COMENDADORA NINA CAMPOS

Foi ontem, sexta-feira, no Teatro Zaccaria Marques, a outorga da MEDALHA JOSÉ ALENCAR, dentro   das comemorações dos 159 anos de emancipação política e administrativa de Muriaé.
Dois belisarienses foram agraciados: Nina Campos e Silvan Alves. Ao todo 26 pessoas receberam a medalha, por terem contribuído para o desenvolvimento da cidade de Muriaé.
Num primeiro momento, autoridades e agraciados nas primeiras cadeiras.
Salão completamente cheio. Muita gente nos corredores.
Hino de Muriaé e Hino Nacional Brasileiro.
Foi apresentado um filme sobre a vida do político e empresário, Vice-Presidente da República, José Alencar, nascido em Itamuri. O grande destaque sempre fica por conta de sua simplicidade e a forma gentil com que tratava as pessoas.
O Prof. Adelunar, Chefe de Gabinete do Prefeito,  falou um pouco sobre a história da cidade, nascida a partir de uma região inicialmente habitada pelos índios Puris, que começou a ser povoada pelos "brancos" a partir de 1818, com a chegada de Constantino Pinto, para catequizar os índios aqui residentes e iniciar o desenvolvimento da região.
O nome Muriaé certamente está ligado a uma expressão mais ou menos com esse som, que os índios se referiam aos mosquitos que aqui  existiam, em abundância, motivo de  muitas doenças.
Em 1841 tornou-se distrito de São João Batista do Presídio, atual cidade de Rio Branco. Em 1855 tornou-se um município independente.
Inicialmente São Paulo do Muriahé. A partir de 1923, apenas Muriahé. A partir de 1930, o nome atual, Muriaé, sem o "h".
A cidade recebeu grande impulsão a partir de 1939, com a inauguração da estrada RIO-BAHIA, perdendo a condição de cidade produtora de café, para passar a atuar no ramo de autopeças e mecânica automotiva.
 
Tudo isso com os agraciados já no lugar de destaque, no palco.
As mulheres chiques de Muriaé embelezando a plateia.
E a nossa querida Comendadora Nina Campos recebe a sua medalha e um certificado, das mãos do prefeito, Dr. Aloysio Aquino e do vice-prefeito, João Ciribelli.
Francisco Ofeni Silva, o "Xiquinho da EMATER", também foi agraciado. Ele teve uma ótima atuação em favor dos produtores rurais de Belisário. Como canta Elis, "...depois dele não apareceu mais ninguém..." 
Novamente Belisário no podium. Agora com o jornalista Silvan Alves, que atuou em algumas mídias na região, mas que se consagrou através do site, que leva o seu nome, uma referência hoje na região.
Pelos agraciados   discursou o Tenente Coronel Cláudio Nazário da Silva Machado, comandante do 47º Batalhão da Polícia Militar de Muriaé.
Também houve o pronunciamento do Prefeito de Muriaé, Dr. Aloysio Aquino, que criou a Medalha José Alencar em 2013.
O cerimonial  vai "trocando figurinhas" para que tudo saia perfeito.
Uma foto oficial.
E as fotos livres, enquanto um coquetel é oferecido aos presentes. Silvan, Francisco e D. Nina...
Gilca Napier e Mirian...
Zezé e D. Nina...
O vereador Manoel Carvalho prestigiando o evento...
Como eu também recebi essa digna medalha em 2013, Belisário passou a ter 3 "medalhados". Fiz uma ameaça ao prefeito: quando inteirar  5, vamos transferir a sede do  município, de Muriaé para Belisário. Falta pouco.
J. Paulo, hoje de Pirapanema, é amigo e é da família de Nina.
O vereador Jair Abreu também presente.
E aí está a comitiva de Belisário que desceu a serra para prestigiar D. Nina. Cléber, Mirian, Lucas, Dilene, Nina e Tavinho.
Chique a homenageada, não?
Depois de tudo isso D. Nina ainda nos ofereceu um jantar no Restaurante do Hotel Premium Plaza.
A picanha estava bonita, porém dura. Com certeza não era Friboi.
Uma bela noite. Justas homenagens.
Percebi a heterogeneidade havida entre os agraciados, de diversas áreas de atuação, e pessoas de diversos níveis econômicos e sociais.

Outra coisa: a equipe de reportagem do EMBELISARIO levou a máquina sem a bateria. Foi preciso fotografar com smartphone. Já abrimos o inquérito para apurar responsabilidade,  devendo este estar concluído em seis meses.

Comentários


  1. Dessas coisas que acontecem na vida da gente que não sabemos como agradecer.
    Uma noite memorável, sob todos os aspectos: avivamento de nossa História, lembrança da importância do nosso José Alencar, congraçamento, aproximação autoridades/povo e um ambiente alegre, elegante, de Festa! Dentre os agraciados encontrei pessoas famosas, conhecidos e até parentes .
    E, daqui da terrinha, uma "torcida" muito legal. A todos, o meu sincero agradecimento.

    ResponderExcluir
  2. Ao também Comendador Dr. Cléber de Oliveira Paradela,
    um especial agradecimento por espalhar aos quatro ventos os acontecimentos maravilhosos de ontem à noite
    através do seu fabuloso, embelisariomg !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos agraciados Silvan e D. Nina. Homenagens muito merecidas. E parabéns também aos belisarienses pelo alto percentual de comendadores em sua Comunidade. Apoiamos a proposta do comendador-redator para transferência da sede do município para Belisário. Candidato-me, desde já, a chefe do Depto. de Parques e Jardins.

    ResponderExcluir
  4. Poxa Dárcio! A gente pensou em você para prefeito.
    Cléber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grato pela indicação mas não posso aceitá-lo. Reconheço os meus limites.

      Excluir

  5. Agradeço os parabéns, Dárcio. Beijo, Nina

    ResponderExcluir
  6. Preciso do telefone da Dona Nina Campos!!!

    ResponderExcluir
  7. (32) 3711 1036.
    É mais fácil conseguir falar com ela de segunda a sexta, na parte da tarde.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês