DISCUTINDO EDUCAÇÃO EM TIRADENTES

Esse era o compromisso em Tiradentes: recebemos um convite do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Sudeste de Minas- SINEP,  para participarmos do I Seminário Luso-Brasileiro sobre LIBERDADES EM EDUCAÇÃO, que aconteceu aqui no Centro Cultural Yves Alves.
Chegamos cedo e fomos dar um giro nesse acervo, que tem como temática a arte de gravação em pedras, a litografia, uma técnica que envolve a criação de marcas ou desenhos sobre uma matriz de pedra de calcário, que passa a servir de molde para gravações em papeis, latas, etc. Veja no texto abaixo.


Olhe a prensa com  a matriz!
Mirian me sugeriu que postasse essa frase de Nietzsche.
E aqui tudo é arte. Uma encenação feita por dois jovens do Advance Centro Integrado de Artes, de juiz de Fora, aborda a LIBERDADE. Foi uma forma bonita de se entrar no clima do evento.
São oportunidades de ser rever bons amigos. O Professor José Ventura, na foto abaixo, é o novo provedor da Irmandade de Nosso Senhor dos Passos da Santa Casa de Misericórdia, de Juiz de Fora.
Ele era o Secretário Geral do UFJF, quando me formei em Engenharia. Foi também Diretor do Centro de Ensino Superior-CES, quando Mirian estudou Psicologia. Tornamo-nos amigos ao longo desses anos. Pessoa muito especial e querida.
O tema do evento.
O público é composto de pessoas de cidades diversas, ligados às instituições particulares de ensino, diretores e funcionário, que aqui vieram para discutir as sistemáticas interferências negativas do Governo na educação privada. E iso já vem de longas datas.
Mais gente amiga. O Professor Roberto Pontes é amigo de longas datas e veio se tornar Reitor do Instituto Granbery da Igreja Metodista, em JF, onde meu pai, meus irmãos, eu e meus filhos estudaram. É de uma geração mais nova que a minha e hoje é Reitor do Centro Universitário Metodista IPA, em Porto Alegre.
Denise  é amiga/irmã e acompanha o EMBELISARIO lá em BH. Depois falamos sobre ela.
Dispensa apresentação.
Mais arte. Maria apresenta uma lindíssima música erudita. Ela tem uma bela voz. Também é muito amiga, e já veio em nossa casa em Beli.
Mais arte. Os jovens voltam a se apresentar, agora no palco.
De pé vamos ouvir o Hino Nacional Brasileiro, para abrir o evento.
Enquanto tocado eles apresentam uma coreografia. Ficou lindo. Mas isso pode ser feito enquanto se toca o nosso hino? vamos falar sobre isso na próxima matéria, através das diretoras da Academia Advance
O Professor  Miguel Detsi, atual Presidente do SINEPE SUDESTE, faz a abertura do Seminário.
O evento também marca a comemoração de 20 anos do Sindicato. Todos os ex-presidentes foram homenageados. Denise, que eu prometi que iria dela falar, foi receber a placa, representando o marido, Professor Henrique Pinto dos Santos, o primeiro presidente. Ele é muitíssimo amigo nosso. Estudamos juntos no "Científico" no Granbery,  ambos no internato do Colégio, no final dos anos 60 e nunca mais nos separamos. Depois ele veio a se tornar Reitor do Granbey e Mirian integrou a sua equipe de trabalho, como Psicóloga Escolar. Meus filhos estudava lá nessa época. 

Hoje ele é Superintendente de Ensino do SESI, em Brasília.
Ventura também dirigiu o Sindicato...
Da mesma forma Miguel...
E também Roberto Pontes, retornando Miguel para presidi-lo.
O Professor Dornas foi homenageado como Presidente da Confederação Nacional do Sindicatos das Escolas. Ele é inegavelmente o mais combativo defensor das escola privadas ao longo de mais de 3 décadas.
O Presidente da Federação dos Sindicatos...
E o Presidente do SINEP_MG
E o grande motivo de nossa presença lá. A querida amiga e brilhante advogada, Anna Gilda Diannin  foi empossada como nova presidente do SINEP SUDESTE.
O seu escritório de advocacia é um dos mais especializados em Direito Escolar do país.
Também é amiga/irmã minha e de Mirian, já há várias décadas. Ela foi a responsável pela organização do Seminário.
Também as nossas amigas Izabel e Lurdinha, funcionárias do SINEP SUDESTE nesses 20 anos, foram homenageadas.
E aí está a nova diretoria. Quem é de Muriaé conhece esse que está ao lado da Dra. Anna Gilda. É o Professor Nicodemos, Diretor do Colégio São Paulo. 
Agora com a nova presidente....
... e com o brilhante Prof. Dornas.
O Prof. Erickson Luiz de Aragão é o Diretor Pedagógico do Colégio Politécnico  Pio XII (JF), uma instituição fundada em 1969 pelo seu pai, já falecido, Josino Aragão, um educador e empresário da comunicação. O Colégio já formou mais de 40 mil profissionais, que atuam no mercado nacional e internacional. Também quis uma foto com o Prof. Dornas.

Os dois da direita vieram de Portugal. Dr. Fernando Adão da Fonseca será palestrante.
As "amiguinhas"
Eu também tenho o direito de sair, né?
 Uma noite fantástica. Como se deduz, Mirian e eu não poderíamos faltar. 

Vamos tratar desse evento em mais uma matéria. Já estamos em JF, para novas programações a partir de amanhã. Fique cilicado na gente

Comentários

  1. Fui ontem à abertura do Gastronomia na Serra, em Pirapanema. Muita gente me perguntou por vocês e eu respondia:
    "Sou eu por acaso guardiã dos meus irmãos, Caim e Abela ?"
    Pois é. De carona foram também Tavinho e a família. Nos divertimos muito, vimos tudo e até comprei duas das cachaças do Zé Sigiliano, uma natural e outra curtida em tonel de cedro. Portanto, nosso Hexa já pode vir.
    Pirapanema está realmente um luxo, cada festival melhor !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês