VAMOS DAR UMA CHEGADA EM VIÇOSA.

Todo um esquema havia sido montado. Vamos recordar: saída terça cedo para Juiz de Fora, de lá, no mesmo dia para BH, para ver a vitória  do Galo na quarta, e na quinta voltar pra Beli, passando por Viçosa onde tínhamos uma consulta marcada para Brenda, essa baixinha ao lado de Mírian, no Hospital Universitário da UNIVIÇOSA.
Pois é, esqueci de abastecer, o carro, que parou na estrada, cancelei a viagem, o Galo não ganhou e eu não quero mais falar nisso.
Partimos hoje para Viçosa, que dista apenas 1 hora 15 minutos de Beli. Não sei porque ela não está inserida na RMB-Região Metropolitana de Belisário. O meu segurança Manoel Primo foi e também Tia Regina. 
Sempre damos uma paradinha no trevo de  Ervália para comprar morangos orgânicos.
E chegamos ao nosso destino.  A UNIVIÇOSA, que  oferece 16 cursos, nas áreas de Humanas, Exatas, Saúde e Tecnológicas. 
Parte da Faculdade de Medicina Veterinária..

Uma boa estrutura de salas de aulas, auditórios, laboratórios...

No Hospital escola Brendinha foi reavaliada e está bem. Já é velhinha a bichinha. Ela já foi operada aqui.
Deem uma olhada nisso! Na hora do expediente flagramos Amanda, funcionária da Secretaria Acadêmica lendo EMBELISARIO. Esse foi um encontro que me trouxe muita felicidade. Da outra vez que lá estive, deixei um cartão com  uma colega sua. Pois não é que ela resolveu conhecer o blog, ficou  viciada e me falou sobre TODAS as matérias postadas! Fiquei super feliz com isso. Nós somente nos conhecíamos através do facebook.
Ela é muuuuuito simpática e prometeu vir conhecer Belisário.
Ao seu lado as simpáticas colegas  Djenane  e Marici, que está no centro, e é a chefe da secretaria. Agora vêm dois problemas: primeiro que ela me reclamou que os excessivos acessos de Amanda no EMBELISARIO vem prejudicando o bom andamento do serviço da Secretaria Acadêmica, com grave prejuízo par os alunos. Sobre isso nada posso fazer. O segundo foi que, sabendo que eu era de Belisário,  descobriu que conheço Grelson Clemente e pediu-me encarecidamente que eu o comunicasse que ele deve retornar com urgência àquela faculdade para cursar por 6 meses a matéria Anatomia de Equinos e Muares, que ficou devendo em seu curso de veterinária. E  ele deve aproveitar e trazer os livros que pegou na biblioteca e nunca devolveu. O rapaz está lá em Natal e o recado está dado.
Agora vamos dar um passeio no campus da também famosa Universidade Federal de Viçosa, uma  referência entre as instituições federais de ensino superior, que oferece 67 cursos de graduação.
Vários belisarienses estudaram aqui. Vou deixar que eles comentem isso.
O campus é belíssimo.
O campus é  uma cidade universitária.
Prédios suntuosos, em estilos diversos.
Tinha um outro agradável compromisso por ali. Visitar o Reverendo Elben César. Muito respeitado no meio protestante, eu o conheci pessoalmente quando lá estive com minha irmã Célia. 
Ele é diretor-fundador da Editora ULTIMATO e redator da revista ULTIMATO. É pastor emérito da Igreja Presbiteriana de Viçosa, autor de vários livros e também é jornalista. A pedido dela, fui levar-lhe um livro com as memórias de meu pai, escrito pelo irmão Clóvis.
Falar sobre ele levaria um dia e uma noite. Saí de lá com vários presentes, inclusive com esse livro, depois de lamentar com ele os descaminhos tomados por algumas igrejas evangélicas.
Sobre a Editora Ultimato, ela foi fundada em 1968 com a publicação do tablóide ULTIMATO, hoje a revista ULTIMATO. A editora tem hoje mais de 150 títulos em catálogo e foi  concebida em São Paulo, em 1966, tendo nascida em Barbacena,  em janeiro de 1968. 

ULTIMATO é uma excelente revista, que  se dedica à evangelização e à edificação, ou seja, a reconciliação das pessoas com Deus, transmitindo a elas o ideal de uma vida cristã séria e rica na esperança, tudo isso buscando transmitir uma mensagem  "transparoquial",  com um foco "cristocêntrico", nunca voltado à promoção da igreja A ou B, mas do evangelho de Cristo.
Além dos milhares de assinantes protestantes, a revista é enviada mensalmente para  todos os  bispos, e a milhares de paróquias católicas.
Graças, também, a um esforço conjunto com algumas igrejas, são distribuídas cerca de 5 mil revistas entre presidiários. Isso e mais você pode ver em http://www.ultimato.com.br/

Só mesmo uma pessoa muito especial para criar e manter uma obra desta.

Sobre a matéria, Dr. Dárcio Calais comentou:

UFV! Não posso ver referências a esta instituição sem manifestar um forte sentimento de amor e de saudade. Fui o terceiro belisariense a se graduar na UFV. Antecederam-me o Prof., Dr. Paulo Afonso Ferreira e o Prof., Dr. Américo José da Silveira, este, lamentavelmente falecido aos 47 anos. Cheguei lá em 1962, quando ela era ainda a UREMG - Univ. Rural do Estado de Minas Gerais. Minha "mega-sena da vida" foi lograr êxito no vestibular para o Agrotécnico. Além de um ensino de alto nível, o Agro era também um grande formador de caráter. Professores não ficavam na sala em dia de prova. O último aluno a terminar levava as provas ao gabinete dele. Os "agroboys" ( como éramos chamados) temos muito orgulho disso. Já tive oportunidade de mencionar aqui que jamais me desliguei da UFV. Hoje mesmo estou trazendo dois professores de lá para uma reunião da Câmara da Indústria de Base Florestal da FIEMG. Um deles vai nos apresentar uma palestra sobre Resíduos Sólidos da Indústria Moveleira.
Ainda quero falar sobre essa figura fantástica que é o Reverendo Elben. 



Comentários

  1. UFV.
    Não posso ver referências a esta instituição sem manifestar um forte sentimento de amor e de saudade. Fui o terceiro belisariense a se graduar na UFV. Antecederam-me o Prof., Dr. Paulo Afonso Ferreira e o Prof., Dr. Américo José da Silveira, este, lamentavelmente falecido aos 47 anos. Cheguei lá em 1962, quando ela era ainda a UREMG - Univ. Rural do Estado de Minas Gerais. Minha "mega-sena da vida" foi lograr êxito no vestibular para o Agrotécnico. Além de um ensino de alto nível, o Agro era também um grande formador de caráter. Professores não ficavam na sala em dia de prova. O último aluno a terminar levava as provas ao gabinete dele. Os "agroboys" ( como éramos chamados) temos muito orgulho disso. Já tive oportunidade de mencionar aqui que jamais me desliguei da UFV. Hoje mesmo estou trazendo dois professores de lá para uma reunião da Câmara da Indústria de Base Florestal da FIEMG. Um deles vai nos apresentar uma palestra sobre Resíduos Sólidos da Indústria Moveleira.
    Ainda quero falar sobre essa figura fantástica que é o Reverendo Elben.

    ResponderExcluir

  2. Um dia desses dias quero ir conhecer Viçosa.Ver a famosa Universidade e também algum arquivo sobre o ex-Presidente da República, Arthur Bernardes, que era de lá. Nos primórdios de Belisário, era ídolo político aqui e cresci ouvindo meu avô, Neca Mariano, falar nele.
    Ouvi dizer que há ônibus 2 X por sem, de Rosário da Limeira (11 km de Belisário) para Viçosa. É nesse que eu vou! O Cléber não deve voltar lá, andou fazendo muita "amizade"com moças muito bonitas e eu estou de olho, ao lado da grande amiga,Miran.

    ResponderExcluir
  3. O Brasil inteiro deveria ser assim...!!!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito feliz em saber que o Rev Elben, tão querido, recebeu o livro sobre a vida do meu pai. Amo este Pastor tão incrível e sua revista Ultimato tem abençoado minha vida a quase 30 anos. Fiquei curiosa em ler o que o Dárcio vai falar sobre esta figura fantástica de verdade. Obrigada, Cleber, por ter feito este gesto! Quando eu for aí quero ir novamente à Viçosa, à Universidade e à Editora.
    Célia Paradela

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês