FALANDO DE EMPREGABILIDADE NA ESCOLA ESTADUAL

Como tem visita de Muriaé, o dia na ESCOLA ESTADUAL PEDRO VICENTE DE FREITAS começa com um café, na cantina.
Presente o zootecnista Manoel de Carvalho, que também é vereador na cidade.
Uma broa é tudo de bom para começar o dia.
Muito constrangido a gente aceita provar uns 3 pedaços.
Agora, vamos ao trabalho! 
A novidade é a seguinte: a grade curricular das escolas estaduais estão recebendo mais uma matéria. Há preocupação em despertar nos estudantes uma análise mais consistente sobre o mercado de trabalho. Dessa forma o primeiro ano do ensino médio passará a ter a matéria EMPREGABILIDADE, no decorrer do ano, com carga horária de 5 aulas/semana.
Isso faz parte do projeto Reinventando o Ensino Médio, da Secretaria Estadual de Educação, cujo objetivo é o de  envolver a comunidade escolar, ai incluindo-se as famílias, para que possam definir uma área em torno da qual os alunos receberão conhecimentos e estímulos para nela se aprofundarem, a partir de um programa montado pela  equipe pedagógica e direção da escola, visando a inserção futura destes no mercado de trabalho.
São 3 as áreas pré-selecionadas: 1. Gestão e empreendedorismo 2. Meio Ambiente e Recursos Naturais 3. Turismo. Uma dessas deverá ser escolhida para receber o foco da escola em 2014. Na sua palavra de abertura do evento, a Supervisora Rúbia, recém chegada à Escola, desafiou os alunos à adoção de um espírito empreendedor, sem "freios de ideias", ou seja, temores e inseguranças, que muitas vezes atrofiam os objetivos do jovem, retirando-lhe suas metas e seus sonhos.

Um filme ajudou nisso. Nick Vujicic, um vencedor, mesmo não dispondo de pernas e braços.  Se não conhece, recorra ao youtube.
Além do zootecnista, José Percínio, o nosso ambientalista daqui de Belisário, também foi convidado para se apresentar.
Na primeira parte, Manoel Carvalho, como dito, um técnico especializado na área rural, por nascimento e formação. É nascido na "roça", na Fazenda Barra Alegre, Muriaé, mas rompeu seus temores e timidez para ir estudar o ensino médio em JF e depois cursar zootecnia na Universidade Rural Fluminense, também concluindo um mestrado nessa área.
Venceu a vontade de ficar preso à família, para que pudesse se aprimorar nesse curso, que forma técnicos para a administração de propriedades rurais, cuidados na criação de coelhos, gado, suíno, equinocultura ..., alimentação animal, etc. Teceu um pouco de informações sobre essa formação escolar. Apresentou, ainda, comentários sobre o perfil de um empreendedor de sucesso, como se vê no quadro abaixo.
Dentre os muitos desafios que Manoel Carvalho venceu, segundo ele, o maior foi o de ser pai. Sem filhos, há seis anos atrás, levou um susto quando sua mulher, com estatura de apenas 1,65 m , e 47 kg, engravidou de 4 bebês, de uma só vez. Cuidado, otimismo, fé, equipe médica eficiente, em JF,  os levou à vitória, conseguindo uma parto feliz para 3 deles. Lamentavelmente um dos bebês não sobreviveu.
Na segunda parte José Percínio mostrou, mais uma vez, a sua experiência na área de preservação do meio ambiente, aqui no entorno do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, conseguindo tais conhecimentos através de 15 cursos promovidos na região, por órgãos diversos, sendo o último o de Empreendedorismo para o Turismo Rural, promovido semana passada pela Secretaria Municipal de Turismo.
Zezinho desafiou os alunos a se interessarem pelo "negócio turismo" nessa rica região, isso fazendo sem deixar de proteger a sua riqueza na biodiversidade, na beleza  natural, e na produção de água.
Mais palavras desafiadoras, por parte do diretor da Escola, José Antônio Carneiro...
... encerrando com agradecimentos aos dois palestrantes.
Aproveitei o momento para uma conversa fora da Escola com o vereador Manoel Carvalho, que também foi presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Muriaé, tentando obter dele os projetos que a Secretaria Agricultura de Muriaé tem para Belisário, o seu maior distrito rural.
Ora! como falar em empreendedorismo na zona rural se não há qualquer projeto nesse sentido, por parte do município.
Ele não conseguiu me passar nenhum projeto, nenhuma ação.  O pior é que, pelo que sei, eles não existem em nenhum lugar do município. Prá que essa Secretaria?

Comentários

Posts mais visitados do último mês