A QUEM HONRA, HONRA

Recebemos o convite em 2013. Imediatamente confirmamos a nossa presença. O amigo Onofre José de Freitas, Reverendo Onofre, Doutor Onofre.. completou 80 anos. Não poderíamos perder, assim como estivemos na comemoração dos 70 anos, mesmo morando em Salvador.
Tem mais um título: "Onofre da Nicinha". Ela nos encaminhou o convite, adiantando que seria uma surpresa para ele. Onofre foi pastor metodista, colega e amigo de meu pai. Aí começou a nossa relação, de várias décadas.
Posteriormente ele entregou as credenciais de pastor, fez o curso de Direito e passou a ser construtor, ramo em que foi muito bem sucedido.
Mas mesmo como leigo sempre foi dedicadíssimo à Igreja Metodista, junto com a esposa Nicinha, que teve o seu foco principalmente no trabalho com crianças.
Onofre também me influenciou quando decidi me ligar à Maçonaria. Sua conduta cristã e ética foram o sinal  de que estaria optando por uma instituição de respeito. 
Foi uma noite muito agradável. Muitos amigos que caminharam conosco ao longo dos anos. O Reverendo Lino Magalhães, à esquerda com a esposa Marizilda, foi meu amigo já em Além Paraíba, onde ele e sua família eram ovelhas de meu pai. Já há muitos anos ele é pastor no Colégio Metodista Izabela Hendrix-BH. O Rev. Messias Valverde também grande amigo, aposentou-se recentemente, depois de coordenar por muitos anos  a pastoral do Instituto Granbery da I. Metodista-JF. Sua esposa Delma Paradela é prima.
O Rev. Celso Também é pastor da I. Metodista, e é casado com uma prima e a sua família faz parte da história da minha.
Mais pastores. À  direita o Rev. Olívio Andrade, que também veio de BH. Também grande amigo nosso e da família. O professor Adelino e Marilene também são compadres e pessoas do coração, apesar de morarem em JF e nunca terem ido em nossa casa, em Belisário.
Nilton e Sônia. Amigos do peito.
Caramba! A professora Sylvana veio de Piracicaba. Ela era esposa do Doutor Elias Boaventura, um monstro sagrado da educação metodista e do país, falecido há 2 anos. Foi reitor da Universidade Metodista de Piracicaba, no auge do brilho daquela instituição de ensino. Foi um dos meus gurus quando eu era jovem, pelo seus posicionamentos contundentes, que traziam incômodos para muitos, principalmente aos reacionários.
O evento certamente bateu recorde. Era muita gente importante e querida, por metro quadrado. A professora Ieda Rocha também sempre foi uma referência para mim. Uma dedicadíssima leiga metodista, com foco na educação secular, educação cristã e na área social. Antes de meu nascimento já era amiga da minha família, lá na cidade de Manhuaçu. Veio depois para JF, onde tivemos bons momentos juntos, no Granbery e na I. Metodista Central.
Pela sua sobrinha, a Professora Dea Rocha, no centro,  temos o mesmo carinho e respeito. Soninha, a de colar, é amiga de décadas, embora tenha menos respeito por ela, por ser muito bagunceira e eu sou mais formal.
O Sr. Antônio é irmão de Onofre. Lucimar Caixeiro é amiga também no face. Carolina, à direita, é esposa de Rev. Olívio.
É muita gente amiga. O professor Levy  Cruz é da tradicional família Cruz, de Muriaé.
Grande Paulo Machado! Também me influenciou na opção pelo ingresso na Maçonaria. Delinha a esposa, Heloisa, filha,  e o Major Rônei. Pessoas de ligações históricas comigo e com a minha família.
Lília e Lair, com Adelino e Marilene. São amigos a partir dos Encontros de Casais da Igreja Metodista, onde eram coordenadores.
O culto em ações em graça foi belíssimo. O espaço do buffet ficou lotado.
O Rev. Messias foi o dirigente. Ao seu lado o Prof. Valter bastos, que também foi pastor metodista, muito amigo nosso e da família.
O Rev. Olívio trouxe a reflexão. Baseou-se no Livro de Eclesiástico (que não consta da Bília das igrejas protestantes), no seu cap. 6.
14. Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.
15. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé.
16. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo.
17. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante.
Como ele mesmo adiantou, Olívio trouxe palavras do coração. Ele a Carolina sempre foram muito amigos de Onofre e Nicinha. Ótima reflexão.
Aliás, uma característica marcante do ministério metodista do passado era a solidariedade entre os pastores. Podiam até ter diferenças em algumas questões doutrinárias, mas eram amigos fieis uns dos outros. Como filho de pastor fui testemunha disso. Na verdade isso era próprio do metodismo: " No não essencial, liberdade. No essencial, unidade. Acima de tudo o amor" - João Wesley, fundador do metodismo- Sec.XVIII.
O livro do ex pastor presbiteriano Rubem Alves também foi referência nas palavras do Rev Olívio. 
Foi grande e muito simpática a participação da família, na celebração. O genro Paulo José...
... filhos e jovens que formavam esse grupo musical  da I. Metodista no Bairro São Benedito, onde Onofre frequentou.
A filha Fernanda foi muito feliz em suas palavras ao pai.
As netas Rafaela e Fabiana também conseguiram passar todo o carinho que sentem pelo vô. Rafaela, de óculos, brilhou destacando que o vô Onofre foi um grande construtor de prédios, mas também construtor de amizades, de valores, de laços de família, de honra, de inspiração de vidas...
Guilherme e Cecília, com essa carinhas de safadinhos, também apresentaram um cântico para o vô Onofre. Foram muito aplaudidos.
Palavras do irmão Antônio. Revelou que na infância Onofre foi desenganado pelo médico.  Certamente que Deus tinha muitos projetos para essa grande figura humana.
Olha quantos pastores na bênção final!
Já apresentei Carolina lá em cima, esposa do Rev. Olívio. Seu grave defeito é o de ser cruzeirense.
A matéria está muito grande. Não fosse isso teria de falar meia hora sobre Nicinha. Além de organizar essa festança, em segredo, também escreveu um livro sobre a vida do marido Onofre. Ela é uma máquina.
E autografou livros para presentear cada família que estava na festa.
Um das páginas fala da passagem de Onofre pela Igreja Metodista de Belisário, relatada pela minha tia Iris, que morou lá, naquela fazenda  na estrada de Rosário da Limeira, que hoje pertence à família Toko.

Como estou fora de casa estou sem os recursos de foto shop, que me permitiriam recortar e melhorar essa e outras fotos, o que possibilitaria  ler mais fácil o texto. Clique na foto!

Nessa época Onofre era pastor da Igreja Metodista de Muriaé. Ele foi o construtor do templo da igreja central, mais ou menos entre 1964-67. Esse templo foi demolido recentemente, para a construção de um maior.
Salgados, frios, jantar... agora o bolo de parabéns!
Uma belíssima noite, digna de uma homem da mais alta estirpe, que sempre procurou ser justo e perfeito em suas ações. Parabéns Nicinha pela organização e pelo livro.

Vida longa para o amigo  Onofre!

Comentários

  1. Como o Onofre e a Nicinha estão bonitos! Gosto muito deles, acompanhei muito de perto o sofrido e apaixonado namoro deles, em São João Nepomuceno. Fiquei feliz em ver os detalhes da festa, eles merecem.

    Ieda e Dea Rocha estão muito bem . Só me lembrava do Lino como aquele rapazinho tímido da igreja de Porto Novo, está um senhor de cabeça branca. Gente! O Valtinho, Valter Bastos, a quem também eu não via nem por foto a quase 40 anos! Só me lembrava dele como um jovem e vigoroso professor bradando pelos corredores do Granbery: "Eu não dou aula, eu vendo aula", mostrando sua posição política em relação ao magistério ser uma atividade desvalorizada, considerada "sacerdócio".

    Célia Paradela

    ResponderExcluir
  2. E-mail de Cibele Paradela, encaminhado a vários granberienses da velha guarda, seguido de vários comentários

    Envio para vocês o link do Blog do Cléber, falando do aniversário de 80 anos de Rev. Onofre José de Freitas. Onofre teve uma festa surpresa , organizada pela Nicinha, sua esposa.
    Foi um belo encontro, com muitos amigos reunidos. Vocês reconhecerão vários.
    Abraços,
    Cibele


    1. Oi, Cibele.: Que presente vc nos deu! Ao mesmo tempo nos deu um motivo de ainda maior tristeza, pela impossibilidade de comparecer a esta festa! Que pena! As fotos do evento que o Cléber publicou em seu blog mostraram com fidelidade o que ele representou. Fico muito grato por vc ter partilhado isto com a gente!
    Abraços,
    Sérgio Marcus Pinto lopes

    2. Qe beleza de celebracao, as fotos dizem tudo... Infelizmente tive compromisso de viagem no período da celebracao. Enviei-lhe as felicitacoes e Sylvana esteve nos representando.
    Grande abraco,
    Almir Maia - SSP

    3. Cibele, foi uma alegria saber notícias do Rev. Onofre e vê -lo tão forte. Tenho uma foto dele no lançamento da Pedra Fundamental da Igreja Metodista de São Mateus . Fizemos muitos trabalhos manuais para angariar fundos para a construção da Igreja . Foi nessa Igreja que eu casei. Obrigada pela informação /fotos .
    Um abraço
    Ester Campante

    4. Obrigada, Cibele, pelo envio destas preciosas fotos! Tivemos muita vontade de participar, mas desta vez não deu. Bom mesmo é que o Cléber fez esta primorosa documentação, e assim pudemos participar, mesmo que virtualmente, deste belo evento. Foi muito bom rever antigos conhecidos, e ver a Ieda Rocha foi um presente! Admiro muito as "Rochas"...

    Abraços
    Zeni

    ResponderExcluir
  3. 5. FIQUEI FELIZ COM A IMAGEM DO ANIVERSÁRIO DO REV. ONOFRE. FOI UM GRANDE COMPANHEIRO DO MEU PAI E LEMBRO PERFEITAMENE DOS LONGOS

    PAPOS QUE MANTINHAM EM JUIZ DE FORA. PARABÉNS PARA O REV. ONOFRE E SUA FAMÍLIA. DEUS OS ABENÇOE.
    ABS,
    ARLY RAMOS

    6.Beleza, Cibele! Você e o Cleber sabem comunicar!

    Esta festa do querido Onofre de Freitas foi neste sábado passado, dia 18/01/2014, em Juiz de Fora, né? Pela relação de pessoas que você enviou, vi que faltavam o Pr. Adahyr Cruz, o Tércio Siqueira, Arly, Barzilai, Trevenzoli, Carola, Celinéia, Isaías, Mariana, Neat, Neidi, Ronaldo. Quem me disse que a festa dos 80 anos de Onofre seria em Juiz de Fora foi o Azeitona. O Onofre está muito bem nos 80 anos. Linda festa, bela reportagem. Abração, amigos!
    João Guimarães

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cleber, recebi de minha amiga-irmã, sua sobrinha, Patrícia, o link para essa bela postagem! Que bom que você esteve presente nesta bela festa e homenagem. Desde que nasci sei da amizade de meus pais com o "Tio" Onofre a quem meu pai chama de Mano. Belas palavras as suas também, ao nos descrever a alegria de um tão saudável e feliz reencontro de todos que admiram e também são estimados por Onofre e sua família. Um grande abraço e prazer falar com vc! Débora

    ResponderExcluir
  5. A matéria ficou ótima, representou bem o espírito da festa e da homenagem ao nosso caro Onofre. A Nicinha é nota mil! Que Deus conserve sua energia e disposição por muitos anos.
    Quase estive em Belisário, mas tivemos 2 problemas... eu peguei virose e fiquei de molho 2 dias e o Cléber não pôde voltar de São Paulo. Combinaremos uma próxima oportunidade! Quem sabe, após a semana granberyense a gente não dá uma esticada até lá? Vamos combinar? Amei o livro do Clóvis sobre a vida de seu pai. Li com toda atenção e carinho e me emocionei...
    Grande abraço,

    Sylvana - Piracicaba

    ResponderExcluir
  6. Somente hoje, 16 de fevereiro conseguimos ver sua reportagem, excelente por sinal. Foram muitos os problemas e dificuldades neste quase um mês pós o aniversário do Onofre nesta família enorme que é a nossa.
    No dia 22, 4 dias após, faleceu a irmã caçula do Onofre para nossa surpresa e tristeza. Ela esteve na Celebração, estava bem e muito feliz. Ainda estamos impactados com a sua morte.
    Houve também um surto de virose. Toda a família foi contaminada, crianças e adultos. Onofre também. Alguns tiveram que ser hospitalizados. Agora tudo caminha para a normalidade.
    Ficamos emocionados com tudo o que vimos e lemos. Sua riqueza de detalhes, seu carinho e atenção. Você foi primoroso em tudo. Obrigada.
    Os comentários dos amigos, pessoas queridas, saudosas. Muitos gostaríamos de ter convidado, o que ficou inviável depois que no dia 28 de dezembro a nora, esposa do Paulo César vítima de um AVC foi internada em estado grave. Ela permaneceu hospitalizada até o dia 8 de fevereiro. Hoje está em casa mas ainda não recuperou a fala e nem a capacidade de andar.
    30 convites aqui ficaram sem serem entregues ou colocados no correio. Lamentável!
    Prometo na festa dos 90 anos, querendo Deus, ser mais eficiente.
    Aproveito para pedir desculpas a estes que tiveram o desejo de aqui estarem mas que não receberam o convite por causa da correria e imprevisto dos últimos dias, ou por eu desconhecer o vínculo. Não podia pedir ajuda ao Onofre.
    Agradeço no meu nome e no do Onofre os comentários e o carinho de todos. Estou feliz por ter alcançado o meu objetivo. “A felicidade de nossa vida depende da serenidade da nossa consciência” já dizia Jean Colteau.
    Se algum amigo tiver o desejo de possuir o livro “A quem honra, honra” é somente me acionar no Face e eu enviarei com prazer.
    Abraços e agradecimento a você Cleber. Parabéns pela feliz idéia. Obrigada a todos e a todas pelo carinho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês