não está. Afinal sobre o colégio pode-se ler em seu site que: "o fim básico da existência do Granbery é inspirar a vontade de pensar e ser livre para pensar".  Na verdade isso faz parte do pensamento de John Wesley, fundador do metodismo "pensar e deixar pensar". Outra verdade é: o que a Igreja Metodista menos quer é que os seus membros pensem.
Muito triste! Desliguei-me dessa Igreja, mas ninguém me tira a condição de metodista. Quero morrer com ela.
Na volta para o hotel uma passada pelo calçadão. É aí que todos se manifestam e tudo acontece. Nessa banca estão recolhendo assinaturas para a criação do Partido Militar Brasileiro. Viva o deixar pensar! Viva a democracia!
Uma tentativa de tirar umas fotos do Cine Teatro Central... não se consegue. Já por duas outras vezes tentei levar amigos visitantes ai, só pra dar uma espiadinha da porta, mas a moça joga duro. Rodei a baiana dessa vez, falei que ela estava  sendo descortês para com uma doutora em museologia e uma das maiores autoridades em preservação patrimonial  da América Latina, consultora da UNESCO para a preservação... Após ela se identificar a moça permitiu essa espiadinha, mas muito a contra gosto e com pouco humor.
Um passada na casa dos amigos Reginaldo e Zélia, pais do noivo. afinal, esse é o motivo de nossa vinda a JF. O casamento de Mayer e Carolina. Reginaldo trabalhou conosco como  Gerente de Obras do IPAC, lá em Salvador, quando Heloísa Helena era a Diretora Geral daquele órgão de preservação e eu, o seu adjunto. Como canta RC:
O que foi felicidade,
me mata agora de saudade

Velhos tempos, belos dias

De olho na telinha pra ver o amistoso do Brasil.
Agora vamos fazer uma montagem. Já falamos mais de uma vez que esse blog não tem compromisso com nenhuma técnica.  Fomos nos preparar para o casório, que aconteceu às 12 horas. 
Pois bem, já fomos no casamento e na sua bela festa. Tudo aconteceu aqui no Bairro São Pedro. Mas vamos falar sobre isso na matéria seguinte.
Saímos de lá por volta das 16 horas e fomos rodar mais. Agora uma volta pelo campus da UFJF. Isso interessa a todos, e principalmente a Heloísa, já que é professora da UFBA.

Levaram uma ótima impressão. Muito bem mantidos os seus prédios.
Olha o padrão de um de seus restaurantes!
Saindo do campus para ...
...o Morro do Cristo.
A história é sempre importante. Essa altitude com certeza está errada. Outras fontes apontam para 930 metros. 
Trajes remanescente de um casamento.
Mostrando tudo de JF. 
Poucos bairros ficam de fora.


Está na hora, né Vânia ?


O sol já está se pondo a gente ainda vai conhecer a vida noturna de JF.
                 

Comentários


  1. Nenhum comentário ?
    Só se não fosse Juiz de Fora.
    Que saudades, fotos lindas, lugares e frases que só o nosso blogger sabe criar
    "para enfeitar o dia e a noite do meu.... nossa Juiz de Fora " !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês