É NOITE DE SÃO JOÃO...

Longe de ter uma comemoração no nível daquelas que acontecem no nordeste brasileiro, a data por aqui nunca passa em branco.
Fomos ontem no Sítio da Amizade, na Comunidade Santa Catarina, dos amigos Vicente e Adir. A comunidade pertence a Belisário, mas tem uma forte relação com Rosário da Limeira, que tem maior presença por lá.
A dupla Gil & Cristiano, de Muriaé, animou a noite.
Os afilhados Luizmar e Sheila foram comigo.
Muitos outros casaizinhos. Afinal, a noite de São João guarda um certo romantismo. Você é da época em que faziam presepadas nessa noite, para arranjar casamento?  Vamos lembrar algumas dessas simpatias:

1. Quem será?
Na noite de São João, de 23 para 24, enfie uma faca nova em uma bananeira. No dia seguinte, bem cedo, ao retirar a faca, nela você vai encontrar escrito o nome do futuro amor.

2. Será que vou me casar?
Na véspera do dia de Santo Antônio pegue um copo branco, novo, e à meia-noite coloque água. Em seguida, quebre um ovo gelado dentro do copo, cuidando para não arrebentar a gema. Deixe o copo no sereno pelo resto da noite. No dia seguinte, antes do nascer do sol, pegue o copo e observe: se estiver coberto por uma névoa branca é sinal que você vai se casar antes do dia de Santo Antônio do ano seguinte. Se não…

3. Magia no papel
Na noite de São João,  corte papéis em pedaços pequenos e escreva neles os nomes de vários pretendentes. Em seguida, enrole-os e coloque-os em uma bacia com água. O papel que desenrolar primeiro indicará o nome do futuro companheiro.
4.Jovem ou velho?
Na noite de São João, passe um ramo de manjericão sobre a fogueira e jogue-o sobre o telhado de sua casa. Se no dia seguinte ele ainda estiver verde é sinal de casamento com jovem. Se estiver murcho, com pessoa velha.
5. O poder do carvão I
Retire dois pedaços de carvão da fogueira de São João. À meia-noite, coloque os carvões em uma bacia com água. Se o maior afundar, é porque o marido vai morrer primeiro. Se os dois afundarem, o casal vai morrer junto. Se os carvões boiarem, o casal terá vida longa.
6. O poder do carvão II
Depois de apagada a fogueira, os carvões que restam têm poderes extraordinários. Por exemplo, andar com um pedaço deles no bolso traz felicidade e dinheiro o ano todo.

Quer mais? : http://www.saojoaobahia.com.br/a-festa/simpatias/ 

Agora você já sabe... No ano que vem,..
Olha o Vicente da Pinga, o dono da casa, lá na barraca! 
Num tacho está sendo preparada a canjiquinha.
Você que mora longe, vá vendo o seu povo...
A de preto é Adir,  dona da casa, esposa de Vicente. Essa turma é muito especial... falo depois, deixa aumentar o grupo.
Mais um pouco...
Agora sim. São todos da família de Adão, de blusa da cor do time da Holanda. Filhos, filhas, agregados e netos. Moram no belo Balneário de  Búzios-RJ.  De lá acompanham tudo o que aqui acontece, através do EMBELISÁRIO.
Toninho, à esq., já esteve por lá, mas veio de volta. Jairo ainda está lá. Ambos me garantiram que tem cerca de 40 pessoas da Comunidade de Santa Catarina residindo na Região dos Lagos: Búzios, Cabo Frio e Rio das Ostras.
Enquanto isso o "quentão" vai sendo preparado. Água, açúcar, pinga e gengibre dentro de um saco branco, que fica fervendo nesse tacho.
Os homens ficam por aqui.
O trem é bão. Esquenta mesmo.
Os guarda-parques são treinados para apagar fogo. Luiz Carlos é um deles, mas está fazendo o contrário aqui. Ele trabalha no Parque Estadual Serra do Brigadeiro. Você conhece? Não acredito! Está perdendo uma bela região. Quando vier em Beli, vá lá.
O fogo está bonito. À meia noite vai acontecer a cerimônia de passagem pela fogueira. Um pena que não vou poder ficar. A patroa marcou horário de retorno. 
A brasa é espalhada e as pessoas passam devagar, pisando sobre elas, sem queimar os pés. Qual a explicação? Ato de fé? Sei lá. Só sei que a coisa funciona.

Você sabe o possível significado da fogueira na noite de São João? Segundo a tradição, a fogueira tem sua origem em um trato feito pelas primas Isabel, mãe de  João Batista e Maria, mãe de  Jesus. Isabel teria mandado acender uma fogueira no topo de um monte para avisar sua prima Maria que seu filho havia nascido. Verdade ou mentira, gosto dessa versão.
Mais gente de Beli prestigiando o evento.
Nenhuma ocorrência será feita pela PM nessa noite, na sede do distrito. A turma perigosa estava toda lá.
Esses não. São pessoas sérias. Quer dizer, mais ou menos.
Écio foi apresentado recentemente aqui, quando foi nomeado pelo Bispo como Ministro da Eucaristia. Na sua mão com certeza não é água benta nem vinho da Eucaristia. Bonita a sua esposa.
Família Balbino. Essa vai para Jairo Balbino, que nos acompanha lá em Londres, na Inglaterra, onde mora. Chegou aí, Jairo?
A concorrência parece que é informada de minha pauta e sempre chega junto. Veja lá:  http://carolbeli.blogspot.com.br/
Olha que linda a pequena Isadora! Mora em Búzios.
Hora da celebração. A religiosidade de nosso povo é grande.  Sempre há espaço para a devoção. Momento bonito, que sempre me toca muito. Evailton, o jovem de blusão preto, sempre presente nesses momentos lá na Matriz. Ele pertence a essa Comunidade.

Gosto de ver a grande participação leiga nas liturgias católicas. Lucas é irmão de Evailton e também um garoto de ouro.
  
O banner com a figura de São João fica em evidência. As leituras conduzem à explicação de que se trata de São João Batista. Lembre-se de que a Bíblia fala de pelo menos dois "Joãos". Esse e o Evangelista, discípulo de Jesus. Segundo o wikipedia a Igreja Católica tem outros 15 santos com esse mesmo nome.


Isaias 40 já previa, cerca de 700 anos antes, a vinda dessa " Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus"

Muito clara e bem colocada a reflexão feita por Toninho Cláudio, a partir dos textos lidos:

Lucas 1:13-18 - "Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João...e terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. ..E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto."

Focou no espírito de serviço de João Batista e na sua humildade, reforçando que a maior prova de religiosidade não está ligada à prática da religião, mas a vida de serviço em favor do outro.

Mateus 3.11 "Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga".



Como manda a tradição, a bandeira de São João é hasteada, sob fogos e aplausos.
Palavras de agradecimento por parte do organizador do evento.
Para finalizar, a mais bela letra da MPB.

Último Desejo

Noel Rosa


Nosso amor que eu não esqueço
E que teve o seu começo
Numa festa de São João
Morre hoje sem foguete
Sem retrato e sem bilhete
Sem luar, sem violão
Perto de você me calo
Tudo penso e nada falo
Tenho medo de chorar
Nunca mais quero o seu beijo
Mas meu último desejo
Você não pode negar
Se alguma pessoa amiga
Pedir que você lhe diga
Se você me quer ou não
Diga que você me adora
Que você lamenta e chora
A nossa separação
Às pessoas que eu detesto
Diga sempre que eu não presto
Que meu lar é o botequim
Que eu arruinei sua vida
Que eu não mereço a comida
Que você pagou pra mim         

Comentários

  1. Parabéns pela cobertura dessa linda e organizada festa. É lindo ver esse espírito de comunidade, as pessoas se divertindo num ambiente saudável.
    Lenir Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Realmente um registro do nosso movimento cultural de inspiração genuinamente popular.
    Parabéns aos organizadores e aos anfitriões, Vicente Cecílio de Souza e sua esposa Adi Maria Dias. Lembrando que na festa estava também o Sr. José Joaquim Dias (Nene Cristiano), que aparece na 8ª foto de cima para baixo, um senhor de cabeça branca e blusão preto. Ele, com sua primeira esposa Cecília, são pais de Adi. Irmãos de Cecília: Dª Elvira e Pedro Martins de Oliveira (Pedro Adolfo), oriundos da região denominada Buracada, antiga rota dos primeiros tropeiros que transitaram por aqui vindo das Limeiras (Rosário da Limeira) até norte do município de Miradouro, na época da fundação de Belisário.

    ResponderExcluir
  3. parabéns a todo(a)s que participaram da cobertura e da festança (very good)muito bom
    Samuel julio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês