RECORDAR É VIVER

       O cavalheirismo de antigamente.
 Muitas fotos antigas nos revelam costumes às vezes bem estranhos. 

Nas fotos seguintes, a História de Belisário nos mostra que o chefe da família deveria estar assentado enquanto a esposa era fotografada, ao seu lado, em pé. Um costume, aliás, também de outros povos como mostra a foto dos Veggi, avós maternos de Dª Maria José, do Zezão, moradores de Belisário.

Comentários


  1. Pois é. As mulheres eram muito submissas e não reivindicavam nada. Por outro lado, os homens em geral eram ótimos chefes de família, muito responsáveis, leais e educadores de seus filhos. Na comunidade, faziam valer o "fio de barba", isto é, cumpridores de sua palavra e zelosos nos compromissos. Ganhar a vida era muito difícil por falta de assistência à saúde, falta de comunicações, falta de escolas, etc.
    Tudo foi mudando, as conquistas sociais acontecendo, a administração política, administrativa e financeira se ampliando e chegando até o meio rural, a proteção ao meio-ambiente despertando, a tecnologia facilitando o planejamento e atuações, a saúde e educação em franca ascensão , e, nós, que compomos as sociedades aqui e ali estamos participando desse
    progresso e desejando um Brasil cada vez melhor para as gerações futuras, com verdadeira democracia e cidadania.

    ResponderExcluir

  2. Sentadas ou em pé nas fotos ao lado do seu homem, as nossas avós eram mulheres de muito valor. Tive minhas duas, ai que saudades !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês