MERECIDAS FÉRIAS EM CABO FRIO

As coisas hoje são dinâmicas pra gente. Para respondermos a um bom convite peço um tempo. Coisa de 5 segundos e a resposta pode ser SIM ou É LÓGICO!
Quando o cunhado Carlos Alberto nos convidou  para irmos a Cabo Frio corremos pra arrumar a mala. Quinta-feira Belisário-JF, deixamos a sobrinha Giulia lá, a Ranger também, e partimos os dois casais para o Rio, para ele resolver uma pendência lá. 
Uma foto do Flamengo para entrarmos no ritmo  do litoral fluminense. Niterói ao fundo.
Ainda na quinta, no final da tarde, partimos para a Região dos Lagos.
Na sexta cedo já pegando um sol na Praia do Forte. 
A limpeza de Cabo Frio chama a atenção. E se ficar algum alimento deixado pelos farofeiros nas areias, esses garis cuidam de eliminá-las.
O Parque das Águas está para ser inaugurado.
Deve ser complicado transportar esses granitos prá cá, não?
É nada! Eles são artificiais. Dentro funciona a "casa de máquinas" para acionar as cascatas.
No verão a agitação aumenta, com programações culturais e recreativas. Forró, ginástica aeróbica... tudo bem democrático. E tinha ainda o Cabofolia.
Lembra daquela "feirinha" bagunçada que tinha aqui? Ficou "arrumadinha".
As barracas  tomaram ares de "barzinhos", com música ao vivo.
Outra visão da Praia do Forte...
... da cidade.
A história sempre me atrai. Estamos no Centro Histórico de Cabo Frio. No final de tarde fica ainda mais charmoso o lugar.
Mais uma referência histórica: O Convento N. S. dos Anjos, que foi construído em pedra e cal, sendo  inaugurado em 1696, logo depois de Cabo Frio ter sido elevado à condição de cidade. Dentro funciona o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, 
O complexo arquitetônico também abrange o Cruzeiro de Santo Antônio, que prá mim sempre serve de referência geográfica quando andando pela cidade. 
Como tem mulher bonita nesse Cabo frio! A louraça é Mariza. A morenaça eu não falo o nome, por motivos óbvios.
Mas também tem homem fofo nesse balneário.
Turista não perde nada.
O canal de onde partem os barcos com passeios turísticos.
Agora a visão da Praia do Forte, a partir da Praia do Foguete.
Um giro pelo centro da cidade, para o almoço. Essa é a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assumpção, que viu nascer a cidade. Foi erguida por ordem de Dom João V, em 1615, em estilo jesuítico.
Dr. Dárcio: seria esse o modelo que tio Joaquim Gomes teria, aqui em Belisário? 
A resposta de Dárcio já veio:

Sim. Não sei por quanto tempo ele a possuiu, mas é certo que em 1968 ele tinha uma caminhonete Chevrolet Brasil semelhante à da foto. A única diferença (externa) era a cor verde-claro no lugar da grená. Mas a "marca registrada" do padrinho Joaquim, na década de 50, foi uma International L-120. Vou mandar a foto lá de casa. 

Atenção: a dele era verde.
Não sei precisar o ano em que ele a comprou mas sei que foi bem no início dos anos 50.
Sei quanto ele pagou por ela: 90 contos de réis. Era assim que a gente falava 90 mil cruzeiros.
Essa é uma figura notável por aqui. Carlos Scliar, nasceu no Rio Grande do Sul e foi um grande gravurista, apaixonado  pela serigrafia, tendo pintado quadros e murais,  e até ilustrou vários bilhetes da Loteria Federal. Uma pesquisa no Dr. Google nos fala ainda que a partir de 1960 Scliar passou a viver exclusivamente da pintura, em seus ateliês em Cabo Frio e Ouro Preto. Foi um ativista, engajando-se na defesa da preservação das dunas, das praias e da reserva de pau Brasil do balneário fluminense e de  casarios de Ouro Preto.

As obras de Scliar podem ser vistas em acervos e museu, em  coleções nacionais e estrangeiras. Ao falecer o seu corpo foi cremado e suas cinzas foram lançadas no Canal do Itajuru, em Cabo Frio.
Você pensava que Itajuru era somente o nosso pico, aqui na Serra do Brigadeiro? Não é não. O CANAL DO ITAJURU tem  6 km de extensão e liga a lagoa de Araruama, que banha quatro municípios, ao oceano Atlântico. Ele mantém a vida na lagoa.
Vi ajuntamento e ouvi palmas, então tem coisa interessante. É um artista de rua dando um espetáculo aberto de malabarismo, mágica, humor... Ao final, uma sacolinha garante a sobrevivência do profissional e a possibilidade de muita gente ter acesso a um espetáculo interessante.
Mas tem mais arte. Uma galeria com exposição da artista juizforana, que  constantemente está expondo em JF. 
Uma pesquisa rápida no Dr. Google nos mostra a sua tendência mística em torno de máscaras e mandalas. 
Veja lá mais sobre ela! 


Comentários

  1. Caminhonete.
    Sim. Não sei por quanto tempo ele a possuiu, mas é certo que em 1968 ele tinha uma caminhonete Chevrolet Brasil semelhante à da foto. A única diferença (externa) era a cor verde-claro no lugar da grená. Mas a "marca registrada" do padrinho Joaquim, na década de 50, foi uma International L-120. Vou mandar a foto lá de casa.

    ResponderExcluir

  2. As mulheres M&M são bonitas mesmo. Mas... os homens, não sei: não vi o Beto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês