FORMATURA DO ENSINO MÉDIO DA EEPVF

Aconteceu na noite de sábado a formatura do ensino médio da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas. Conclusão de curso é uma festa muito alegre para todos os envolvidos. Concluintes, familiares, corpo docente, diretoria...
Muita elegância e beleza, mas temos um grande pedido nosso de desculpas. A nossa câmera foi passear conosco na Bahia e gostou tanto que ficou pra trás. Está chegando essa semana pelo Correio. Com isso perdemos muitas fotos tiradas com smartphone. Algumas que estão sendo postadas não estão legais. Mas não podemos deixar de relatar essa bela festa.
A entrada dos formandos, que não são muitos. Apenas 10.
A Escola está perdendo uma turminha muito legal. Tudo bem! Estão saindo "de boa" para a vida.
Professoras que moram em Muriaé subiram a serra mesmo à noite.
Professora Simone foi mestre de cerimônias.
A liturgia foi muito bem preparada, com leituras bíblicas muito próprias para o momento. Boa participação dos formandos nos diversos momentos.
E todas elas foram bem sintetizadas na reflexão do Frei Gilberto. Do texto de Isaias 35, lido por Rafaela, e que pode ser resumido em: “ O deserto e o lugar solitário se alegrarão e exultará e florescerá como a rosa. Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá e vos salvará. Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais  e deles fugirá a tristeza e o gemido", Frei advertiu que, principalmente com a proximidade do Natal,  os corações devem estar cheios de alegria,  sendo esta a marca do cristão. Que esse é o  tempo de fortalecimento de  esperança, confiados nas palavras do profeta Isaias de que um novo tempo virá.
Mas que esse futuro somente será alcançado  se for construído por cada um, individualmente e, de forma comunitária, por todos, sem que fiquemos sempre na expectativa de que poderosos e políticos virão resolver os nossos problemas. As bases sim, serão capazes de fazê-lo.
Adverte aos formandos que eles não podem se contentar com o ensino médio. Devem  prosseguir na formação acadêmica. Que não esperem que um prefeito  venha fornecer transporte para isso, mas que cada um busque a melhor solução. Que tudo pode ser melhor, dependendo dos esforços individuais que se somam no coletivo.
Vamos à entrada dos formandos.
Karla Patrícia é linda. A câmera não a ajudou em nada.
Mais uma foto que não ficou legal. Carol também é linda
Da esq para a dir, as professoras  homenageadas pela turma: Luciene, Graziela e Andreia. Marcilene foi a paraninfa e Gilcéa foi a patrona. Todas ao lado do diretor, Professor José Antônio ...
... na foto abaixo, ao lado da vice, Professora Lenir.
E teve juramento, conduzido por Fabrício. Garoto de ouro esse!
Os certificados são entregues pelo diretor.
Todos têm direito a foto com as professoras homenageadas
Jackson foi o orador da turma. Arrasou em suas palavras.
A professora Marcilene faz o seu pronunciamento, como paraninfa. Ela foi professora de vários formandos, ainda na creche.
Da mesma forma a professora Gilcéa falou de forma carinhosa aos seus alunos. A foto também não ficou legal. Desculpas, professora.
Carolina chamou à frente todos os professores presentes, inclusive os aposentados, e lhes fez uma homenagem.
Atrevidamente pediu que eles agora ouvissem, pois já falaram muito durante os anos. Destacou que cada um deles deixou um pedaço de si mesmos com os formandos, ensinando-lhes também a vida. Gilcéa fez isso com suas mensagens subliminares. Daniel provou que para ser professor de matemática basta ser doido...

Luciene, a "Lufofona", é muito querida. Daniela deixou marcado o seu sonho de ser capa de revista. Andréa foi a melhor professora de Educação Física. Sempre foi uma "manteiga derretida", pela sua sensibilidade. Márcio irritava a turma porque nunca chegava atrasado.  Ivana sempre foi parceira e só Deus sabe há quanto tempo ela faz 33 anos.

Carolina lembrou ainda que Graziela é muito querida e seus cintos e jaquetas sempre foram muito desejáveis. Simone é admirada pela sua paciência e e apoio na organização das festas escolares. Será que esqueci de alguém?
Encerrada a missa houve um jantar para os familiares na Escola Estadual. Na entrada fotos que marcaram momentos importantes dos formandos.
Estava  chique a ornamentação.
Com uma câmera vagabunda ali ainda foi mais difícil fotografar.
Um noite cheia. Nós também curtimos. Olha a prova ai, na foto catada do face de pró Thássya!

Comentários

  1. Quem conhecia o Belisário da década de '60 jamais poderia antever tanto progresso, tanta animação e tanta elegância. Ver tanta gente bonita não me surpreende porque Belisário sempre foi terra de mulher bonita.

    ResponderExcluir
  2. Sossega, "fósforo riscado" !
    Ainda falta mostrar a formatura de Bianca Inácio Toscano, na Faculdade Sta. Marcelina, Muriaé, em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Foi ontem, também. Nossa Bianca sempre linda é também fera nos estudos. Entre mais de vinte formandos rapazes, era uma das seis moças que enfrentaram o difícil curso e novedoso entre nós. E tem mais: Bianca pretende fazer pós graduação.

    ResponderExcluir
  3. Linda pregação, linda festa e maravilhosa cobertura. Valeu senhor Cléber, pelas dicas amigas, que nos dá .Parabéns aos formandos, alunos críticos e que vão deixar saudades, ficam as boas lembranças e a torcida de continuidade dos estudos Parabéns aos familiares e ao Diretor José Antônio, pela dedicação. Em tempo,achei linda a última foto, muito romântica e lindo casal!
    Lenir Rodrigues, Vice-Diretora
    Lenir Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Cléber e Mirian,
    Graças aos milagres de vocês, tivemos uma ótima cobertura da Formatura de nosso EM, da EEPVF. É tão bom ver
    nossos jovens já triunfando na vida, numa Escola tão boa como a nossa. Não se preocupem, as fotos estão ótimas.
    Vocês estão prestando um grande bem à memória de Belisário registrando a cada dia o que acontece aqui. É bom para
    nós e para os milhares de internautas de fora, ligados no embelisariomg.blogspot.com. Gratíssimos !!!
    PARABÉNS aos formandos e que continuem estudando, custe o que custar, pois vale a pena. Colherão frutos incríveis
    mais adiante - o melhor deles a felicidade pessoal. Abraços, Nina

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês