O PROJETO TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA ESTADUAL PVF

Aconteceu nessa manhã de quarta-feira uma bem organizada cerimônia de encerramento do ano letivo desse projeto da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, aqui EMBELISARIO.
São alunos do Ensino Fundamental, entre o segundo e o sétimo ano, que permanecem na escola durante todo o dia.
O grupo é dividido em Projeto 1, Projeto 2 e Projeto 3, com as professoras, Luciene, Jaciara, Helena, Daiane, Aline e Thássya.
Sobre esses presentes falamos depois.
Decoração natalina.
Olha o Corpo Docente da Escola! Somente um masculino. Tem mais professores. Falta na foto também o diretor e a vice, Lenyr. São pessoas que merecem todo o reconhecimento da comunidade, pelo nível de comprometimento para com nossa garotada.
Na abertura do evento uma cantata de natal.

Vozes femininas...
... e as vozes masculinas.
Eles estão ansiosos...
.. de olhos naqueles sacos vermelhos.
Uma das turmas. São das professoras Aline (Educação Física) e Dayane.
Agora os alunos das professoras Helena e Jaciara (Educação Física).
E a terceira turma das professoras Luciene, Thássya  e Jaciara, também professora desse grupo.
A chegada do Papai Noel agita a galera. A sua imagem remete àqueles sacos vermelhos lá na frente, debaixo da árvore.
Não é concurso de miss. São as professoras que vão ajudar o Papai Noel, o diretor da Escola...
... a distribuir os tão esperados sacos vermelhos. A "baianinha" foi uma das primeiras a receber.
Rafael idem.
Esses presentes foram oferecidos por padrinhos/madrinhas. As próprias professoras participam disso, de suas próprias bolsas, ou pedindo aos namorados/maridos,  familiares e amigos
Foram várias delas. Peguei essas duas como exemplo.
Mateus merece destaque. Esse garoto tem uma história de vida que não pode ser relatada aqui. Mas é um símbolo de superação. Aqui ganhando o seu presente...
... tomou a iniciativa de ir abraçar à sua madrinha professora Larissa, e falar que gostou muito do presente.
Isso a emocionou muito, também a Luciene e Betinha, como se vê na foto abaixo. Quando  Mateus chegou  na na Pedro Vicente, há 3 anos, sequer falava com a pessoas. Não interagia com ninguém, o que preocupava até mesmo o Juiz da Infância que o acompanhou durante a sua difícil vida em Muriaé. Hoje se socializa com os colegas e professoras, ajuda na organização das festas, principalmente na sonorização.
E educação liberta e transforma as pessoas. Que bom que temos uma equipe de educadores, aqui em Beli, que crê nisso! 
Esse choro é outra coisa. Maldade na hora da entrega dos presentes, que contou com a minha ajuda. Alguns sacos são escondidos e passam a ideia de que  alguns alunos vão ficar sem. Os exagerados chamam isso de bullying.  Contou  também com o apoio da madrinha Cleonice. Tudo bem! A garota dá umas voltas de cavalo, nada na cachoeira e lava uns chiqueiros, ordenha  umas vacas  e se cura desse trauma.
Pitoco também levou susto. O dele custou a aparecer. O moleque é levado. Vingança dos professores...
André teve Dr. Flávio Calais, de BH, como padrinho. Flávio está sempre ligado em Beli, para ajudar a comunidade. O irmão Dr. Dárcio também se ofereceu como padrinho. Uma outra pessoa daqui de perto também se ofereceu, e assim a Professora Larissa não precisou de seu presente nesse ano. Deixa pra 2014. Ela  me pediu para agradecê-lo. Comigo também aconteceu isso. Viajei e fui substituído.
É hora do almoço. Dr. Dárcio adora esse momento solene do blog. A comida da Escola é muito boa.
Vanilda e Lucimar foram as cozinheiras. Que chato! Não fotografei ambas de frente.
Eu sei que estou aqui a trabalho, mas também sou filho de Deus.


As mesas não comportam todos.  As professoras optam por comerem sentadas no chão. Afinal, a festa é dos alunos. Isso é desprendimento.
E o diretor José Antônio serve a sobremesa. Isso chama-se doação.
Parabéns EE Pedro Vicente de Freitas pelo belo trabalho de vocês.
Os organizadores pedem agradecer a todos os que doaram presentes para as crianças. Temos alguns nomes, além das funcionários da Escola.
Lá de Muriaé, o pessoal da Polícia Civil - DETRAN, e o pessoal da Delegacia AISP 150 (turma do Thierry). Esses dois grupos da Civil são sempre parceiros da Escola Estadual de Belisário.
Também agradecem lá em Muriaé ao Dr. Paulo, do Laboratório Santa Lúcia, Isabel, Jorge Luiz, Jorge Belloti, D. Maria, Luana, Karina, Ariane e Venarim. Também obrigado às técnicas da Superintendência Regional de Ensino, Maristela, Inspetora da Pedro Vicente, Ana Paula e Meire. Farmácia Balbino também colaborou e D. Nina Campos, que não sei porque não saiu nas fotos, já que também participou da festa, e deu vários presentes para serem colocados nos sacos.

Comentários

  1. ARGH! IRC! Carne, farofa e salada. Não há dieta que resista.
    Ontem tive que jantar duas vezes. No momento estou em dúvida se vou ao supermercado ou direto para o restaurante.
    Em sinal de protesto, vou ficar 10 horas sem abrir o EMBELISARIO.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ás professoras pelo trabalho sério e incansável, aos funcionários , doadores que ajudaram ´promover a alegria da criançada, ao site por honrar-nos na cobertura do evento e ao colega diretor pelo apoio. Enfim, obrigado a todos que acreditam que a educação liberta.
    Lenir Rodrigues - vice-diretora

    ResponderExcluir
  3. Fale sobre os presentes!!!!!

    ResponderExcluir
  4. É tão lindo ver a emoção e o carinho de todos. Espero ainda realizar um sonho meu, ser professora. Desde de criança, minhas brincadeiras eram de ser professora, tanto, que até hoje tenho um quadro que meu pai mandou fazer na epoca, para que eu pudesse brincar. Parabéns ao professores de diretores da E.E. Pedro Vicente de Freitas pelo lindo trabalho. E obrigada ao Cleber que sempre com seu carinho posta os eventos.

    ResponderExcluir
  5. E, olhe, Dárcio,
    Você perdeu um gostoso almoço. Acho que a carne era pernil trazeiro, não estava seco, bem temperado, uma delícia, E a salada variadíssima, tudo cultivado ali mesmo na Escola.
    Sr. Blogger: ainda que os fotógrafos não tenham notado a presença de minha "pessoinha", lá estou eu, bem atrás, de roupa preta (cabelo pintado de branco), com as professoras, aliás uma foto panorâmica que mostra bem como foi linda a festa, repare na. foto em que aparece em primeiro plano a mesa de almoço. Obrigada pela lembrança... beijos !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês