PLANTAR EUCALÍPTO É ANTI ECOLÓGICO?

Em matéria anterior postamos essa foto e pedimos correspondente do EMBELISARIO em BH, Dr. Dárcio Calais, que respondesse essa pergunta, como especialista que é no assunto. Veja o seu parecer:

Eucaliptos:
Em criminologia há uma espécie de axioma que diz o seguinte: "Se queres conhecer o autor do crime, procura aquele a quem o crime beneficiaria". Eu também tenho meu axioma: Se queres conhecer os detratores dos eucaliptos, procura aqueles que vão perder competitividade diante da competência brasileira na produtividade florestal. 
Justamente neste ano de 2014, faz 50 anos que se formou a 1ª turma de engºs florestais no Brasil. E já somos detentores dos maiores rendimentos florestais do mundo. Comparada com o Velho Mundo e mesmo com os Estados Unidos, a indústria de celulose brasileira está no jardim da infância. E já somos o 4º maior produtor mundial, com 14 milhões de toneladas em 2012. 
Essa aritmética é facilmente compreensível. Nós cortamos os eucaliptos aos 7 anos e colhemos de 250 a 280 m³/hectare. Nosso concorrente mais próximo é a Península Ibérica que não cogita em colheita antes de 12 anos com rendimentos bem menores. A Finlândia tem forte participação no mercado mundial de madeira e derivados. E lá não se corta uma árvore com menos de 40 anos. 
Os eucaliptos não são destruidores de solo (nenhuma árvore é). Novamente o raciocínio é bem simples. A madeira (inclusive a dos eucaliptos) se constitui de carboidratos primários, formados pela fotossíntese a partir de água e gás carbônico. Trabalhos conduzidos por Calais et allii em 1995, mostraram que apenas 0,8% do peso de uma árvore (no caso Eucalyptus grandis) se constitui de nutrientes minerais. Os 99,2% restantes são pura fotossíntese. E mais. As análises de laboratório comprovaram que a maior parte daqueles nutrientes minerais estão justamente nas folhas e galhos, que ficam no campo depois que a madeira é retirada. Concluindo, plantar eucalipto significa proteger as matas nativas, combater o aquecimento global e gerar renda em todos os níveis. Oportunamente gostaria de falar sobre a siderurgia a carvão vegetal brasileira que é única (e invejada) no mundo.

Comentários


  1. Jose Muniz18 de fevereiro de 2014 19:14
    Prezado Dr. Dárcio Calais. Permita-me uma consulta... Minha mãe (Luzia Carolina) plantou no sítio dela, aleatoriamente algumas árvores de Eucaliptos. Eu percebi que as árvores mais próximas aos córregos e fontes de água cresceram mais rapidamente e engrossaram mais os caules.
    Minha pergunta é: Uma plantação irrigada de Eucaliptos renderia ainda mais do que percebemos atualmente?
    Grato antecipadamente.
    Cleber. desculpe transformar seu Blog em Forum Botânico. He he he.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado colega Eng. José Muniz,
      Como sabemos, a água é essencial a todos os seres vivos. Tratando-se especificamente de árvores, maior volume de água significa também maior quantidade de nutrientes que são carreados na solução do solo e prontamente absorvidos pelas raízes. Portanto, a resposta à sua pergunta é afirmativa, isto é, mais água mais rendimento. Há contudo obstáculos de ordem prática e econômica. Empresas de base florestal trabalham com áreas muito extensas (milhares de hectares) onde a irrigação seria inviável e antieconômica. Atenção: É muito comum as empresas utilizarem uma irrigação complementar durante o plantio, quando ocorre um período de estiagem prolongada ou quando empresa faz o plantio durante o ano todo. Mas esse é outro esquema. Em nossa abençoada Zona da Mata, uma irrigação não se justifica. Gde. abraço. Calais.

      Excluir
  2. Que nada Zé Maria! Isso dinamiza o blog. e a gente paga um correspondente é para vê-lo trabalhando,.

    ResponderExcluir

  3. E lá vou eu : já que o assunto interessa muito a Belisário e região, resolvi copiar o que foi dito acima em letra aumentada e fazer um cartaz para exibição aqui na fachada do GAB até depois da Cavalgada, em maio. Isso porque também já ouvi muita gente falar mal do grande eucalipto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês