UM PASSEIO DIFERENTE

Paulinho de  Laia, encarregado do DEMSUR em Belisário, sugeriu-me que fizesse uma matéria no cemitério, que está sendo limpo e pintado. 
Estava muito feio. Hoje tem outra cara. Ficou até convidativo.

Olha o Paulino aí! Nesse jazigo estão enterrados seu pai, mãe, e outros parentes.
Que pena que tiramos a foto antes de limpar a placa!
Pegamos vários túmulos, com destaque para aqueles mais bem cuidados e/ou de pessoas mais conhecidas. Como não conhecemos muitos que aqui estão, é possível que tenhamos deixado de registrar nomes interessantes.


Segundo Paulinho, esse padre é responsável por muitas obras aqui na Matriz.
Essa faleceu há 100 anos.
Já Agostinha Vital tem apenas 1 ano.
Lamentei muito a morte de Afrânio, em 2011, vitima de um acidente de moto, em Itamuri. Rapaz finíssimo e grande atleta de Beli.
O Sr. Miguel Mota acaba de dar seu nome à Unidade Básica de Saúde, recém inaugurada.
Esses me despertaram a atenção quando vi as datas de falecimento de ambos.
Tá um pouco longe, mas dá para ver que um faleceu em 21/03/2011 e o outro 24/04/2011. Eram irmãos e quando o segundo foi a Rosário da Limeira providenciar documentos para o enterro do primeiro, passou mal e faleceu também. Que horror!
Clique na foto.
Nunca havia visto isso. Há um prazo mínimo de  8 anos para ser aberto. Certamente que isso se deve à causa mortis.
Sr. Agostinho também faleceu recentemente.
De João Rita eu me lembro bem. Convivi com ele e seus artesanatos em couro.
Jazigo da família Costa.
Sr. Waldemar Costa...
... o filho Neper.
Irmão do Sr. Evart, que reside EMBELISARIO..
Também lamentamos muito a morte de Yolanda. Grande perda para Belisário.
Pai de Laércio, Tuti, Edinho...
Uma criança...
... outra criança.

4 filhos de Luiz Ferola. Tenho informações de que faleceram na mesma época, vítimas de uma febre que assolou a região.  O Ferola deixou muitas histórias aqui vividas, naqueles tempos "brabos" de Belisário.
A noite não demora a cair  e cemitério não combina com escuridão.
Cláudio está fazendo uma pintura no muro. FAVOR NÃO JOGAR LIXO E ENTULHO. O tipo de aviso que nem deveria ser necessário.
Estava esquecendo dE avisar. Ainda temos poucas vagas aqui. Os interessados devem se manifestar, aproveitando, inclusive, que a área está limpinha.
Não soube identificar o local, já que não há túmulos, mas também um fato curioso. Nessa parte de baixo foram enterrados os primos José Faustino e Antônio Henrique.

Eram muito amigos e faleceram em dezembro de 85, em um acidente de carro na altura de Além Paraíba, quando vinham de São Paulo.
O curioso é que eram tão  amigos, que decidiram enterrá-los juntos, numa mesma cova, larga. também nunca tinha visto isto.

Já passeios em cemitérios, isso não é incomum. Em várias cidades, inclusive em Salvador, há visitas programadas para o NECROTURISMO, no Campo Santo, onde há belíssimas obras de artes em jazigos.
São muito procurados os túmulos de artistas, políticos, como o de ACM, artistas, e de figuras ilustres como Castro Alves.
Veja essa foto do google.

Comentários

  1. Na próxima me convide.Adoro visitar cemitérios,há muitas histórias contidas nesses ambientes.

    ResponderExcluir
  2. Na próxima me convide.Adoro visitar cemitérios,há muitas histórias contidas nesses ambientes.

    ResponderExcluir
  3. Vejo que não há limites para a competência e criatividade da equipe de EMBELISARIO. Gostei muito ver que as melhorias da nossa comunidade se estendem também aos cuidados com o cemitério. Gostei de relembrar de parentes, amigos e muitas pessoas com as quais convivi. Assim como a Naira, eu tenho hábito de visitar cemitérios. No dia da última cavalgada aí em Belisário, passei algum tempo lá, antes da cerimônia de abertura. Há alguns anos, quando eu tomava umas "canas" mais "avultadas", gostava de me esconder no cemitério. Tinha certeza de que ninguém iria me procurar lá.
    Uma curiosidade: cemitério é uma palavra de origem grega que significa, literalmente, dormitório.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Cleber! Com certeza todos que passarem os olhos por esse post lembrarão de um pouco da história de Belisário... Os cemitérios são fontes históricas as vezes esquecidas até pelos historiadores... Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela reportagem. Agora quanto ao anúncio, digo: agradeço e dispenso. A não ser com a receita do Engº Florestal Dárcio Calais, ou seja, uma bem ävultada caninha...
    Quanto á placa suja de uma baforada de cal, pertence a meus tios Mariana Alves Pereira e seu marido, Joaquim Pereira de Calais Sobrinho. Irei lá amanhã de manhã, para procurar limpá-la se ainda for necessário. Aproveitarei para fazer uma visita a tantos parentes e amigos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês