AINDA FALANDO DE TIRADENTES

No café da manhã de sexta topamos com esses artistas. O casal à direita deu aquele show de dança na abertura do Seminário. Adriana Ventura e Cláudia Simino são diretoras do Centro Integrado de Dança-Advance, de JF. Elas me explicaram que a lei que normatiza o uso do Hino Nacional Brasileiro permite que ele seja acompanhado de dança, coreografia...., desde que o hino não seja cantado, apenas tocado com instrumentos. Também que essa apresentação se dê exclusivamente em eventos culturais ou cívicos e que aconteça sempre na abertura do evento.
Mais um giro por Tiradentes.
Câmara Municipal.
Principal igreja da cidade.
 

  
Esse muro certamente tem muita história.
  
"É isso ai, Tira! Tamu juntu mano", nessa contra Portugal, com ou sem Cristiano Ronaldo.
  
A cidade pode ser visitada de charrete.
Vamos visitar  o Museu  Padre Toledo, que foi um dos inconfidentes. Sobre ele podemos ler:
A casa setencentista onde se encontra hoje o Museu Casa do Padre Toledo, pertenceu ao inconfidente Padre Carlos Correia de Toledo e Melo nasceu em Taubaté, em 1731, Capitania de São Paulo, de onde no século anterior haviam partido tantas entradas e bandeiras, atravessando a Mantiqueira em busca das minas. Foi designado vigário, em 1777, da Matriz de Santo Antônio, e presbítero do hábito de São Pedro. Foi preso aos 59 anos, em 1789, quando atravessava a Serra de São José, acusado pelo Acórdão da Alçada de convidar para a conjuração o seu irmão Luís Vaz de Toledo, sargento-mor da Cavalaria Auxiliar de São João Del Rei, declarando nos autos da devassa a sua participação como inconfidente. Expatriado para Portugal, permaneceu inicialmente encerrado na Fortaleza de São Julião, até ser transferido para uma prisão eclesiástica em Lisboa, onde veio a falecer, em 1803. A sua casa fazia parte do casario setecentista da Vila São José Del Rei, e não há fontes precisas que informem a data da sua construção, que conforma um solar de andar único, acrescida posteriormente de pequeno torreão/mirante. A construção apresenta alguns forros retos e em forma de gamela, pintados, coisa rara nas residências particulares da época; e vestígios de pintura indicam decoração original nas paredes de alguns cômodos.
https://www.ufmg.br/frmfa/museu-padre-toledo/


Através dessa mesa com espelhos com lentes, é mais fácil admirar o teto dessa sala.
  
A casa vista pelos fundos.
  
Voltando ao comércio. Olha o sorriso do baiano!

  
Um show de cozinha mineira.
  
É essa a loja.
  
A amiga Denise também dando um rolé.
  
Dr.Arthur Diannin acaba de chegar de Brasília, onde foi fazer uma sustentação oral no STF, representando a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, na defesa das instituições filantrópicas.  O seu Escritório, em parceria com Dra. Anna Gilda, é especializado nesse tema.

A palestra do  Dr. Fernando Adão da Fonseca foi muito boa. Portugal tem problemas idênticos em relação ao Brasil, na interferência estatal na educação privada.
  

 Recebeu tacinhas de estanho para tomar vinho do Porto.
 
  
Mais paisagens bonitas.
Denise e amigas, de BH.



Um grande grupo se reuniu para o almoço. À direita Luscimeia, dona de uma escola em Sete Lagoas.

Quanto prazer! O Ex-Deputado Federal Paulo Delgado acaba de chegar.
Ele e a família tiveram uma boa relação conosco, principalmente com Mirian , aqui em JF. Foi um dos grandes políticos desse país, com ótima atuação na Constituinte, principalmente na defesa dos portadores de necessidades especiais e de doenças mentais. O PT ficou pequeno também para ele.
Veio fazer palestra, focando os excessos de ingerência do Estado na educação privada e da liberdade de um modo geral.


Também condenou veementemente o decreto 8.243/2014, assinado pela presidente Dilma Rousseff na semana passada, com o objetivo de aparelhar órgãos públicos e entidades da administração federal direta com integrantes de “movimentos sociais”.

Não vamos poder ficar para o restante do Seminário. Temos compromissos em JF. 

Comentários


  1. Linda reportagem sobre Tiradentes ! Estamos nessa viagem também, graças a vocês, Cléber e Miriam.
    Por aqui tudo bem. Abraços, Nina


    ResponderExcluir
  2. Esse Padre Toledo viveu muito. Ele nasceu em 1731 e faleceu em 1903, tendo 172 anos de vida (rsrsrs).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês