RETORNANDO DE CARATINGA PARA BELI COM ESCALAS EM ... CAP. IV

Partimos domingo cedo de Caratinga. Mais uma prosa no café da manhã com o casal José Geraldo e Erika, que nos hospedaram, e tomamos rumo de casa. Mais ou menos. Tínhamos algumas escalas por fazer nesse trajeto.
Primeiro uma parada no Coisas de Minas, que já apresentamos no Cap. I. Agora sim conseguimos falar com o proprietário, Dr. Antônio Augusto.
A foto ao fundo é de seu pai, Sr. Pedro Lopes. A mãe, D. Maria Vieiras,  foi professora de Nina, por quem ela tem muita carinho. Eles têm também uma relação de parentesco.
Ele é doutor em Bioquímica. Doutorado mesmo. Também foi professor em Caratinga  e é natural de Miradouro. Olha aí Miradouro, Gente!
Já estamos em Carangola. Essa casa também tem um valor histórico incomensurável. Nela nasceu, no dia 27 de julho de 1953, uma das pessoas mais ilustres da Zona da Mata Mineira, quiçá do Brasil: Dr. Cléber Paradela. Seria justo que fosse comprada e nela se instalasse um museu em homenagem a essa grande figura. Alguém se dispõe a ajudar ? Não aceitaremos contribuições inferiores a 10 mil reais.
Esse é o atual morador. Confirmou que lá é uma verdadeira romaria. Todo mundo quer saber sobre o ilustre ex-morador. Até milagres já está atribuindo a ele.
Essa foto é uma homenagem às primas da família Batalha, que morou nesse casarão histórico. Estive várias vezes ai quando criança, na casa dos tios Lincoln e Nininha, e suas filha Linderita (JF),  Lindinava (RJ) e outros. As netas Kenya (Porciúncula) e Kelly (Carangola),  acompanham o nosso blog.
Agora uma homenagem à irmã Celi (RJ), que estudou nessa escola.
Próxima escala: Faria Lemos. Uma grata surpresa quando chegamos na casa de Tio Silas e Lauriene, a prima  Leila Márcia- JF (esq.) estava lá e iriam chegar as tias Áurea (JF) e Edna Marta (Itumbiara-Goiás). Virou um encontro de família. Edna é a de vermelho. A gata de preto é a minha patroa.
Então vamos celebrar! Retornamos para Carangola (15 km) e fomos almoçar no Restaurante Picanha.
Quem chegou com esse pessoal todo foi o primo Joelson, de camisa cinza. Ele é engenheiro eletricista e supervisor do Metrô de SP. Num comentário recente aqui no blog nos informou que vai mandar o seu curriculum para ver se nós o selecionamos para trabalhar em Beli, de tanta propaganda que fazemos do lugar. Vamos analisar, mesmo porque metrô não é nossa prioridade por enquanto EMBELISARIO. Buraco aqui só mesmo de tatu.
Silas, o único homem de cabeça branca na mesa, é neto de Sebastião Gonçalves Martins, que dá nome à praça onde moramos. É de Belisário e aqui passou boa parte de sua infância. Morou no terreno vizinho ao nosso.
Lucas, que acompanha o blog lá em Faria Lemos, Leila Márcia,  professora e especialista no projeto Contadores de História e Joelson.
Esqueci de falar que a Crystal, Mate Leão e Coca Cola patrocinaram esse evento.
É a melhor picanha da região. Sou freguês de lá. A carne vem do Mato Grosso do Sul. Pelo menos é o que o dono fala.
E vamos às fotos oficiais.
Família é ruim mas é bom.

Comentários

  1. Essa picanha aí, me deu foi água na boca. Ainda mais que estou lendo antes do almoço. Covardia com os leitores.

    ResponderExcluir
  2. Clésio, o feijão tropeiro também era divino ! Temos que voltar lá...
    Conversei um pouco com Ti Silas, ele me falou um pouco do Belisário do seu tempo aqui. Um pouco do que podia contar
    perto da esposa.
    Adorei o giro desse fim-de-semana. Cléber e Mirian além de levar e trazer, fazer companhia, etc ainda registra tudo no seu blog bem humorado. Figuraça ! Merece mesmo um Museu na casa em que nasceu em Carangola, assim a gente volta mais lá (e ao feijão tropeiro, aos torresmões e à picanha) .

    ResponderExcluir

  3. Alô, Antônio Augusto,
    Que ótimo ter passado ai no seu 'COISAS DE MINAS', pelo almoço maravilhoso - costelinha e linguiça assim nunca tinha provado. Parabéns ! Depois, falar com você, relembrar seu pai - o homão bonito, elegante e simpático Pedro Lopes, sua mãe Dª Maria Vieira, professora e diretora, nossos queridíssimos Detinha (sua irmã) e Zé Normando (meu primo) casal mais apaixonado que conheci, foi muito bom. Aguardamos sua visita aqui em Belisário.

    ResponderExcluir

  4. A Mirian sai sempre bem nas fotos do seu blog, Cléber, muito melhor que eu.. Só porque ela é a patrôa?

    ResponderExcluir
  5. Adorei ver todos os primos. A Edna Marta está a cara da Ana Maria, há muito não a vejo. E o Joelson grisalho, o que que é isso? Ele é um garoto!
    Correção: quem estudou no Lelena de Oliveira foi a Célia e não eu. Eu estudei no Grupo Escolar Melo Viana e no Colégio Carangolense, Celi

    ResponderExcluir
  6. Oi Celi! Pois é, ainda sou um garoto, mas meus cabelos teimam em me sabotar!!
    Cleber, analisa o currículo com carinho, Metrô é projeto para médio e longo prazo! Não espera o transito ficar um caos por aí!!
    Bem, de novo digo, foi um enorme prazer encontrar vcs em Faria Lemos, este foi um passeio que se desdobrou em muitas boas surpresas!
    Abraços,
    Joelson.

    ResponderExcluir
  7. Que delícia de encontro! Faz tempo que não vejo vcs... saudades!!

    ResponderExcluir
  8. Foi delicioso mesmo esse encontro. Pena que durou pouco. Mas, assim como as boas histórias que queremos sempre ouvir de novo, espero poder repetir esse encontro e compor essa mesa com todos os queridos que não vemos a muito tempo. Bjos para vocês todos: Cleber, Míriam, Dona Nina, Joelson, tia Édina, minha dinda Áurea, Lucas, Lau e papai.

    ResponderExcluir
  9. kkkkk. Fiz o comentário e não assinei. Isso é a minha cara... Mas só pra confirmar:
    Foi delicioso mesmo esse encontro. Pena que durou pouco. Mas, assim como as boas histórias que queremos sempre ouvir de novo, espero poder repetir esse encontro e compor essa mesa com todos os queridos que não vemos a muito tempo. Bjos para vocês todos: Cleber, Míriam, Dona Nina, Joelson, tia Édina, minha dinda Áurea, Lucas, Lau e papai.
    Com carinho, Leila.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês