CAMINHADA DE SEXTA

Se você pensa que a gente vive aqui sem fazer exercício físico, você quase acertou. Tem semana que as caminhadas são ininterruptas depois aparece uma monte de desculpas: sol quente, tá muito frio, tá muito cedo, tá muito tarde.... Mas como tenho consulta com Dr. Gustavo semana que vem ...
Olha que beleza o terreiro de café de Lindim!
Esses dois trabalhadores rurais me são estranhos. Quando a baixinha pediu para ver as fotos na máquina a mãe logo retrucou: Eita menina ousada! Pronto: já se identificaram. São baianos e agora moram aqui em Beli.
Os grãos estão bem maduros.
Se você pensa que o café já dá em pó e  torrado, olha como se colhe o fruto. O chão é forrado com lona...
... e essa máquina sacode os galhos, jogando o café no chão, sobre a lona. Meu vizinho Toninho está operando.
Carlinhos e Frank vão catando para ensacar. Observação: você que tem negócios fora de Belisário e pretende um dia levar um cabra bom daqui, para ser seu melhor funcionário, indico Frank. Ainda é menor de idade, mas vale ouro esse moleque.
Segundo me informaram, esse trio colhe 30 sacas por dia.
O serviço é a "meia" com Sr. Lincoln Martins, que veio trazer água pros companheiros. Eles cuidam da lavoura durante o ano, com a plantação, capina, adubação e colheita. Depois racham no meio a produção.
Aqui já é uma lavoura de feijão.
O meu amigo Paulo, atualmente morando em Natal,  postou uma foto de dois bezerros gêmeos que nasceram em sua fazenda, destacando que isso é pouco comum. E é verdade. Há uns meses atrás postei esse dois gêmeos que haviam acabado de nascer. Já são garrotes. Olha aí, Paulo!
Duas fotos panorâmicas. Lembrando que Mirian é quem geralmente vai fotografando.

Não é para matar de inveja os paulistanos, mas olha quanta água!
Um bom aproveitamento de pneus velhos.
3 lavouras: café, pupunha (palmito) e eucalipto.
Bebeu água, não! Tá com sede, tô!
Olha, olha, olha, olha a água 
Bonita essa foto, não?
Pois essa fui eu que tirei. Olha como!
Já mostramos isso. O antigo sistema de abastecimento de água de Belisário.

"Segura na mão de Deus e vá".
A água ainda passa a céu aberto, naquela banqueta nivelada.
Essa é D. Maria Júlia. mãe do "Bastião". São vizinhos nossos. Ela foi praticamente criada na casa do bisavô de Mirian, Sebastião Gonçalves Martins, que dá nome à nossa praça.  Lembra bem de toda a família, inclusive de minha mãe Cléa.
Ah, sim! Sobre aquela água que a gente acompanhou, parte dela chega aqui, no nosso quintal, a custo zero. Veja!
Aguarde:
1. D. Nina agora é comendadora
2. Preparando um lugar para você EMBELISARIO

Comentários

  1. Tomara que o Lindim e seus meeiros tenham um bom lucro, pois, parece que nesse ano os preços do café estão compensadores. Pela uniformidade da maturação e cuidados na colheita, vamos obter um produto de alta qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Hoje o café é de boa qualidade. Mas, ainda há torrefações que não cuidam bem da gradação antes da torra. Os grãos pequenos queimam e o pó fica amargo e perde em sabor. Ou mesmo apertam mais o ponto. Alegam que muitos consumidores acham isso uma medida de economia, dá mais cor (assim como pode gerar uma gastrite também, acredito).
    Nos Estados Unidos e na Europa toma-se um café perfeito, delicioso. Talvez por ser um produto importado, eles desenvolveram processos de torra com mais rigor e sabedoria e as máquinas de preparar um bom café não param de ser inventadas...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês