COPA DO MUNDO. DEBATE NA EEPVF

Na entrada da ESCOLA ESTADUAL PEDRO VICENTE DE FREITAS sempre gosto de dar uma passada no Projeto de Tempo Integral. Mais uma boa surpresa:  a garotada tem 2 aulas por semana de xadrez. Isso é fantástico! O jogo, que data da Idade Média, estimula o raciocínio e traz muitos benefícios para o desenvolvimento da aprendizagem. É coisa da rede privada.

Eu particularmente não sei jogar. Só sei que o Rei corre assim, a torre assim, o peão assim...
O salão muito bem preparado para o debate. Debatedores a postos. Olha os detalhes da ornamentação.
A Supervisora Rúbia faz a abertura destacando que a Escola não poderia ficar de fora desse tema que é assunto do momento em todas as rodas, e agradece a presença de todos. O diretor José antônio Carneiro apresenta as regras que nortearão o debate e pede a atenção e participação de todos.

D. Nina Campos destacou os pontos positivos para o Brasil, por sediar a Copa do Mundo 2014.
E eu destaquei os pontos negativos. A palavra CONTRA está errada. A essa altura do campeonato ninguém tem o direito de ser contra.
Essas questões serão levantadas...
Gosto de cantar para Daltinho: " Você não vale nada mas eu gosto de você..."
Alunos do Ensino Médio e 9º ano.
Essa turma de professores está envolvida na organização do evento. Sandra Carolina, a bibliotecária Débora, muito habilidosa nas ornamentações da escola,  a coordenadora Edmilia, Gilcéia e Denise.
Dez minutos para cada um. D. Nina começa.
Evailton é implacável na marcação do tempo.
Depois de minha fala os presentes tiveram a oportunidade de formular perguntas, por escrito. Foi muito boa a participação.
Faltou citar a Professora Aline, de E. Física (blusa laranja) e a Professora Simone, penúltima à direita.
À noite, em casa, Túlio e Gabriel vieram para fazermos juntos essa matéria.

Abaixo um resumo do que aconteceu por lá:

COMENTÁRIOS D. NINA:
  • ·  Metade da população do mundo está de olho no Brasil. Esse é o grande momento para mostrarmos aos estrangeiros quem é o nosso país.
  • ·  Dezenas de línguas estarão sendo faladas pelas ruas de nosso Brasil
  • ·  Oportunidade de expandirmos o turismo no país, para recebermos muita gente depois da Copa.
  • ·   Oportunidade de expansão do mercado para os produtos aqui produzidos.
  • ·  Os problemas que agora estão sendo apresentados na saúde, educação, etc, sempre existiram. O que tem de ser feito é buscar-se solução para eles. O país apresenta uma situação muito boa no atual momento.
  • ·  Os estádios custaram caro, mas foi uma boa aplicação. Afinal, são templos do esporte que é a paixão nacional.
  • ·  Foram muitos os ganhos para os brasileiros. Houve investimentos em aeroportos, transportes ... e isso promoverá uma boa imagem do Brasil junto ao mundo.
  • ·  Todos esses questionamentos serão calados com a conquista do hexa.
COMENTÁRIOS DE CLÉBER:
  • ·   Não há que se falar que não haverá Copa. Isso seria banditismo. Depois de tantos investimentos, seria a falência da imagem do país diante do mundo.
  • ·  Não há que se reclamar do PADRÃO FIFA (Padrão dos estádios, garantias de deslocamentos, controle de vendas dos produtos, das marcas...) O Brasil já sabia de tudo isso quando decidiu entrar no páreo para sediar a Copa.
  • ·  Estádio podem se tornar “elefantes brancos”.  Quanto custará a manutenção destes?
  • ·  O que fazer com o Estádio Nacional em Brasília, Natal, Cuiabá e Manaus, onde sequer há times na primeira divisão. E BH, onde apenas 1 clube vai jogar no Mineirão?
  • ·  Ir ao campo deixou de ser uma opção dos pobres. Ingressos muito caros.
  • ·  Gasto excessivo de dinheiro público nas obras, 25 bilhões do BNDES, sendo que inicialmente as obras dos estádios se dariam somente com dinheiro privado.
  • ·  Péssimo planejamento das obras, com aumento de custos, superfaturamentos, morte de 9 operários. Foram 2 mortes na África do Sul.
  • ·  A mão de obra deslocada do interior para trabalhar nos grandes centros será realocada depois da Copa?
  • ·  O país não enfrentou devidamente a questão da segurança ao longo do tempo que teve. Agora será necessário uma mobilização de 157 mil policiais civis, militares e PF. Devem ser gastos 2 bilhões de reais nisso.
  • ·  A Copa será um ótimo negócio para a FIFA, que vai faturar 9 bilhões de reais.
  • ·  Se não houver uma reversão no quadro a partir dessa semana,  evento poderá não ser bem sucedido, e o Brasil passará para o exterior uma imagem de um país desorganizado, corrupto e ineficiente, deixando de atrair turistas, como é esperado.

Após o pronunciamento dos debatedores os participantes puderam formular perguntas por escrito, fortalecendo o debate.

    Os alunos deverão fazer uma redação sobre tudo o que aconteceu hoje no auditório da Escola.


Parabéns à direção e aos professores por mais essa ótima programação.

Comentários

  1. Parabenizamos a Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas

    pela brilhante iniciativa de oportunizar aos alunos a participação

    no debate sobre a Copa do Mundo, dando-lhes a chance

    de formarem sua opinião própria com consistência. Isso é cidadania!

    Mais uma vez, parabéns!!!

    Célia Ticom e Equipe DIRE

    ResponderExcluir

  2. Questionar é importante e, muitas vezes nossas escolhas são precipitadas. Para avaliar os pros e os contras de um evento tão importante como uma Copa do Mundo é preciso mesmo o confronto de opiniões e a obtenção de muitas informações. O debate programado e levado a efeito com esmero por nossa EEPVF certamente teve o resultado esperado. Parabéns à nossa querida Escola !

    ResponderExcluir
  3. Declaro apoio integral e convicto aos comentários do Cléber. A eles acrescento: eu ficaria bem feliz se visse hospitais padrão França e não estádios padrão FIFA. E ainda tenho que ouvir o Ronaldo Fenômeno dizer que "não se az uma Copa com hospitais". E a presidenta Dilma agride nossa inteligência quando afirma que o dinheiro do BNDES foi apenas um empréstimo (KKKKKKKKK) que será pago pela iniciativa privada.
    Em tempo: Gosto de futebol e de esportes em geral. Há mais de 2000 anos os gregos já sabiam que o esporte era importante para o bem-estar da sociedade. Atualmente temos que considerar também a participação dele no contexto econômico mundial.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês