FALECEU D. ELI


Foi enterrada nessa terça-feira D. Eli, esposa do falecido Agostinho Pedra. Moraram aqui em Beli, onde tiveram 10 filhos. Saíram já há muito anos.
Ela vinha lutando contra um câncer, residindo em São José do Campos.
D. Eli esteve na semana passada para visitar os irmãos  Luisa e Gogóia, e LaLu, em Muriaé.  Veio se despedir. Veja  a foto abaixo, registrando isso. Foi retirada do Facebook de Marcela sua sobrinha.
Outra foto com a Anunciata, uma das filhas. Morava aqui em Beli onde era muito amiga de Mirian, quando ela vinha passear na casa de Vó Maria.
 Lalu mora aqui em Beli.
Já na hora do enterro alguns filhos iam chegando. Eu nunca vi uma família se espalhar tanto pelo país. Guto, de chapéu, está chegando do Pará.
Também no Norte, chegou Lau.
Dodora, à direita mora em BH.
Mirian tem excelentes recordações dessas pessoas. Foram "amiguinhas" e são primas, já que D. Eli é Sigiliano também. D. Eli tinha muito carinho para com Mirian.
Sobre ela Mirian faz o seguinte comentário: 

D.Eli  ficou em minha memória como uma pessoa  generosa, paciente, trabalhadora, sorridente. Me lembro dela sempre de avental, cuidando dos filhos e da casa com muito amor e cuidado Havia cerca de 50 anos que eu não a via e lamentei muito não tê-la encontrado antes...

Na foto abaixo,  Mirian com  filha de Dodora, Adryanne, filha de Dodora..
Essa família tem muito a ver com a história de Belisário. Vamos tentar entender esse rolo. Nas extremidades, Maura e Aparecida. São filhas do Sr. Geraldo Pedra. O Subtenente Freitas é filho de Luiz Antônio de Freitas. Geraldo e Luiz são irmãos do Sr. Agostinho Pedra e à sua direita Valdete, filha do Sr. Omar Vital e da D. Mariana, que também é irmã do Sr. Agostinho. 

A professora Wanderleia é persona non grata EMBELISARIO.  Ela é diretora da escola do  Bairro João XIII, que eliminou o time da nossa Escola Estadual, semana passada do GEM. Mesmo assim, é muito simpática. Também é da   família  Sigiliano. 
Mais história: Maria Vicenza é neta de Pedro Vicente de Freitas, que dá nome à nossa Escola Estadual  e também irmão do Sr.  Agostinho Pedra. Kelly é sua  filha.
D. Mariana ao centro, Betinho, que mora no Mato Grosso do Sul, o filho, que mora em Joinville e Aloísio, outro filho de D. Eli.
Vanilza, à esquerda também presente no enterro, com Dadá. Gente de Beli,  ligadas às famílias Freitas e Pedra.
A hora da despedida em definitivo é sempre a pior.  Lalu preferiu retornar para Beli antes desse momento.
Tia Regina também esteve presente
"... Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E Ele entrou para ficar com eles. (Lucas 24.29).
Os momentos tristes pela perda de D. Eli,  na terça foram, de certa forma, amenizados pela passada  de alguns deles aqui  em Beli, ontem, quarta.
Já há muitos anos eles não apareciam  por aqui, onde deixaram muitos amigos e parentes.
Guto  e  Zezé chegaram sem a gente esperar. Renato Sigiliano,  à esquerda, também primo, encontrou-se com eles aqui.

Os outros estão na casa de Lalau. vamos lá para vê-los.
Dodora e a esposa de Guto, foram colocadas por Lalu para arrumar a cozinha, para pagarem o almoço. Isso não teria acontecido se tivessem ido almoçar lá em casa.
E Maria Elisia ainda fica controlando a qualidade do serviço.
Em compensação comeram paçoca. Farinha com amendoim. Uma delícia.
Alguns deram uma passada rápida lá em casa.
Dodora pede um tempo para se ajeitar. A gente sempre concede.
Pronto! Agora sim. Renato Sigiliano com elas.
Guto ...
Zezé,  Lau  e esposa.
Foto oficial do encontro relâmpago.
Os filhos de Guto, de BH, foram conhecer a Cachoeira do Nahor, está com pouco volume d'água.
Poucos minutos juntos, mas agradáveis.

Comentários

  1. Após estada na casa dos queridos Cleber e Mirian, sempre fico com a sensação de que sou rei.

    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir
  2. Cleber uma correção Vanderlei é da família Sigiliano portanto prima de Miriam

    ResponderExcluir
  3. outra correção a Vanderleia é da família Sigiliano sobrinha da Tia Ely

    ResponderExcluir
  4. Um motivo tão triste pela perda de Dª Eli. Apresento aos familiares minhas condolências e fiquei rememorando nomes que minha mãe citava, porque os Freitas eram entrelaçados também com os meus parentes, assim como os Sigilianos. E, mais:
    Dª França, viuva de Geraldo Pedra, e, eu temos um mesmo bisavô : Luiz Cassimiro de Campos. Família é tudo de bom...

    ResponderExcluir
  5. Cleber, meu nome é Marly de Freitas Barbosa e tomei conhecimento do falecimento da Tia Eli através da prima Maria Vicenza de Muriaé. Como não sei se você chegou a incluir o nome do meu pai - Sebastião Peregrino de Freitas - filho mais velho de Pedro Vicente de Freitas e Anna Felippe de Jesus estou entrando em contato com você. Sempre fui a Muriaé na casa da Tia Mariana, e, através dela, conheci um pouco da história da nossa família e com orgulho, conheci a Escola em Belezário com o nome do meu avô.. Estou à disposição para qualquer esclarecimento até porque gostaria de manter contato com meus familiares. Abraços Segue meu e.mail.: mfbarbosarj@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, boa tarde, então somos familiares, um pouco distantes mas somos, rss. Sou neto do falecido Geraldo João de Freitas ( Geraldo Pedra), irmão de Mariana, Maria, Nely, e demais.

      Caso queira manter contato me envie seu facebook caso tenha ou então me procure por nome completo, ou por email: adm.josevitor@gmail.com
      Abraço!

      Excluir
    2. Olá José Vitor, que bom encontrá-lo. Apenas hoje vi seu recado aqui no Blog do Cléber. Nós estivemos em Belisário na semana passada e tive o prazer de abraçar a Tia França. Logo que nos apresentamos ela se lembrou de que o papai - Sebastião Peregrino de Freitas - era irmão do Tio Geraldo. Pois bem, foi ótimo e a partir daí conversamos animadamente. Família é tudo de bom e encontrá-los foi uma alegria muito grande. Vou escrever para você no seu e.mail e também segue o meu - mfbarbosarj@gmail.com e no Face, estou como Marly Barbosa. Um grande abraço

      Excluir
  6. Marly:

    Venha a Belisário rever parentes e amigos. Teremos muito prazer em recebê-la.
    D. Nina está escrevendo um livro sobre Belisário e tem muita coisa sobre a sua família.

    ResponderExcluir
  7. Quando ficará pronto o livro? Tenho interesse em adquirir um para ter mais detalhes.

    ResponderExcluir
  8. Foi lastimável a perca, meus sentimentos aos filhos, netos e irmãos. Infelizmente não pude comparecer, pois estou morando fora da cidade e fiquei sabendo do ocorrido minutos antes do sepultamento.
    Que Deus conforte à todos os familiares.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês