UM DIA MARCANTE EM NOSSA HISTÓRIA

O dia de hoje é um marco histórico da democracia no Brasil. No dia 25 de janeiro de 1984 aconteceu o célebre comício da Praça da Sé, em São Paulo, onde 300 mil pessoas perderam o  medo  e foram para a rua para clamar o direito de eleger o presidente da república, depois de 20 anos debaixo da ditadura militar.
A partir daí pegou fogo o movimento DIRETAS JÁ! Foi o momento cívico mais lindo de minha geração, que agora em 2014 completa 30 anos. Ele foi um divisor de águas na história contemporânea do país. Mirian e eu participamos de três comícios. Em BH, Rio e Juiz de Fora.
O movimento foi reforçado pela participação de políticos de linhas diversas, sob a liderança do MDB, e Ulisses Guimarães, o Senhor Diretas, com o apoio da OAB,  CNBB, Maçonaria, estudantes, trabalhadores e a população em geral. Subiam nos palanques políticos oposicionistas do regime militar, de todas as linhas: Tancredo, Brizola, Miguel Arraes, Franco Montoro, FHC, Mário Covas, Lula, Quércia, Suplicy, Marcos Freire, Pedro Simon, Fernando Lira...e muitos artistas de áreas diversas.
Abaixo Ulisses, Teotônio Vilela, Mario Covas, Miguel Arraes e Tancredo Neves. Padrões de políticos brasileiros.

O JORNAL DA  BAND de ontem começou uma linda sequência histórica desse movimento, e dando foco em um de seus expressivos líderes, o Senador Teotônio Vilela. Um político ímpar de nossa história, que a princípio apoiou o golpe militar, foi eleito senador pela ARENA, mas se tornou um dos maiores opositores dos militares, com participação decisiva na elaboração da Lei da Anistia,  com o apoio dos juristas Sepúlveda Pertence e Dalmo Dallari, tendo visitado, todos os presos políticos do país. A lei foi aprovada em agosto de 1979.
Mas se os mais novos pensam que os políticos atuais são insensíveis ao clamor das ruas, isso não é novidade. Esse belo movimento não foi suficiente para sensibilizar a Câmara dos Deputados.  No dia 25 de abril de 1984 a Emenda Dante de Oliveira, que restabelecia eleições diretas para presidente, foi votada, porém houve uma manobra de políticos aliados ao regime, e assim 112 deputados deixaram de comparecer ao plenário A emenda foi rejeitada por não alcançar o número mínimo de votos. Mas o troco veio a seguir. Em 15 de janeiro de 1985 Tancredo Neves foi eleito presidente pelo voto indireto, restaurando a democracia no Brasil Lamentavelmente ele adoeceu na véspera de sua posse vindo a falecer.
Outra figura que ficou ligada ao DIRETAS JÁ! Foi Fafá de Belém, a Musa das Diretas. Era uma das estrelas dos comícios, cantando o Hino Nacional e a música abaixo, que muito me emocionava. Foi uma homenagem a Teotônio Vilela, que ironicamente faleceu de câncer antes da votação da emenda.

Menestrel das Alagoas

Milton Nascimento

Quem é esse viajante
Quem é esse menestrel
Que espalha esperança
E transforma sal em mel?
Quem é esse saltimbanco
Falando em rebelião
Como quem fala de amores
Para a moça do portão?
Quem é esse que penetra
No fundo do pantanal
Como quem vai manhãzinha
Buscar fruta no quintal?
Quem é esse que conhece
Alagoas e Gerais
E fala a língua do povo
Como ninguém fala mais?
Quem é esse?
De quem essa ira santa
Essa saúde civil
Que tocando a ferida
Redescobre o Brasil?
Quem é esse peregrino
Que caminha sem parar?
Quem é esse meu poeta
Que ninguém pode calar?
Quem é esse?




Comentários


  1. Viver até velho, tem essa compensação: caminhar junto com o Brasil e o mundo. O gosto das conquistas é cada vez mais saboroso e as lições como as dos cidadãos mencionados acima, das DIRETAS JÁ, são reaprendidas. O bom senso deve prevalecer sempre. Agora, por exemplo, há quem queira dilapidar os alicerces da Copa do Mundo 2014 e até ameaças de sabotagens. Gente que vive no sobressalto das paixões e não dá lugar à razão. Nosso Brasilzão pode ainda ter muitos defeitos, até por negligências minhas e suas, de todo o povo. Mas que é o País do Café e do Futebol, ninguém pode negar. Será ainda também o País da Cidadania; há bem pouco saimos do analfabetismo, da pobreza extrema, das doenças tropicais e da sujeira. Temos até uma mulher na Presidência e, por mim, o próximo seria o negrão Joaquim Barbosa. ..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês