VIVENDO O ONTEM E O HOJE NO CENTRO DE SÃO PAULO

Já fiz, creio que mais de uma vez, matérias sobre essa área central  de São Paulo. Mas não me canso de curti-la. A história me fascina.
Retornei ao Fórum João Mendes, onde acompanho um processo de um lavrador de Belisário.  Para tentar despachar com o Juiz preciso ficar até às 13 horas. Faltam 90 minutos. Então, vamos pra Praça da Sé. O fórum fica atrás desse prédio do Tribunal de Justiça. 
Dr. Flávio Calais nos ajudou quando o processo esteve lá em BH, de onde retornou para SP.
Tudo juntinho à Igreja da Sé. No wikipedia.org a gente vê que:


"A história da catedral de São Paulo começa em 1589, quando se decidiu que uma Matriz seria construída na pequena vila de São Paulo de Piratininga. Esta igreja, situada no local da catedral atual, foi terminada em torno de 1616. Em 1745 a antiga igreja foi demolida e substituída por uma nova, construída em estilo barroco, terminada em torno de 1764. Esta modesta igreja seria a catedral de São Paulo até 1911, quando foi demolida.

A catedral atual foi construída por iniciativa de Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo. Os trabalhos começaram em 1913 no local da catedral colonial demolida. O arquiteto responsável foi o alemão Maximilian Emil Hehl, que projetou uma enorme igreja em estilo eclético, por possuir vários elementos de estilos distintos, como a cúpula e o arco ogival, mas que predomina claramente o neogótico, inspirada nas grandes catedrais medievais europeias.

Assim, a inauguração da nova catedral ocorreu somente em 1954, com as torres ainda inacabadas, mas a tempo para a celebração do quarto centenário de São Paulo, no dia 25 de janeiro. As torres foram terminadas somente em 1967. Todos os mosaicos, esculturas e mobiliário que compõem a igreja foram trazidos por navio da Itália."  
                   
É uma obra belíssima, até mesmo quando fotografada com smartphone.
Uma homenagem a São Paulo. A Igreja Católica tem São Pedro como a base do cristianismo. Mas estudando-se a Igreja Primitiva vê-se que coube a Paulo o grande mérito do fortalecimento de Igreja Cristã.
A praça é um espaço democrático. Aqui por exemplo há um stand recolhendo assinaturas para pedir a redução da maioridade penal.  Certo/Errado? O que interessa é que as pessoas têm o direito de discutir o tema. Democracia é assim.
A qualquer hora tem uma igreja evangélica fazendo culto por aqui. Certo/ Errado? Sei lá!  Esse tipo de pregadores  até que passam confiança em suas intenções. Não vi recolhendo ofertas, mesmo porque aí ninguém tem nada pra dar. Com certeza as mensagens atingem a alguém, de alguma forma, embora apresentem sempre um tom excessivamente escatológico nessas: fogo do inferno, demônio...prefiro aquelas que falam da esperança cristã. Inferno por inferno muitos aqui já se habituaram em viver nele.
Por exemplo... A vida humana aqui não tem muito valor.
E mais. E muitos.  O crack mostra a sua força.
A praça também é lugar de manifestações culturais diversas.
Com certeza José de Anchieta, o novo santo católico brasileiro, embora tenha nascido na ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias,  não se sente bem testemunhando toda essa miséria hoje.
E por falar nele, vamos para o Pátio do Colégio. Pertinho da Praça da Sé.
Aqui começou São Paulo. O lugar é bonito, tem um museu, restaurante, café... muito agradável de ser visitado.
Entrei na igreja, onde acontecia uma missa. Fiquei emocionado. Peguei o final da homilia. Um reflexão muito boa sobre a quaresma, advertindo aos presentes que esse é o momento de se mudar os pedidos a Deus, concentrando-os em pedidos individuais de mudança de comportamento, para maior compaixão, mais simplicidade, menos arrogância, maior entendimento do sacrifício de Jesus e de sua ressurreição e uma maior compreensão do evangelho de Cristo. Aqui, possivelmente, muito gente, inclusive eu,  deveria ouvir um pouco sobre inferno.
Um órgão certamente centenário trazia o céu para dentro daquele templo.
"São Paulo não pode parar", com esse lema a cidade vai sendo construída uma sobre a outra, ao longo dos anos. Aqui uma pequena amostra da  primeira edificação do Colégio, datada de 1556.
Sobre os jesuítas, eram padres católicos que faziam parte da Companhia de Jesus, uma ordem religiosa fundada em 1534 por Inácio de Loiola, primo de Anchieta. A Companhia de Jesus foi criada logo após a Reforma Protestante (século XVI), como uma forma de barrar o avanço do protestantismo no mundo. Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil no ano de 1549, com a expedição de Tomé de Souza.
A ordem dos jesuítas foi extinta pelo papa Clemente XIV, em 1773. Em 1814 ela voltou a ser aceita pela Igreja Católica. Acho que julgar as ações dos Jesuítas com os olhos de hoje é uma coisa meio precipitada.
Essa era a vista que os jesuítas tinham aos fundos, Quer dizer...
Os prédios são obras primas. Foram construídos no início de 1900, mais ou menos.
Essa casa tem muita história. É o Solar da Marquesa de Santos. Foi adquirido em 1834 por Domitília de Castro e Canto Melo, a Marquesa de Santos, que o transformou numa das residências mais aristocráticas de São Paulo.
Ela foi amante de Dom Pedro Iimperador do Brasil, que lhe conferiu o título de marquesa em  1826.
Vamos dar uma olhada no museu?
Um cadeirinha para uns rolés pelo centro da cidade, carregada por escravos.
É um grande vai e vem de alunos para estudarem a história do  Brasil quase que ao vivo.
Já deu a hora. Voltando para o fórum, onde, aliás, o juiz me atendeu muito bem.

Comentários


  1. Nossa ! Que maravilha andar pela História de São Paulo com você, Cléber. Uma matéria realmente muito preciosa.
    Por todos os seus muitos milhares de internautas, quem sabe já mais de MILHÃO, nosso agradecimento e um abração !
    Nina de Belisário

    ResponderExcluir
  2. Posta as fotos do pasteo do ceaza

    ResponderExcluir

  3. Não resisto. Eu de novo.... Reli tudo e me detive em cada foto, pois História de São Paulo é também um pouco da nossa.
    De um dos Bandeirantes paulistas, me orgulho de ser descendente: minha bisavó materna, que ajudou fundar Belisário e ficou aqui até morrer, era Heduviges Augusta Dias Paes, neta de Garcia Dias Paes, único filho sobrevivente do Bandeirante Fernão Dias. E, também da, família Andrade, paulista , hoje mais mineira.
    História, seja de quem for, de que país, é sempre muito interessante principalmente porque mostra esse incansável lutador que é o Homem. Com todas as suas limitações, todos os seus defeitos, mesmo assim sempre tem acrescentado muito para o progresso da humanidade.
    Com 85 anos, aposentada, gozando de boa autonomia e saúde, fico pensando em como, na antiga Grécia, antigamente, tinham que "descartar" as pessoas velhas, jogando-as todas que atingiam uma certa idade do alto de um despenhadeiro, ao mar. Era questão de sobrevivência dos demais, pois com cada bando de "cacos" estavam também as doenças infecto-contagiosas, das quais não se sabia nada e não havia a menor chance de tratamento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês